Buscar

Ossos da cabeça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia - Ossos do crânio – 30/05/2013
O crânio e o esqueleto da cabeça e pode ser dividido em duas regiões distinta o neurocranio e o espancnicranio/vicerocranio.
- Esplancnocranio: Guarda a cavidade nasal, bucal e os olhos, ele aloja vísceras do aparelho digestório e respiratório, além dos órgãos dos sentidos como olhos, língua, orelha que formam os sentidos. 
É formado pelo: osso nasal, osso maxila (forma quase todo o assoalho da cavidade nasal), osso incisivo, osso palatino, o osso temporal e o osso frontal que forma o teto da caixa cranial sendo um dos mais desenvolvidos. É do osso frontal que brotam os cornos pelo processo cornual do osso frontal.
OBS: Osso vômer representa o septo nasal, entre eles existe o órgão vômeres nasal que é uma mucosa fundamental para identificar odores principalmente na época de cruza.
 
- Neurocranio: Abriga o encéfalo, bulbo, ponte, cérebro, cerebelo e bulbo. É formado pelo osso frontal, parietal, occipital, temporal e o interparietal (entre os dois ossos parietais) e o osso esfenoide.
Os ossos são divididos por linhas serrilhadas que com o tempo vai sumindo, essa fusão fisiológica recebe o nome de sinosteose, entretanto a linha que divide uma metade da outra de um mesmo osso, essa linha é praticamente reta.
 
Seios paranasais são ossos pneumáticos que servem para aquecerem o ar, melhorar o som e diminuir o peso. 
OBS: O ponto mais frágil do crânio do animal e achado quando traçamos uma linha do olho ao corno do lado oposto do crânio, onde essas linhas se juntam e o ponto mais fino do crânio sendo usado para dar a marretada durante o abate.
Forames: 
Qualquer buraco no osso se chama forame e serve para a passagem de nervos e vasinhos. 
-Forame supraorbital continua ate a orbita óssea e leva uma artéria. Quando a orbita e incompleta o forame Supra Orbitário se torna desnecessário como ocorre com carnívoros e suínos.
-Forame Lacrimal: Osso lacrimal tem um forame que é por onde sai a lagrima, esse forame segue pelo osso lacrimal ate o osso maxila formando um canal ósseo chamado de canal masolacrimal. Ducto masolacrimal que começa no forame nasal e vai ate o canal lacrimal. Sendo que, quando choramos o ducto lacrimal não comporta a grande quantidade de lacrimas saindo pelo olho e pelo nariz. Quando algo esta errado no ducto lacrimal ocorre à formação de remela ao redor do olho do animal, que é a lagrima ressecada, onde resta apenas a parte mineral, isso pode ocorrer por causa de uma inflamação ou por lagrimas muito secas. 
- Forame infraorbitário é usado para trajeto de veia, nervo e artéria infra orbital que vem da região caudal do crânio. O nervo é chamado de nervo maxilar, quando os nervos vão descendo eles enervam os dentes molares e pré-molares.
- Forame ventral orbito redondo, passa nervos que enervam os músculos do olho que fazem o olho se mover.
- Forame canal óptico, passa o nervo óptico e alguns vasos. 
- Forame da Fissura orbitaria passam nervos que enervam a musculatura ocular.
- Forame alar rostral e caudal passa o nervo maxilar.
 
Ossos:
Osso nasal: Termina muito antes do que parece, pois ele e completado por tecido mole/cartilagem que continua, sendo que a terminação normalmente é bem pontiagudinha. Nos suínos existe um osso rostral que da firmeza ao focinho do porco. 
Osso maxila: No cavalo e no suíno vemos uma linha projetada chamada crista facial, ela e menos proeminente nos carnívoros e nos ruminantes.
 A parte mais proeminente da crista facial e chamada de tuber facial.
Osso esfenoide feito de duas partes: base esfenoide e ALGO esfenoide
Céu da boca = Palato duro, formado pelo osso maxila, osso incisivo e osso palatino pelo processo palatino do osso incisivo, o processo palatino do osso maxila e o processo horizontal do osso palatino. O palato mole e feito de tecido mole que se adere no palato duro e da às ruguinhas do céu da boca. Todos os buracos do palato duro são chamados de forames palatinos por onde passam os nervos e vasos que enervam e irrigam a região do palato duro. 
Processo frontal do osso zigomático e um processo zigomático do osso frontal, que ocorre em bovinos e eles se associam para fechar a orbita óssea. 
Nos cavalos é o frontal com o temporal que fecham a orbita óssea, fazendo o processo frontal do temporal e processo temporal do osso frontal. 
Arco zigomático e formado em todas as espécies quando ocorre a junção do zigomático com o temporal.
Osso occipital: Possui áreas arredondadas e de superfície lisa. Os côndilos do osso occipital se ligam com o atlas, que e a primeira vertebra da coluna. Os côndilos se encaixam perfeitamente nas depressões das vertebras fazendo movimento de flexão, enquanto o encaixe do atlas com a segunda vertebra gera o movimento de rotação.
Mandíbula:
O buraco onde o dente se implanta é chamado de alvéolo dentário. As vacas, carneiro e ovelhas não tem dente na parte decima, esses animais possuem uma placa mais rígida que supre a necessidade desses dentes. 
A mandíbula são dos ossos que se fundem no plano sagital mediano a posição rostral, sendo completa suínos e equinos , essa fusão e incompleta nos carnívoros e ruminantes, mas e mais móvel nos ruminantes em parte pela ruminação. 
O angulo une o corpo e o ramo do osso maxilar, e no angulo que se prende o musculo masseter, que é mais desenvolvido nos carnívoros. Na face medial desse osso existe uma depressão (Fossa Massetéria) onde se aloja o musculo pterigoide que se originou no osso pterigoide. Nesse osso existe o forame mandibular que passa artéria, veia e nervos mandibulares. Esses nevos e vasos nutrem os dentes molares e pré-molares. Artéria veia e nervo mentoniano que nutrem a região do mento/região rostral. 
Borda ou margem alveolar onde estão os dentes molares e pré-molares, em herbívoros e seguida pela borda interalveolar que não contem dentes.
Processo coronoide prende o musculo temporal. 
Processo condilar se articula com o osso temporal. 
Processo angular e presente apenas em cães e se presta para a fixação de músculos. 
 
OBS: 
- Trepanação e quando se faz uma abertura em uma lamina óssea para acessar o interior da estrutura do animal. 
- Quanto mais fina for à parte de baixo da mandíbula mais velho e o animal, pois com a idade o dente vai sendo empurrado e a cavidade que continha o dente vai sendo fechada.
- Sempre que uma superfície é lisa ela forma uma articulação.
- Todas as superfícies lisas recebem o nome de côndilos.
- Em suínos e carnívoros a orbita óssea não se fecha. Uma lamina de tecido fibroso fecha a orbita óssea dos carnívoros e suínos, mas neles ocorre um processo igual a dos ruminantes. 
- Uma particularidade dos carnívoros e a formação de uma crista chamada de crista sagital externa que ajuda a prender os músculos das orelhas. 
 
Protuberância occipital externa origina o ligamento/cordão da nuca que da inicio ao processo de prega das vertebras, que mantem a cabeça firme. Ele é elástico e pode esticar quando o animal abaixe a cabeça, essa protuberância não existe nos porcos. Já o processo paracundilar limita a rotação da cabeça.

Outros materiais