Buscar

Avaliando o aprendizado aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado aula 2
1. Considerando-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social. Marque a correta: 
__ Sua base se ação foi com a efervescência das lutas sociais;
2. Os documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Auto da Boa Vista constituem marcos históricos do Serviço Social. Resultaram de seminários cujo objetivo principal era o debate em torno dos conhecimentos necessários para a prática profissional voltada para a realidade brasileira. Estes encontros foram promovidos pelo: 
_X_Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS). 
3. O que caracteriza esta perspectiva modernizadora está longe de resumir-se à exclusão de tendências contestadoras: antes o que lhe confere seu tônus peculiar é a nova fundamentação de que socorre para legitimar o papel e os procedimentos profissionais. No âmbito estrito da profissão, ela se reporta aos seus valores e concepções mais tradicionais, não para superá-los ou negá-los, mas para inseri-los numa moldura teórica e metodológica menos débil, subordinando os aos seus vieses modernos donde, por outro lado, o lastro eclético de que é portadora (Netto,1991, p. 155). Com base nesta afirmação, é CORRETO afirmar que a perspectiva modernizadora: (F) Pretende a neutralidade técnica , escamoteando as questões político ¿ ideológicas imanentes ao exercício profissional. (V) A discussão teórico ¿ metodológica apresentou um forte componente tecnicista. ( ) Relacionar a dimensão do trabalho enquanto atividade criadora para a prática profissional do assistente social. ( ) Parte de uma proposta em que se busca conceituar o sujeito como ser como pessoa, usando o diálogo como instrumento adequado à sua intervenção profissional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo 
__ V - V - F- F 
4. A industrialização, o milagre econômico, provoca mudanças no mercado de trabalho para o assistente social, que passa a ser absorvido como: 
__ Profissional das grandes e médias empresas monopolistas. 
5. As construções teóricas e metodológicas do processo de renovação do serviço social no Brasil iniciaram-se no: 
__ Seminário de Araxá. 
6. A heterogeneidade do Movimento de Reconceituação se relacionou às diferentes respostas dadas as demandas postas pelo projeto ¿modernizador¿ da autocracia burguesa. Estas repostas podem ser visualizadas nos: Diferentes caminhos teóricos que o Serviço Social percorreu. Movimentos de assistência social promovido pelo CBCISS. Trabalhos de inclusão social realizado pelos assistentes sociais brasileiros. Procedimentos e técnicas criadas pelo Serviço Social norte ¿ americano. Debates e discussões promovidos pelo apostolado social. 6. A Reconceituação trouxe aos profissionais do Serviço Social uma maior consciência de que a validade da ação profissional depende de : I. Uma correta análise e síntese diagnósticas da realidade social . II. Recursos teóricos, como instrumento de interpretação da realidade , III. Diagnóstico para se apreender a totalidade da realidade social com o qual se trabalha. IV. Um marco teórico referencial ou de uma teoria para a prática do Serviço Social Latino ¿ Americano . 
_ I, II, III , IV estão corretas.

Outros materiais