Buscar

forum principios materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bom dia professor,
Tratamento térmico nos aços é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas.
Os principais tratamentos térmicos são recozimento, esferoidização, normalização, têmpera, revenido, colascimento e os tratamentos isotérmicos.
Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são remoção de tensões internas, aumento ou diminuição de dureza, aumento da resistência mecânica, melhora na ductilidade, melhora da usinabilidade, melhora na resistência ao desgasta, melhora na propriedade de corte, melhora na resistência a corrosão, melhora na resistência ao calor e modificação das propriedades elétricas e magnéticas. Em geral, a melhoria de uma ou mais propriedades é conseguida com o prejuízo de outras através um determinado tratamento térmico. Um exemplo é o tratamento para aumento da ductilidade, que consequentemente provoca queda na nos valores de dureza e resistência à tração.
Representando o tratamento térmico como um ciclo de tempo e temperatura, os fatores inicialmente considerados são o aquecimento, tempo de permanência à temperatura e resfriamento.
No aquecimento, geralmente é utilizado uma temperatura acima da crítica, pois geralmente a intenção desse tratamento é alterar propriedades mecânicas do aço. Dessa forma, consegue-se a total austerizarão do aço, ou seja, total dissolução do carboneto de ferro gama. No aquecimento, deve ser considerado principalmente a velocidade de aquecimento e a temperatura máxima.
Tempo de permanência a temperatura de aquecimento, a influência na sua escolhe é mais ou menos igual à máxima temperatura de aquecimento. Procura-se evitar uma permanência muito longa do aço, pois acredita-se que seja mais vantajoso elevar um pouco mais a temperatura por um período menor de tempo, ao invés de permanecer por um longo período a uma temperatura inferior.
Resfriamento é o fator mais importante no ciclo, pois é ele que determinará efetivamente a modificação de sua estrutura, consequentemente, as propriedades finais do aço. Os meios de esfriamento usuais são o ambiente do forno, ar e meios líquidos. Os meios mais utilizados são com soluções aquosas, água, óleo e ar.
Atmosfera do forno precisa ser controlada, evitando assim fenômenos como a oxidação e descarbonetação do aço.

Outros materiais