Buscar

Casa das Canoas Oscar Niemeyer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casa das Canoas Oscar Niemeyer
Estrada das Canoas, Nº 2310 São Conrado,
Rio de Janeiro - Brasil
FACULDADE FAMA 
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Introdução ao Projeto de Arquitetura 
Professora: Andreia Jane
Aynara Moura
Fernanda Carvalho
Anna Luiza Monteles
São Luís – MA
10/10/2014
sumário
Introdução
Casa das Canoas
2.1 Estudo da Forma
2.2 Planta Baixa, Corte, Fachada
2.3 Partido Arquitetônico
2.4 Fluxograma
Conclusão
introdução
O arquiteto mais famoso do Brasil foi um mestre em desenhar curvas no concreto armado e levou poesia á paisagem das grandes cidades a partir da década de 1930.
A casa das canoas é a terceira casa residencial que Niemeyer construiu para si próprio, que se diferencia pelas curvas sensuais e pelo uso do concreto, que é uma característica brasileira.
2. Casa das Canoas
Projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia, é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte.
2.1 estudo da forma
A construção, completamente integrada à floresta, está em lote inclinado que acompanha, em um dos lados, a subida da estrada onde em seu ponto mais alto está um discreto portão para carros. 
5
Originou um trajeto em declive de aproximadamente 8 m que propicia uma visão ampla da casa, rocha, piscina, floresta e, centenas de metros abaixo, ao longe, da linha do horizonte separando o mar do céu.
A inclinação é suficientemente suave para não ser necessário manter os olhos no caminho. Niemeyer, fez ali uma pequena e pouca utilizada entrada para pedestres e situar o acesso principal no ponto mais alto da propriedade, logo depois de acentuada curva da estrada. 
2.2 Planta baixa, corte, fachada
pavimento inferior
Pavimento de acesso
Cobertura
A sinuosidade da laje é recuperada aos nossos olhos quando, abaixo dela, ao entrar na casa, cruzamos os limites dos espaços que ela protege do tempo.
2.3 Partido arquitetônico
Nos anos 50, Niemeyer queria erguer a sua própria casa. O arquiteto, escolheu a região de São Conrado, no Rio de Janeiro, repleta de vegetação natural e com o terreno completamente irregular, como o lugar ideal para fixar residência e construir um projeto pessoal. Nascia assim a casa da Canoas.
16
A terceira casa que Oscar Niemeyer construiu para si próprio, em 1953, dentro da Floresta da Tijuca, chega a nossos dias com a beleza e o interesse intocados. O arquiteto inovou na solução da arquitetura das casas de vidro, intercalando a natureza e nos adequados sensos de escala e implantação no terreno.
17
Nesse projeto Niemeyer adotou princípios do modernismo e os complementou com outros da arquitetura orgânica. Um deles era respeitar o entorno e, por isso, a casa se adapta ao terreno e não o contrário.
Impossível não perceber a grande pedra que aflora diante piscina da casa, que estava lá muito antes da casa ser construída e que foi envolvida pelo projeto tornando-se parte dele.
Pedra integrada na arquitetura da casa, aparece dentro e fora da construção trazendo a natureza literalmente para dentro de casa.
A flexibilidade de projeto exigida por Niemeyer foi conseguida em parte graças ao uso da cobertura plana. A laje plana de concreto segue um desenho orgânico que lembra elementos da natureza como as formas de um lago ou curvas de nível de um terreno acidentado.
A casa de Niemeyer se distingue pelas curvas sensuais e pelo uso do concreto, uma característica da arquitetura brasileira. A valorização da natureza, as áreas abertas e o uso do vidro para integrar o ambiente externo ao interno são pontos chaves desse projeto.
O estilo modernista de Niemeyer está presente em todos os detalhes da obra: concreto armado, lajes suspensas sobre pilares esguios, grandes áreas envidraçadas, despojamento, ausência de elementos decorativos, curvas orgânicas, valorização dos espaços amplos, mobília minimalista e esculturas para valorizar o projeto.
1º PAVIMENTO
Área Externa
S. de Estar
S. de Jantar
Banheiro
Cozinha
Área Externa 2
2º PAVIMENTO
S. Intima
Casa de Banho
Dormitório 
Dormitório 2
Banho
Dormitório 3
Dormitório 4
2.4 fluxograma
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Obra: Casa das Canoas 
Ano: 1954
Local: Estrada das Canoas, São Corcovado
Rio de Janeiro, Brasil
Área construída: 208,3 m²
Tipo de Projeto: Residencial
Status: Construído
Materiais: Concreto e Vidro
Estruturas: Concreto
Implantação no Terreno: Isolada
“Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensiva da linha reta.”
3. conclusão
Enfim, o arquiteto projetou sua própria residência com total liberdade, não mexendo assim na vegetação e muito menos no desnível do terreno.
Ao prever uma área de sombra no entorno da casa, Niemeyer conseguiu envidraçar toda casa e deixa-la o mais transparente possível em meio a vegetação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais