Buscar

A reciclagem de papel para impressão é economicamente viável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A reciclagem de papel para impressão é economicamente viável? Sim. Apesar de normalmente um pouco mais caro, trata-se de um material com valor agregado, por seu aspecto social e ambiental.
Por que o papel reciclado é mais caro? A coleta seletiva no Brasil ainda é relativamente pequena, o que gera um custo alto para coletar e selecionar. Outro motivo é a falta de concorrência no mercado, mas a diferença de preços é cada vez menor.
Quantos papéis precisam ser reciclados para evitar que se derrubem árvores? Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.
Reciclagem de papel gera poluição? O processo de reciclagem consiste em uma operação que também gera poluição, pois utiliza energia, água e insumos químicos.
A poluição gerada pela reciclagem é menor do que a gerada pela produção normal do papel? É bem menor e ainda deve-se considerar que a reciclagem impede que os papéis usados acabem em aterros sanitários, lixões ou sejam incinerados, mas lembre-se que florestas plantadas utilizadas na produção de papel absorvem dióxido de carbono, um dos principais contribuintes para o efeito estufa. No geral, sempre vale a pena optar pelo reciclado como forma de reduzir a poluição. A qualidade do papel reciclado é igual ao do comum? Depende do produto ao qual o papel reciclado está sendo destinado ou comparado. Se for um papel para imprimir ou escrever, o papel reciclado tem qualidade inferior ao de um não reciclado. Essa deficiência normalmente é compensada pela beleza do papel reciclado para impressão e pelo seu apelo social.
Qual a vantagem do papel reciclado? A grande virtude da reciclagem é aproveitar materiais que seriam descartados.
Existe uma maneira de deixar o papel reciclado branco como os outros? Sim. Existem tratamentos utilizados para alvejar papéis que deixariam o reciclado tão branco quanto o comum, mas isso implica em usar produtos químicos que aumentariam a poluição, então não faz sentido deixá-lo branco como um papel virgem.
Quais são as principais aplicações do papel reciclado?
– Embalagens (papel craft e papelão); – para fins sanitários (papel toalha, guardanapo); – imprimir-escrever; – artesanato.
Quais tipos de papéis são recicláveis?
Jornal, Papel de impressoras, Saco de Papel, Papel de Escritório, Revista, Impressos em geral, Papel Branco, Papel Misto, Papelão, Embalagem Longa Vida
Quais tipos de papéis não são comercialmente recicláveis?
Papel Engordurado, Carbono, Celofane (é um papel biodegradável), Papel Plastificado, Papel Parafinado (fax), Papel Metalizado, Papel Laminado, Papel Toalha e Higiênico, Guardanapo com Comida, Papel Vegetal, Papel Siliconizado

Outros materiais