Buscar

PERGUNTA e Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 
Políticas públicas são:
	
	A.
	Um conjunto de ações permanentes que asseguraram e ampliaram direitos civis, econômicos, sociais e e coletivos de todos, que devem ser amparados em lei, de responsabilidade do Estado
	
	B.
	Prevenir, ofertando todos os aparatos necessários para mobilização social
	
	C.
	Capacitação de recursos humanos
	
	D.
	Ampliação da cobertura da assistência em reabilitação
	
	E.
	Caráter docente e assistencial, vinculados aos centros universitários ou formadores de recursos humanos
1 . Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. Cabe ao SUS fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
 ( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA.
2 As entidades governamentais de atendimento ao idoso podem sofrer as seguintes penalidades, exceto: a) Afastamento provisório de seus dirigentes;
 b) Fechamento de unidade ou interdição de programa; 
c) Multa; 
d) Advertência; 
e) Afastamento definitivo de seus dirigentes.
3 Complete a lacuna. Deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execução de ordem judicial expedida nas ações em que for parte ou interveniente o idoso é crime cuja pena é a detenção de ........................................... e multa.
 ( ) 6 (seis) meses a 1 (um) ano
 ( ) 1 (um) ano a 3 (três) anos 
( ) 1 (um) ano a 4 (quatro) anos
4 Analise o texto abaixo, conforme descrito no artigo 34 do Estatuto do Idoso. Aos idosos, a partir de .................... anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família é assegurado o benefício ................... de ................. salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
a) 60 ; mensal ; meio
 b) 60 ; mensal ; um 
c) 65 ; mensal ; meio 
d) 65 ; mensal ; um 
e) 65 ; bimestral ; um
5 Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. O Poder Público deve criar a universidade aberta para pessoas idosas e publicar livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, facilitando a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.
( ) FALSA. ( ) VERDADEIRA.
6 Analise a veracidade das afirmativas a seguir.
É obrigação exclusiva da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.
 II. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 
III. O direito à liberdade compreende exclusivamente a faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários; opinião e expressão; prática de esportes e de diversões e participação na vida familiar e comunitária. 
IV. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.
Está (ao) correta (s): a) I, II e III b) I e III c) II e III d) I, II, III e IV e) II e IV
7. Marque (V), se a assertiva for verdadeira, ou (F), se a assertiva for falsa. No caso de entidades filantrópicas, ou casa-lar, é obrigatória a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade. ( ) FALSA . ( ) VERDADEIRA.
8 Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos, exceto: 
a) Ministério Público
 b) Conselho Municipal do Idoso 
c) Entidades de atendimento 
d) Autoridade policial 
e) Conselho Estadual do Idoso
9. Complete a lacuna. Decorridos ....................................... do trânsito em julgado da sentença condenatória favorável ao idoso sem que o autor lhe promova a execução, deverá fazê-lo o Ministério Público, facultada, igual iniciativa aos demais legitimados, como assistentes ou assumindo o polo ativo, em caso de inércia desse órgão. 
( ) 30 (trinta) dias
( ) 45 (quarenta e cinco) dias 
( ) 60 (sessenta) dias
10. Analise a veracidade das afirmativas a seguir:
 I. O Poder Público criará e estimulará programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 6 (seis) meses, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. 
II. O Dia Mundial do Trabalho, 1º de Maio, é a data-base dos aposentados e pensionistas. 
III. Toda instituição dedicada ao atendimento ao idoso fica obrigada a manter identificação externa visível, sob pena de interdição, além de atender toda a legislação pertinente. 
Está (ao) correta (s): a) I, II e III b) I e III c) II e III 
 d) II, apenas e) III, apenas

Outros materiais