Buscar

Cidade Industrial - TONY GARNIER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIP- Universidade Paulista
Arquitetura e Urbanismo
THAU- IV 
Tony Garnier e a Cidade Industrial
Alunos:	Ana Carolina Brito
Gabriela Rebouças
Rebeca Passos
Sirlei dos Santos
Willian Carlos
*
*
Contexto Histórico
*
*
Cidade Industrial
Arquiteto e Urbanista Francês
Socialista
Visionário
Solução para o problema de habitação social
Bolsa na escola de Belas Artes em Paris
Comportamento não condizente com o da época
Tony Garnier, 1869-1948
*
*
Cidade Industrial
Trabalho Publicado em 2 volumes 164 pranchas
Cidade Socialista, sem muros ou propriedade privada;
Plano linear : separação das áreas de função específica;
Água, luz e esgoto: responsabilidade pública
Cidade de Lyon, terceira da França;
Idealizou: População de 35.000 habitantes
Precursor da Carta de Atenas
*
*
‘
*
*
Escola Profissional
Hospital
Fábrica
Fábrica
*
*
Quatro casas particulares
Casa
Zona Residencial
*
*
Rua
Teatro
Pátio das Palmeiras
*
*
Edifício da Administração
Sob o Alpendre
Estação de caminho de ferro
*
*
Referências Bibliográficas
BENEVOLO, Leonardo, 1923 – A Arquitetura do Novo Milênio – São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
BENEVOLO, Leonardo, 1981 – As origens da urbanística moderna.
CHOAY, Françoise. O Urbanismo. Editora Perspectiva, São Paulo, 1979.
FIFIAPG. Tony Garnier e seu conceito sobre arquitetura, junho, 2011. Disponível em <tonygarnier.blogspot.com.br> Acesso em 10 de setembro de 2015
“A arquitetura antiga é um erro. Só a verdade pode ser bela. Em arquitetura, a verdade é o resultado de cálculos feitos para satisfazer necessidades de materiais conhecidos.” 
Tony Garnier
*
Rápido e Significativo desenvolvimento
Problemas de migração com o crescimento sem planejamento. 
Surge modelos de urbanização utopistas.
*
Cresceu em um dos melhores bairros operários de Lyon.
O comportamento de Garnier não era condizente com o da época
*
Teve seu trabalho publicado em dois volumes com 164 pranchas, em 1917.
Cidade Socialista sem muros ou propriedade privada;
Onde todas as áreas não construídas eram parques públicos
Plano linear : separação das áreas de função específica;
Garnier confronta a nítida divisão da cidade em áreas de função específica, em 4 funções: Trabalho, Habitação, Saúde e Lazer. 
Uso do concreto Armado
“Uma cidade Industrial tem como princípio diretores a análise e a separação das funções urbanas, a exaltação dos espaços verdes que desempenham o papel de elementos isoladores, a utilização sistemática dos materiais novos(CA)” CHOAY
Água, Luz e esgoto, responsabilidade pública
Como também a rede viária, o transporte, definição do uso do solo, loteamento abastecimento, saúde e lixo.
Cidade de Lyon, terceira da França;
Idealizou: População de 35.000 habitantes
 Garnier idealizou a cidade com uma população de 35.000 habitantes, considerando que uma cidade menor não teria os problemas que ele gostaria de abordar , e uma cidade maior seria impossível de manusear da forma por ele desejada.
*
1- Cidade Antiga
2- Estação Central
3- Bairros Residenciais
4- Centro
5- Escolas primárias
6- Escolas Profissionais
7- Hospital
8- Estação 
9- Zona Industrial
10- Estação Industrial
11- Cemitério
12- Matadouro
13- Estação Hidroelétrica 
A cidade foi construída com base numa grelha de estradas perpendiculares e paralelas, imaginada em torno de uma via principal. Tem sua origem na praça da estação ferroviária, e as vias foram distribuídas no sentido leste-oeste de 13 a 19 metros. Todos os principais prédios estariam concentrados no distrito central e seriam agrupados por funções: a. serviços, b. museus, c. esportes e lazer. Os prédios de serviços administrativos, locais de encontro e os museus estariam situados em parques e em uma rua principal. As escolas primárias seriam distribuídas ao longo do setor residencial. As partes vegetativas entre as casas funcionam de livre acesso aos pedestres. O tráfego de veículos é vinculado à via principal no sentido leste-oeste partindo da estação da estrada de ferro. No projeto só o simples, o prático e o verdadeiro são aceitos como belo.
