Buscar

apol 03 (SGI-PPCP)

Prévia do material em texto

Questão 1/5
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Assinale a alternativa que se refere corretamente aos problemas da dimensão organizacional:
	
	A
	Processos ultrapassados, conflitos políticos, software obsoleto e falta de treinamento
	
	B
	Complexidade da tarefa, ambiente organizacional turbulento, recursos inadequados e conflitos políticos
	
	C
	Software obsoleto, capacidade inadequada do banco de dados, capacidade insuficiente de comunicações e processos ultrapassados
	
	D
	Dificuldades de avaliação do desempenho, exigências legais, ambiente de trabalho e hardware obsoleto ou insuficiente
QUESTÃO 2/5
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Assinale a alternativa correta:
“Para as operações de uma organização, são necessários uma série de conhecimentos e habilidades, em todos os níveis da hierarquia organizacional. Os gestores precisam entender a lógica por trás das muitas situações que são vivenciadas pela empresa”. Com este enunciado, estamos falando:
	
	A
	Da dimensão “organização”
	
	B
	Da dimensão “pessoas”
	
	C
	Da dimensão “tecnologia”
	
	D
	Das dimensões “organização” e “tecnologia”
Questão 3/5
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O objetivo principal da gestão de estoques é a manutenção de certa quantidade, de modo que a indústria consiga atender a demanda dos clientes com um investimento mínimo em estoques. Para a empresa conseguir esse objetivo, existem alguns modelos matemáticos que são utilizados, um deles é o LEP (Lote Econômico de Pedido). 
Em quais situações esse modelo é utilizado?
	
	A
	Quando a empresa não conta com reservas em dinheiro e deve só adquirir matéria-prima em lotes.
	
	B
	Quando o estoque é acompanhado na medida em que um item é retirado.
	
	C
	Quando a empresa trabalha somente com a produção por lote, ou seja, não vende a varejo.
	
	D
	Quando o sistema do PCP só libera a compra de novas matérias-primas após a retirada do depósito do lote anteriormente produzido.
0:03:07
Questão 4/5
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Todos os sistemas de produção têm como finalidade atender a demanda. 
Conceitualmente, qual das alternativas a seguir define demanda?
	
	A
	É a quantidade de um bem que o marketing solicita para ser produzido no período e que deve ser entregue aos centros de distribuição.
	
	B
	É a quantidade de produtos que está descrita no plano mestre de produção e deve ser produzida o mais rápido possível.
	
	C
	É a quantidade de produtos e/ou bens que a logística deve entregar aos clientes no menor tempo possível, a custo menor.
	
	D
	É a quantidade de um bem que os consumidores desejam adquirir, expressa ao longo do tempo.
0:03:36
Questão 5/5
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
A busca pela determinação da demanda ideal requer o uso de modelos estatísticos, os quais buscam padrões na série histórica da demanda. Segundo Makridakis, Wheelwright e Hyndman (1998) apud Bezerra (2011), quatro padrões de demanda podem ser distinguidos. 
Analise o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que apresente a qual padrão ele pertence. “existem fenômenos que ocorrem em períodos predeterminados de tempo, repetidas vezes, ao longo da série”.
	
	A
	Cíclico.
	
	B
	Sazonal.
	
	C
	Tendência.
	
	D
	Estacionário.
	
	
	
	
	
