Buscar

Exemplo de poder de policia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
Clique para editar o estilo do título mestre
*
Poder de Polícia 
e 
Zoneamento Ambiental
*
*
*
Conceito de Poder de Polícia Ambiental
“Atividade da administração pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato em razão de interesse público concernente a saúde da população, à conservação dos ecossistemas, disciplina de produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas ou de outras atividades dependentes de concessão, autorização, permissão ou licença do Poder Público de cujas atividades possam decorrer poluição ou agressão à natureza.”
Paulo Afonso Leme Machado
*
*
*
Características da Atividade de Polícia
		
		A atuação da polícia, como atividade estatal, dividi-se em dois grandes grupos: 
	Polícia Administrativa;
	Polícia Judiciária.
*
*
*
Polícia Administrativa e Judiciária
		“A atividade de polícia administrativa é constituída por uma gama de intervenções do poder público, no sentido de disciplinar a ação dos particulares, objetivando prevenir atentados ao poder público. A atividade de polícia administrativa é própria de toda Administração. 
*
*
*
		A primeira característica que deve ser ressaltada é que o ato de polícia é auto-executório. Desta forma, não é necessário que o Poder Executivo, que é o principal, mas não é o único titular do poder de polícia, recorra ao Poder Judiciário para obter autorização para agir em um certo caso concreto.”
Paulo de Bessa Antunes
*
*
*
Zoneamento Ambiental
		O zoneamento ambiental, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, consiste em procedimento de divisão de determinado território em áreas onde “se autorizam determinadas atividades ou interdita-se, de modo absoluto ou relativo, o exercício de outras” em razão das características ambientais e sócio-econômicas do local.
*
*
*
Zoneamento Ambiental Urbano
1- Zona de uso estritamente industrial;
2- Zona de uso predominantemente industrial;
3- Zona de uso diversificado;
4- Zona de reserva ambiental.
*
*
*
Zona de uso estritamente industrial
 		O art.2º define as zonas de uso industrial como aquelas destinadas preferencialmente à localização de estabelecimentos industriais cujos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, ruídos, vibrações, emanações e radiações possam causar perigo à saúde , ao bem-estar, e à segurança das populações, mesmo depois da aplicação de métodos adequados ao controle e tratamento de efluentes, nos termos da legislação vigente.
*
*
*
Zonas de uso predominantemente industrial:
		As zonas de uso predominantemente industrial destinam-se preferencialmente à instalação de indústrias cujos processos, submetidos a métodos adquados de controle e tratamento de efluentes, não causam incômodos sensíveis às demais atividades urbanas e nem perturbam o repouso das populações (art.3º). Nesta zona também serão registrados da efeitos da poluição.
*
*
*
Zona de uso diversificado:
		Nas zonas de uso diversificado as atividades industriais não terão necessidade de uso de métodos especiais de controle, pois serão aquelas atividades que compatibilizam com o meio urbano ou rural, não ocasionando qualquer gravame para a saúde, o bem-estar e a segurança das populações.
*
*
*
Zona de reserva ambiental:
		As zonas de reserva ambiental serão constituídas por áreas em que, por suas características culturais, ecológicas, paisagísticas ou pela necessidade de preservação dos mananciais e proteção de áreas especiais ficará vedada a localização de estabelecimentos industriais”.
*
*
*
Zoneamento Costeiro
		A Zona Costeira, conforme a lei.( Lei nº 7.661 de 16/05/88 art. 2º Parágrafo único), é o espaço geográfico de interação do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renováveis ou não, abrangendo uma faixa marítima e outra terrestre, que serão definidas pelo Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei nº 7.661/88. Através desse plano, o Poder Público pretendeu estabelecer mecanismos capazes de assegurar uma utilização racional dos recursos costeiros, de molde a contribuir para elevar a qualidade de vida da população e o seu patrimônio ambiental. 
*
*
*
Zoneamento Agrícola
		O Zoneamento agrícola ou agrário é uma transposição para a área rural e a atividade agrícola das disposições de zoneamento originalmente concebidas para as regiões urbanas. Atualmente, o Zoneamento agrário tem luz própria e não está mais submetido às influências do Zoneamento urbano.
*
*
*
		É um trabalho técnico, conduzido pela EMBRAPA, com a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, que através da identificação dos riscos climáticos, principalmente com respeito à falta de água durante os estádios críticos das lavouras (ou culturas), procura definir as melhores épocas de plantio. Também é considerada a temperatura, a ocorrência de geadas e outros fatores climáticos, além dos mapas que identificam os vários tipos de solo de cada município e/ou região. 
*
*
*
Muito Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais