Buscar

DISCURSIVA Política do Desenvolvimento Econômico e Processo Legislativo - Jul 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O colegiado que reúne todos os membros de um órgão legislativo denomina-se plenário. Esse é o principal órgão deliberativo da casa legislativa, em cujas sessões são tomadas as decisões mais importantes. Assim, o PLENÁRIO, ao adquirir o caráter de órgão judicial, tem poderes de tomar decisões no que se refere a determinados crimes.
Qual é essa decisão e em qual tipo de crime ela deve ser aplicada?
Nota: 20.0
	O plenário tem poder de cassar os mandatos dos membros do Legislativo e do Executivo por crimes de responsabilidade.
Comentário: BERNARDI, Jorge. O processo legislativo Brasileiro. Curitiba, IBPEX, 2011, p. 338.
Resposta:A decisão ocorre nos processos de cassação de mandatos dos membros dos poderes Legislativo e Executivo em decorrência de Crime de Responsabilidade.
Questão 2/5
“Em relação as APLs de acordo com Breschi & Malerba (2001: 819-820), há: (1) aprendizado por meio de operação em redes e de interações, incluindo relações usuário-produtor, colaboração formal e informal, mobilidade interfirma de trabalhadores especializados e spin-offs de novas empresas a partir das firmas existentes, das universidades e dos centros de pesquisa; (2) profunda imersão das firmas locais em uma densa rede de troca de conhecimentos, baseada em interações sociais próximas e facilitada por normas, convenções e códigos partilhados, além de instituições que constroem confiança e estimulam relações informais entre os atores no processo de aprendizado coletivo; (3) disponibilidade de um conjunto de recursos de uso comum, tais como universidades, centros de pesquisa, centros de tecnologia e um conjunto de trabalhadores especializados, que ajudam a reduzir custos e incertezas associadas às atividades inovativas.” (SUZIGAN, Wilson Relatório consolidado identificação, mapeamento e caracterização estrutural de arranjos produtivos locais no Brasil Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA Diretoria de Estudos Setoriais - DISET .Disponível em: http://observatoriosdoceara.org/public/codemin/ckfinder/userfiles/files/Suzigan%20-%20Identifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20mapeamento%20de%20APLs(1).pdf. Acesso 03-06-2015.)
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina. O que caracteriza uma região com APLs?
Nota: 20.0
	O aluno deve destacar que a simples concentração de empresas de uma atividade em uma região não faz dela um APL. Um dos pontos essenciais para o sucesso dos APLs é a aproximação de diferentes complementares, não de iguais
Texto do livro: A convergência se encontra no fato de que os APLs não se restringem ao agrupamento de empresas geograficamente próxima. Eles apenas se constituem quando há claras interdependências entre essas empresas – normalmente fomentadas por instituições públicas, com o apoio de instituições científicas e acadêmicas.
Referência: ULTRAMARI, Clovis; DUARTE, Fábio. Desenvolvimento Local e Regional. Curitiba: Intersaberes, 1ª ed., 2012, capítulo 3.
Resposta:Uma região com APLs é caracterizada pela organização de iniciativas privadas e públicas que visam unir empresas ou empreendedores individuais com interesses comerciais em comum formando uma rede ou cadeia
Questão 3/5
Sabe-se que, a despeito da discussão teórica a respeito das reais capacidades de o nível local mudar realidade, na prática tem-se assistido a iniciativas diversas, concretas, singulares e com resultados comprovados. Há exemplos significativos de prefeituras que implantaram programas voltados às áreas de geração de renda, com a valorização do produtor rural, como também, ao crescimento do turismo, entre outras. Porém, alguns governos se mostraram mais ousados em seus projetos de desenvolvimento local, entre estes pode-se citar os chamados bancos do povo.
De acordo com os estudos realizados e a leitura do capítulo I da obra desta disciplina, responda: Qual é a definição dos chamados bancos do povo?
Nota: 20.0
	São bancos que concedem empréstimos sem necessidade de comprovação de rendimento ou qualquer outra formalidade.
Gabarito: ULTRAMARI, Clovis; DUARTE, Fábio. Desenvolvimento Local e Regional. Curitiba: Intersaberes, 1ª Ed. 2012, p. 28.
Resposta:São instituições sem fins lucrativos que fomentam a criação de programas de desenvolvimento regional, visando incentivar a geração de emprego e renda à população desassistida, possibilitando o acesso destes pequenos empreendedores ao crédito, para assim, potencializar o crescimento das cadeias produtivas locais.
Questão 4/5
Após a deliberação a respeito do projeto ou proposição de emenda constitucional, ou ainda, de lei orgânica distrital ou municipal para saber se a mesma se tornará ou não uma norma jurídica, chega-se à fase conclusiva do processo legislativo. Essa fase é constituída de elementos essenciais, estabelecidos na CF/ 1988. O veto é um desses elementos do processo legislativo.
Explique o que é “VETO” no processo legislativo?
Nota: 20.0
	“é o processo de discordância dos projetos de lei aprovados pelo legislativo”.
Comentário: BERNARDI, Jorge. O processo legislativo Brasileiro. Curitiba, IBPEX, 2011, p. 423.
Resposta:Veto é a manifestação discordante do chefe do Poder Executivo que impede que um projeto de lei se transforme em lei.
Questão 5/5
A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADIN por Omissão ou ADIN Supridora de Omissão) é um mecanismo de controle de constitucionalidade concentrado, que visa combater a inércia do legislador que se tornou omisso por deixar de criar lei necessária à eficácia e à aplicabilidade das normas constitucionais, em especial quando a Constituição estabelece a criação de uma lei regulamentadora.
Quando ocorre a INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO?
Nota: 20.0
	Ocorre quando não há uma norma legal ou, ela existindo, não é aplicada ou se impede, por qualquer razão, que seja exercido um direito previsto na Constituição.
Comentário: BERNARDI, Jorge. O processo legislativo Brasileiro. Curitiba, IBPEX, 2011, p.447.
Resposta:A Inconstitucionalidade por Omissão ocorre quando alguns atos administrativos e/ou administrativos exigidos pela constituição deixam de ser praticados, comprometendo, assim, a aplicação plena e eficaz da norma constitucional.
Conheça o novo AVA

Outros materiais