Buscar

OBJETIVA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Psicologia Voltada à Gestão das Organizações
	Data de início: 
	22/07/2015 17:48 
	Prazo máximo entrega:
	22/07/2015 18:48 
	Data de entrega:
	22/07/2015 18:08 
Questão 1/10
No final do século XIX e início do século XX surgiu a administração científica, que se tornou um dos modos de administração, cujas teorias e práticas se aperfeiçoaram no decorrer do tempo, sendo utilizadas ainda hoje nas organizações. Sobre a chamada Administração Científica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os quatro princípios da administração científica de Taylor são: planejamento, organização, coordenação e controle. 
	
	B
	Henry Fayol é o autor do livro The Principies of scientific management.
	
	C
	Taylor, cerca de 100 anos atrás, descreveu um método científico que poderia ser utilizado para melhorar a eficiência do local de trabalho, o qual chamou de princípios da administração científica.
Você acertou!
A alternativa correta é a que afirma que Taylor, cerca de 100 anos atrás, descreveu um método científico que poderia ser utilizado para melhorar a eficiência do local de trabalho, o qual chamou de princípios da administração científica (PASETTO e MESADRI, 2012, p.15).
	
	D
	Frederick W. Taylor foi o fundador da teoria científica e foi considerado o pai da teoria da administração. 
Questão 2/10
Todo comportamento organizacional é resultado da interação entre três elementos básicos: indivíduos, grupos e tarefas. Essa interação é dependente do tipo de estrutura que as organizações desenvolveram e a qual mantém. É comum encontrarmos três tipos de estrutura nas organizações.   Assinale a alternativa que denomina essas estruturas corretamente.
	
	A
	Estrutura familiar, estrutura complexa e estrutura de relações internas. 
	
	B
	Estrutura de equipe, estrutura familiar e estrutura de alto desempenho.
	
	C
	Estrutura simples, estrutura burocrática e estrutura matricial.
É comum encontrarmos três tipos de estrutura nas empresas: simples, burocrática e matricial. (p. 72)
	
	D
	Estrutura familiar, estrutura complexa e estrutura profissional.
Questão 3/10
“É um conjunto de doutrinas, teorias, concepções, modelos, instrumentos e mecanismos, construído e constantemente enriquecido pelo estudo, pela experimentação, observação e pesquisa; produzindo hipóteses, princípios, padrões e leis”.   A afirmativa acima se refere ao conceito de:
	
	A
	Indústria. 
	
	B
	Comércio. 
	
	C
	Organização. 
Você acertou!
Organização é um conjunto de doutrinas, teorias, concepções, modelos, instrumentos e mecanismos, construído e constantemente enriquecido pelo estudo, pela experimentação, observação e pesquisa; produzindo hipóteses, princípios, padrões e leis. (p.35)
	
	D
	Administração. 
Questão 4/10
Sobre a cultura dominante, analise as proposições a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  
( ) A cultura dominante é aquela em que os valores fundamentais ou centrais não são compartilhados pela grande maioria dos membros da organização. 
( ) A cultura dominante não parte necessariamente de seu corpo diretivo. 
( ) A cultura dominante, após partir de seu corpo diretivo, expande-se por toda a organização. 
( ) Os valores podem ser diferentes na cultura dominante e partilhados por aqueles de uma determinada área.
	
	A
	F, V, V, F.
	
	B
	F, F, V. F.
Você acertou!
A única afirmativa correta é que descreve que a cultura dominante, após partir de seu corpo diretivo, expande-se por toda a organização. (p. 91)
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	V, V, V, V.
Questão 5/10
É sabido que o clima organizacional é avaliado por meio de muitos fatores ou variáveis, dependendo do interesse da empresa.   “Manifestação dos colaboradores quanto ao nível das interações que se estabelecem entre companheiros de trabalho e entre a chefia e subordinados”.   A qual fator a afirmação acima está relacionada?
	
	A
	Imagem da empresa. 
	