*
A fábrica está localizada na planície, perto de um rio. A estrada de ferro passa entre a fabrica e a cidade, que está em um planalto, e ainda mais acima estão os estabelecimentos sanitários. “Cada um desses elementos principais (fábrica, cidade e estabelecimentos para enfermos) está isolado de modo que se possa dispor de superfície livre em caso de necessidade, o que permitiu que continuassem com o estudo até um ponto de vista mais geral” (COHAY)
*
Nas residências, os dormitórios deveriam ter pelo menos uma janela grande orientada para o sul, para entrada dos raios solares, os pátios, sem iluminação e ventilação natural, são proibidos, as paredes internas das casas e o chão são de materiais lisos e formam ângulos arredondados. Os terrenos para a construção das casas os bairros residenciais, são inicialmente dividido em 150 metros no sentido leste-oeste e de 30 metros no sentido norte-sul, dividindo em lotes de 15 por 15 metros, sempre com um lado voltado para a rua, podendo cada habitação ocupar quantos lotes forem necessários, contando que a superfície construída não ultrapasse a metade da superfície total do terreno, com o restante é feito um jardim publico que será utilizado pelos pedestres. “ queremos dizer que cada construção deve deixar, na parte não construída de seu lote, uma passagem livre que vai da rua à construção situada atrás. Essa disposição permite que se atravesse a cidade em qualquer sentido, sem ser preciso passar pelas ruas; o solo da cidade, visto que em conjunto, é como um grande parque, sem nenhum muro divisório limitando os terrenos” (CHOAY, 1979, pág. 165)
*
No centro da cidade há um amplo espaço para os estabelecimentos públicos, que formam três grupos, I, II e III, que são respectivamente, um de serviços administrativos e sala de assembléia, outro de coleções e um terceiro de estabelecimentos esportivos e espetáculos, os grupo II e III ficam em um parque limitado ao norte pela rua principal e o grupo I ao sul, limitado por um terraço ajardinado. O grupo I é formado por salas para ouvir o que ocorrem nas seções parlamentares, para conferências, reuniões para sindicatos e grupos diversos. Todas estas salas têm acesso através de um grande pórtico que forma uma galeria coberta, no centro da cidade, onde se pode circular dentro e serve de abrigo para dia de chuvas, ao sul do pórtico tem uma torre com um relógio, que é visível pela cidade toda, indicando o ponto central da cidade, para os setores administrativos, como cartório, tribunal de justiça, escritórios, laboratórios de análises, arquivos administrativos, serviços de organização do trabalho, hotéis, restaurantes, etc, são distribuídos em prédios e mais ao sul, na rua principal ficam o correio, telégrafos e telefones. O grupo II corresponde às coleções históricas: arqueológica, artísticas, industrial o comercial. O grupo III possui a sala de espetáculo, apresentação ao ar livre, ginásios, casa de banhos, quadras, pistas. As escolas primárias ficam espalhadas pelos bairros, na extremidade nordeste ficam as escolas secundarias, com cursos de administração e comercio, para jovens de 14 a 20 anos, possuem também as escolas profissionais artísticas, com arquitetura, pintura, roupa, ferro fundido etc e as profissionais industriais, com cursos de industria metalúrgica e preparação de seda.
*
Os estabelecimentos sanitários, como hospital, setor helioterápico, setor de doenças contagiosas, inválidos, ficam situados na montanha, ao norte, protegidos dos ventos frios.O bairro para o estação é reservada para habitações comunitárias como hotéis, grandes lojas, na praça em frente tem um mercado ao ar livre. Ela fica no cruzamento de grandes avenidas que vem da cidade com as ruas que levam à cidade velha, a fabrica fica à oeste e o comercio ao leste. Conta com serviço público ao nível da rua, e as linhas de trem
ficam no subsolo, também possua uma grande torre com relógio. A estrada de ferro de longo percurso deve ser completamente reta, para os trem poderem atingir altas velocidades. A administração cuida dos serviços de esgoto, lixo, água, fornecimento de energia, matadouros, serviços de fabricação de farinha e pão, armazéns de produtos farmacêuticos e lácteos.
*
“ A proposta de Garnier previa claramente a separação das diferentes funções da cidade: trabalho, habitação, tráfego e recreação. Garnier alocava cada uma dessas funções num espaço próprio, de modo que uma futura expansão de qualquer uma delas não implicasse a alteração das outras. Seus longos blocos residenciais, com suas áreas verdes, eram planejados de modo a formar unidades de vizinhança, com suas próprias escolas e todos os equipamentos necessários. Os projetos para cada edifício, que compreendem todos os detalhes construtivos e estudos para disposição de moveis, com frequência antecipam futuros desenvolvimentos de maneira surpreendente. O principal material de Garnier, o concreto armado, era empregado para cegar a novas soluções para suas escolas, estações ferroviárias, sanatórios e residências.” (GIEDION, 2004, pág. 816)Atribui á cidade uma importância média de cerca de 35000 habitantes, “(...)a dimensão do assentamento é fixado em 35.000 habitantes, mas Garnier, ao contrário de Howard, não insiste sobre o número de seu encerrada -tipo cidade, e considera possível a sua gradual e planejada acreção.” (SICA, 1982, pág. 58)Parte do projeto foi posteriormente realizado em Lyon, onde construiu hospitais, estábulos, estádios e um bairro residencial.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais