Buscar

Memorial de Formação

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	AS MEMORIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.	�
52	AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA	�
63	AS IDEIAS QUE VOCÊ POSSUI SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É A PEDAGOGIA	�
74	CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
As Memorias de sua Infância e das Experiências Vivenciadas na Escola.
Os fatos importantes da vida escolar e o desenvolvimento e aprendizagem
Quando me recordo dos tempos de infância sempre me vem à lembrança do primeiro dia de aula. As experiências deste dia foram essenciais para o resto da minha vida não somente escolar, O memorial, a que me reporto a seguir, é instrumento. No momento inicial em que o trabalho foi proposto. Na escola eu tive esse privilégio, uma professora maravilhosa, que ainda hoje, por ela, tenho um carinho todo especial: ela era doce, meiga, sempre valorizava as atividades, mesmo quando não estavam de acordo com o solicitado e procurava sempre mostrar o caminho certo ao invés de punir.
Reconstituindo a história da escola onde estudei grande parte da minha infância me deparei com vários fatos curiosos e dignos de memória.
Atividades comemorativas e festivas da comunidade, sendo figurantes de teatros, jograis, e participando da liturgia e cantos da missa. Os professores sempre faziam elogios a meu respeito para minha mãe. Foi nessa fase que comecei a entender que um professor não precisa ser prepotente e autoritário para ter autoridade e ser respeitado em sala de aula, que nem todo o professor “bonzinho” é um ótimo professor e que um bom exemplo faz toda a diferença para a educação do aluno.
A entrada na escola significava, a partir de então, uma nova configuração de um tempo de vida. É a vida regulada por horários, como a hora de chegar à escola, hora do recreio, hora das férias; as permissões para poder sair da sala, para poder beber água, para ir ao banheiro; a obediência requerida por um estranho – o professor – a convivência com crianças da mesma idade; o afastamento, durante algumas horas do dia, da família; o uso de uniforme; as avaliações periódicas etc. A aprender também que existe um mundo social fora do lar e onde apenas mais uma deveria se submeter às mesmas regras de disciplina. Utilização de métodos que favoreçam a relação dos conteúdos com os interesses dos alunos. Avaliação: Preocupação com a superação do senso-comum para obtenção da consciência crítica. Um tempo para ir às aulas e depois, ao terminar as tarefas, outro tempo disponível para brincar. 
A infância é uma fase do nosso desenvolvimento pessoal, onde se encontra as melhores qualidades humanas uma importante função sobre o desenvolvimento da criança. Assim, não é errôneo afirmar que a formação avaliação de como os propósitos e os motivos do professor influenciam na realização da ação educacionais.
A professora nos desafiava em ouvir, falar, escrever, se portar; trocas experiências, com respeito, amor, compaixão, solidariedade e responsabilidade. Sendo dignas de boa a nossa evolução plena, honesta e bem mais feliz. A sala de aula tornava –se existencial que compõe, com outras dimensões da vida, um espaço de constituição/formação. Questionários, a construção de propósitos e razões das professoras para agir, que comumente derivam da incorporação dos discursos institucionais. Por outro lado, enfoca a ação didática e envolve a observação em sala de aula fornecendo acesso à estrutura real do acontecimento educacional. 
Valorizando a atenção, participação, motivação, respeito às normas de relação com os colegas, interesse pelos assuntos dados em sala de aula.
Todos os comportamentos concernentes com os objetivos da educação. Na infância, na escola sempre fui muito tranquila, nunca tive grandes dificuldades com os estudos e minhas notas sempre foram boas. Na sala de aula me comportava e no recreio brincava muito. Avaliação do Desempenho, instrumentos para pratica da gestão educacional. A função diagnosticar e estimular o avanço do conhecimento, seus resultados devem servir para aprendizagem.
As Expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para Educação Superior no Curso de Pedagogia
A escolha do curso de pedagogia, foi pela experiência do trabalho com Criança na educação infantil, pois me identifiquei muito trabalhando com essa faixa etária, pois me motivou bastante a fazer um curso superior na área de educação das series iniciais do ensino fundamental. Posso afirmar que aprendi muito, mas, pelo fato de não ter formação na área em que atuava, senti dificuldades no início, porém, com o passar do tempo me adaptei. Escolhi pelo fato de sempre gostar de educação, sala de aula, aprendizado, ensinar também é aprender. Quero ser uma professora de qualidade para dar suporte aos novos alunos que estão por vir. Educação é a chave para uma vida de sucesso.
As minhas expectativas são imersas, pois não foi fácil sair do ensino médio (formação), porém estou gostando bastante, a cada aula são propicia para meu desenvolvimento profissional enquanto futura educadora.
Busco desenvolver as competências necessárias para modificar, de forma gradual, as condições objetivas de compreensão sobre a organização e o desenvolvimento do trabalho educativo, atendendo-se a complexidade da missão educativa do mundo atual, de acordo com a proposta de educação para o novo milênio, garantindo uma aprendizagem significativa, calcada nos “quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”
Comprometido com o processo de ressignificação de seu fazer pedagógico (ação-reflexão-ação) e o sucesso do processo ensino-aprendizagem, capacitando-o também para atuar na gestão do trabalho pedagógico, qualificando-o para o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais. Procurou-se também redimensionar a experiência dos, definindo sua competência a partir de uma consciência crítica da educação e de seu papel no seio da sociedade, por meio de ações comprometidas com a melhoria do ensino, centrando espaços em seu fazer pedagógico.
As Ideias que Você possui sobre o que é Educação e Sobre o que é a pedagogia
As ideias que possuo sobre o que é educação e sobre o que é pedagogia. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano. No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade. 
A Educação é conjunto de ações, fatores e influencias que agem sobre o homem com vistas a prepara-lo para a vida no meio social. Ela visa formar um homem integral, por isso envolve o desenvolvimento da personalidade nos aspectos físicos, intelectual, afetivo e moral, a fim de prover nos indivíduos as qualidade e capacidades humanas necessárias para a vida em sociedade, ou seja a sua relação com o mundo. É por meio da educação que o homem adquiri conhecimento, como também transmite o que sabe para outras pessoas, ocorrendo assim tanto o processo de aprendizagem quanto o de ensino.
A pedagogia é o campo do conhecimento cientifico referente à teoria e a prática educativa, sendo constituída por saberes especializados. Sistematicamente as formas de organização. A educação é definida como o fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiênciasde uma geração mais velha uma mais nova, garantindo sua continuidade histórica. A pedagogia, por sua vez é vista não propriamente como teoria da educação ou pelo menos não como teoria da educação vigente, mas como literatura de contestação da educação em vigor e, portanto, afeita ao pensamento utópico.
CONCLUSÃO
A educação escolar tem como desafios, compromisso e tendências a formar cidadão para exercícios da cidadania ativa, e para contar com reconhecimento relevância conhecimento, a partir dos discursos sobre as práticas dos professores em sala de aula e conduz o processo ensino-aprendizagem. Para tanto, considera-se que a ideia que uma sociedade tem de infância é particular e deve ser compreendida em seu contexto. Desse modo, o significado de infância e a condição de vida da criança e seu aprendizado. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer o conviver, todos os dias misturaram a vida com a educação.
REFERÊNCIAS
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Disponível em:
http://pt.scribd.com/doc/39369244/O-que-e-Educacao-BRANDAO-Carlos-Rodrigues Acesso 07 de Setembro de 2014.
GHIRALDELLI, Paulo. O que é Pedagogia. Disponível em:
<http://pt.scribd.com/doc/31343912/Paulo-Ghiraldelli-O-que-e-Pedagogia>
Acesso 07 de Setembro de 2014.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Currículo, conhecimento e cultura escolar. São Paulo: Pearson, 2009.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
GISLENE DIAS CORDEIRO
memorial de formação
Belo Horizonte
2015
GISLENE DIAS CORDEIRO
memorial de formação
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e Práticas do Currículo. Prática Pedagógica Interdisciplinar. Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Orientador: Prof. Carlos Eduardo Gonçalves,Lisnéia Rampazzo,Raquel Franco Ferronato,Samira Kfouri,Vilze Vidotti,Rosely Montagnini,Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva
Belo Horizonte
2015

Outros materiais