	B
	Liderança. 
	
	C
	Relacionamento. 
Relacionamento refere-se à manifestação dos colaboradores quanto ao nível das interações que se estabelecem entre companheiros de trabalho e entre a chefia e subordinados. (p. 107)
	
	D
	Carreira. 
Questão 6/10
Existem várias formas de se transmitir a cultura organizacional.   Assinale a alternativa que possui o maior número de formas estudadas.
	
	A
	Cerimônias, slogans e outdoors. 
	
	B
	Símbolos, linguagens e ritos. 
Você acertou!
A transmissão da cultura organizacional se dá sob várias formas, entre elas: as cerimônias, os ritos, os rituais, as histórias, os mitos, os heróis, os símbolos e a linguagem. (p. 92)
	
	C
	Jingle, mitos e localização da empresa. 
	
	D
	Carros brancos de empresa, heróis e propagandas. 
Questão 7/10
“Tomar medidas corretivas, organizar a empresa, controlar periodicamente o funcionamento, verificar fatores que limitam a administração, tornar clara a situação da administração, comparar a empresa com empresas similares”.   A que ferramenta se referem os objetivos citados acima?
	
	A
	À administração da organização. 
	
	B
	Ao diagnóstico organizacional.
Você acertou!
Os objetivos de um diagnóstico organizacional são: tomar medidas corretivas, organizar a empresa, controlar periodicamente o funcionamento, verificar fatores que limitam a administração, tornar clara a situação da administração, comparar a empresa com empresas similares. (p. 130-131)
	
	C
	À gestão organizacional. 
	
	D
	À decisão de cúpula da organização. 
Questão 8/10
“Está voltada para o cumprimento de objetivos estratégicos organizacionais, tratando-se, portanto, de uma ferramenta estratégica de gestão. Por meio de seus resultados é possível adquirir os elementos necessários para a constituição do plano de desenvolvimento organizacional”.   A que tipo de pesquisa a afirmação acima está relacionada?
	
	A
	Pesquisa de clima organizacional. 
	
	B
	Pesquisa de motivação.
	
	C
	Pesquisa de liderança.
	
	D
	Pesquisa de cultura organizacional. 
A pesquisa de cultura organizacional está voltada para o cumprimento de objetivos estratégicos organizacionais, tratando-se, portanto, de uma ferramenta estratégica de gestão. Por meio de seus resultados é possível adquirir os elementos necessários para a constituição do plano de desenvolvimento organizacional. (p. 146)
Questão 9/10
O comportamento meso-organizacional estuda o comportamento das pessoas que trabalham em equipes e grupos. Dentro desse contexto, a liderança é um fator que pode diferenciar as organizações entre si e ajuda-las a adquirir vantagens competitivas.   Sobre liderança, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A liderança é genética, ou seja, o líder nasce pronto. 
	
	B
	A liderança não é uma capacidade que pode ser desenvolvida. 
	
	C
	É possível afirmar que o líder é aquele indivíduo que consegue influenciar as pessoas que estão sob sua supervisão para que estas atinjam os resultados esperados. 
Você acertou!
É possível afirmar que o líder é aquele indivíduo que consegue influenciar as pessoas que estão sob sua supervisão para que estas atinjam os resultados esperados. (p. 61-63)
	
	D
	Todo líder precisa ter o estilo autoritário como forma de tratar seus subordinados. 
Questão 10/10
Alguns autores sugerem que existem sete características básicas que, em conjunto, fazem com que aprendamos a cultura das organizações.   Quando falamos sobre o grau em que a organização considera o quanto suas decisões afetam as pessoas que nela trabalham, estamos falando de qual característica básica?
	
	A
	Atenção a detalhes. 
	
	B
	Agressividade. 
	
	C
	Estabilidade. 
	
	D
	Orientação para pessoas. 
Orientação para pessoas refere-se ao grau em que a organização considera o quanto suas decisões afetam as pessoas que nela trabalham. (p. 95)

Outros materiais