Buscar

AD1 de EPO - 2013.2

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1
Período - 2013/2º
Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais
Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc
Data final para o envio: até 25/08/2013
Aluno (a): ....................................................................................................................................................................
Pólo: .............................................................................................................................................................................
ATENÇÃO:
A AD1, depois de respondida, deve ser enviada em arquivo formato DOC ou PDF através de “Atividades” do menu “Ferramentas”. Não será permitido o envio através de qualquer outra forma.
Fique atento(a) à data final para o envio (25/08/2013). Não será aceito o envio após esta data. 
Boa prova!
1ª Questão: (4,0 pontos)
A empresa fictícia ALFA possui as unidades a seguir:
1. Diretor
2. Seção de Gráfica
3. Seção de Recrutamento e Seleção
4. Seção de Portaria e Zeladoria
5. Assessoria de Informação e Gestão Organizacional
6. Conselho Consultivo
7. Gabinete do Diretor (com autoridade hierárquica sobre várias unidades)
8. Seção de Marcenaria
9. Divisão de Serviços e Material
10. Seção de Treinamento
11. Divisão de Finanças
12. Seção de Despesa
13. Seção de Orçamento e Custos
14. Seção de Planejamento Estratégico
15. Seção de Material
16. Divisão de Recursos Humanos
17. Seção de Manutenção de Imóveis e Instalações
18. Grupo de Estudos Administrativos (unidade provisória de assistência ao diretor)
19. Assessoria Financeira (com autoridade funcional sobre a Divisão de Finanças)
20. Setor de Treinamento Feminino
21. Setor de Treinamento Masculino
Considerando estes dados, elabore o organograma clássico ou vertical da empresa ALFA.
2ª Questão: (1,5 ponto)
Toda empresa apresenta dois tipos de organização: a formal e a informal.
Neste contexto, responda:
a) Por que a organização informal é tão importante dentro da estrutura de uma empresa?
b) Quais são as características da autoridade na organização informal?
c) Quais são as origens da organização informal em uma empresa? 
3ª Questão: (1,5 ponto)
Delegação pode ser definida como a atribuição a outra pessoa da autoridade formal e da responsabilidade por realizar atividades específicas. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização. Todos os gerentes devem decidir que trabalho eles mesmos devem fazer e que trabalho deve ser feito por outros.
Neste contexto responda:
a) Quais são os passos envolvidos no processo de delegação?
b) Quando feita adequadamente, a delegação leva ao empowerment. Pesquise nos livros ou na Internet uma definição para empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa.
c) Pesquise nos livros ou na Internet quais são os benefícios da utilização do empowerment. Cite a fonte de sua pesquisa.
4ª Questão: (3,0 pontos)
Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas:
a) A --------------------------------------------------- é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional.
b) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas.
c) Na ---------------------------------------------------, dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo.
d) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é facilitar a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal, que é o produto ou serviço.
 
e) Na ---------------------------------------------------, as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de início e término.
 f) A --------------------------------------------------- é altamente eficaz para empresas de larga escala, cujas atividades estejam geograficamente dispersas.
g) A --------------------------------------------------- consiste no agrupamento de atividades de acordo com as etapas de um processo, considerando a maneira pela qual os trabalhos são realizados.
h) Uma das vantagens da --------------------------------------------------- é assegurar reconhecimento e atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos e classes de clientes.
�PAGE �
�PAGE �1�

Continue navegando