Questão 1/5 
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 
O objetivo maior de um ERP é a integração dos dados organizacionais e sua disponibilidade em tempo real. Para isso, opera por meio de um banco de dados único, que é compartilhado por todas as aplicações. No que se refere às principais vantagens de um ERP, relacione a coluna 1 com a 2 e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Elimina a redundância ( ) Sempre que um dado é alterado no sistema, esse reflete em todos os módulos do sistema, permitindo, assim, que a informação esteja sempre atualizada. 2. Maior integridade das informações ( ) Como os dados que são digitados no sistema ficam armazenados em um banco de dados único e compartilhado, é possível evitar a ocorrência de dados suplicados e o retrabalho de digitação. 3. Maior segurança sobre os processos de negócios ( ) Para se tornar usuário do sistema, deve-se possuir um login e uma senha. Dessa forma, as transações efetuadas ficam armazenadas em um arquivo “log”, possível de auditoria. 4. Permite rastreabilidade de informações ( ) A arquitetura de um ERP, que tem base nas boas práticas, concede aos processos de negócios maior segurança. 
A 1 – 2 – 4 – 3
 B 2 – 1 – 4 – 3 Você acertou! Elimina a redundância como os dados que são digitados no sistema ficam armazenados em um banco de dados único e compartilhado, é possível evitar a ocorrência de dados suplicados e o retrabalho de digitação. Maior integridade das informações sempre que um dado é alterado no sistema, este se reflete em todos os módulos do sistema, permitindo, assim, que a informação esteja sempre atualizada. Maior segurança sobre os processos de negócios a arquitetura de um ERP, que tem base nas boas práticas, concede aos processos de negócios maior segurança. Permite rastreabilidade de informações para se tornar usuário do sistema, deve-se possuir um login e uma senha; desta forma, as transações efetuadas ficam armazenadas em um arquivo “log*”, possível de auditoria. Pode ser implantado por módulos contribui para a empresa que não possui recurso financeiro necessário para adquirir um sistema completo. Padronização de sistemas todas as aplicações são padronizadas independentemente de seus departamentos (veja item 5.5 p. 94-95). (16/9/2015 AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/38224/novo/1 2/3 D 3 – 4 – 1 –
C 4 – 3 – 2 – 1 
2 Questão 2/5
 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 
Assinale a alternativa que apresenta o conceito descrito no parágrafo a seguir: 
sistema de informação adquirida na forma de pacotes comerciais de software que permite a integração entre dados dos sistemas de informações transacionais e dos processos de negócios de uma organização” (CAIÇARA JUNIOR, 2011). 
A SIG. 
B SSE. 
(C) ERP. Você acertou
D SSD.
 Questão 3/5 
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 
Para a determinação da carga a ser alocada, Além do fator tempo, temos que considerar a confiabilidade da máquina e, segundo Reid e Sanders (2009), admitem-se duas abordagens: carregamento finito e carregamento infinito. Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas em relação aos exemplos de carregamento finito (carga finita). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) Agendamento de atendimentos em consultórios.
 ( ) Número de clientes que procura um escritório de advocacia.
 ( ) Número de pessoas que adentra em uma agência bancária.
 ( ) Número de alunos alocado a uma disciplina em função do tamanho da sala de aula. 
A F – F – V – V
( B) V – F – F – V Você acertou! ERP – Sistema de Informação Adquirida na forma de pacotes comerciais de software que permite a integração entra dados dos sistemas de informações transacionais e dos processos de negócios de uma organização (veja item 5.3 p. 88). ( Você acertou! Resposta. Livro PPCP – Técnicas de Planejamento, programação e controle da produção de Cícero Aparecido Bezerra. Capítulo 3, p. 95. (16/9/2015 AVA UNIVIRTUS http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/38224/novo/1 3/3
C V – V – F – F
( D )V – V – V – V 
 Questão 4/5 
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
 O mercado apresenta diversos fornecedores de sistemas ERP. Quanto aos principais fornecedores de sistemas ERP e seus respectivos países, assinale a alternativa correta.
( A) Oracle - Estados Unidos. Você acertou
B Sage – Brasil. 
C SAP – Estados Unidos.
 D TOTVS – Alemanha.
Questão 5/5 
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃOE CONTROLE DA PRODUÇÃO
 Dentro da programação da produção, existe uma etapa chamada de “Carregamento”, a qual trata da alocação de trabalho para determinada máquina (ou centro de alocação de trabalho ou trabalhadores). É necessário levarmos em consideração alguns aspectos. Analise os aspectos descritos a seguir e marque V para os verdadeiros ou F para os falsos em relação à etapa Carregamento. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 ( ) Tempo normal disponível. 
( ) Tempo planejado de operação. 
( ) Tempo real de operação.
 ( ) Tempo de entrega “lead time”.
 A V – V – F – V 
B F – F – V – V 
(C )V – V – V – F Você acertou! Resposta. Livro PPCP – