Buscar

Intercambio Gasoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Intercambio Gasoso – Capítulo 4 - Biofísica
Teoria dos Gases Perfeitos
Um gás ideal é constituído de partículas extremamente pequenas (suas moléculas), que estão em um contínuo e independente movimento aleatório. As partículas tem volume desprezível, não apresentam qualquer atração entre si e são completamente elásticas, não perdendo energia durante a colisão. Quando essas moléculas colidem geram pressão.
Propriedades:
Um gás difere da matéria no estado líquido ou solido por não possui um volume intrínseco, isto é, ele ocupa completamente qualquer espaço fechado no qual é introduzido.
Leis dos Gases Ideais
Lei de Boyle:
“O volume de uma dada massa de gás é inversamente proporcional a pressão exercida sobre ela em temperatura constante”, basicamente, quanto maior a pressão menor o volume em temperatura constante.
Lei de Charles:
“O volume de uma dada massa de gás é diretamente proporcional a temperatura, sob pressão constante”, basicamente, quanto maior a temperatura mais o gás expande e ocupando um volume maior.
Lei de Avogrado:
“Volumes iguais de todos os gases ideais, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contem o mesmo numero de moléculas.”, basicamente, quanto tudo é igual, tudo É igual.
Lei de Dalton:
“A pressão total de uma mistura gasosa é igual a soma das pressões parciais dos gases que a constituem”, basicamente, tudo deve ser somado.
Lei de Grahan:
“A velocidade de difusão é inversamente proporcional a raiz quadrada de sua densidade”, basicamente, quanto maior a raiz quadrada da densidade menor a velocidade de difusão, pois demora mais para alcançar a homogeneidade. Assim coo, a densidade de um gás é diretamente proporcional ao seu peso molecular.
Lei de Henry
“A massa de qualquer gás que se dissolve em determinado volume de liquido é diretamente proporcional a pressão do gás, em temperatura constante”, basicamente, quanto maior a pressão do gás mais dissolvido ele fica pois a mais “força” para obrigar ele a se misturar, caso contrário ele faz bolha e vai embora.
Equação Geral: P1V1/T1 = P2V2/T2
Equação de Clapeyron: PV=NRT
OBS:
Efusão é a passagem das partículas de um gás através de pequenos orifícios.
Pressão parcial de um gás é a contribuição da pressão de um gás na pressão total na mistura

Outros materiais