Buscar

Prévia do material em texto

ELETROTERMOFOTOTERAPIA
A hipertermoterapia é uma terapia que utiliza o calor que é a energia que se transfere de um corpo para outro, quando entre eles existir diferença de temperatura. Se desejar o aquecimento brando de tecidos profundos temos opção de calor superficial. Quais das alternativas abaixo não é uma opção de calor superficial:
Bolsa de água quente
Parafina
Infravermelho
Turbilhão
 Ultra som 3Mhz
Uma paciente de 25 anos perdeu sua mãe tem pouco tempo e de lá prá cá não tem conseguido dormi direito e tem saído pouco de casa. Sua rotina é ir para o trabalho e voltar para casa. A paciente é bancaria e trabalha no caixa. De uns dias para cá começou a sentir um desconforto no punho que a tem deixado irritada, procurou um médico que após examiná-la, solicitou um exame de ultra-sonografia que apresentou como diagnóstico, uma síndrome do túnel do carpo. Além desse problema a paciente também relatou na ocasião ao seu médico, que no frio a dor piora no punho. A paciente ainda relatou ao seu médico, que na família tinha historia de esclerodermia. O seu médico por precaução solicitou a opinião de um angiologista, que após examinar a cliente, ligou para seu colega e deu o diagnóstico de fenômeno de Raynaud. No fenômeno de Raynaud, a exacerbação do quadro é precipitado por:
Calor úmido,
Laser de Hélio-Neon
Ondas curtas continuo,
 frio
Calor seco
São utilizações terapêuticas da radiação infravermelha, exceto:
Alívio de dor e redução do espasmo muscular, portanto pode ser usado antes de mobilização e alongamento.
Na área da Dermato Funcional pode ser usado na cicatrização de feridas.
 Aumenta o efeito condutor, portanto não deve ser usado antes da eletroterapia.
 Aceleração da cicatrização e reparo tecidual.
Com relação à hipertermoterapia, a partir de quantos graus Celsius ocorre dano tecidual?
42°
45°
39°
 53°
65°
O Laser de Baixa Potência (LBP) é um recurso fototerapêutico utilizado para várias aplicações clínicas dentro da Fisioterapia. Com relação a esse equipamento, assinale a alternativa incorreta.
O Laser não possuí cromóforos específicos para estruturas biológicas.
O laser tem a característica de monocromaticidade, ou seja, possui comprimento de onda específico.
 O laser tem Coerência, que pode ser coerência temporal (mesmo comprimento de onda) e coerência espacial (sempre na mesma direção).
O LBP possui efeito fotobiorregulador, portanto sua aplicação em processos agudos é indicada.
A terapia a laser, quando utilizada nos tecidos e nas células, não é baseada em aquecimento.
Um dos recursos utilizado para aplicação de calor é a parafina. Dentre as características abaixo apresentadas, qual delas não é uma característica do recurso parafina:
A bolsa plástica utilizada após aplicação na mão, serve para conservar o calor.
Uma técnica utilizada para baixar a temperatura do ponto de fusão é a adição de óleo mineral
É um hidrocarboneto derivado do petróleo
O método do pincelamento é mais eficiente do que o método da luva
Uma das desvantagens do uso deste método é o trabalho com a limpeza
Na fisiologia da produção de calor, sabemos que há um controle cibernético (termostato hipotalâmico ) que garante a temperatura corpórea de 36 a 37 graus, e que o fator mais importante deste controle é o equilíbrio entre a produção e o desgaste calórico do corpo. O Forno de bier é uma forma de termoterápico que produz um calor considerado:
Conversão
Radiação
Convecção
Reflexão
Condução
O turbilhão é uma técnica utilizada com água turbilhonada com variação de pressão e temperatura. O compressor é o responsável pelo turbilhamento, com isso possibilitando massageamento pelo jato associado a temperatura da água. Podemos considerar uma indicação absoluta para a utilização do turbilhão:
Micoses
Patologia reumatológica Degenerativa Metabólica
Incisões não cicatrizadas
Lesões de fase aguda
Bloqueios articulares Conjuntivos
Quando se estuda o efeito biológico produzidos pelas radiações é importante distinguir duas faixas de radiações: ionizantes e não-ionizantes, cujos mecanismos de interação com os tecidos vivos são bem distintos. Os agentes físicos, portadores de diferentes formas de energia ao interagirem com os tecidos orgânicos, produzirão uma resposta inicialmente chamada de primária, onde estarão presentes as trocas e modificações bioquímicas. Com base nas informações acima, analise os itens abaixo e assinale a afirmativa incorreta. I. Agentes físicos Cinéticos II. Agentes físicos Mecânicos III. Agentes físicos Térmicos e Elétricos IV. Agentes físicos Luminosos V. Agentes físicos com os Raios gama.
O item I e II são agentes ionizantes
O item IV é um agente ionizante
O item II é um agente ionizante
O item V é um agente ionizante
Os itens III e IV são agentes ionizantes
O forno de bier é um dos recursos mais antigos da fisioterapia. Nos fornos que trabalham sem controle de termostatos, a temperatura pode ultrapassar 150 graus internamente em 20 minutos de aplicação. A terapêutica deve respeitar seus parâmetros de tempo e temperatura, para evitarmos efeitos idesejáveis. Com isso, a terapêutica deve se dar entre
40°C e 90°C / 20' a 25'
20°C e 60°C / 20' a 40'
80°C e 90°C / 20' a 25'
10°C e 40°C / 20' a 30'
30°C e 60°C / 20' a 30'

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial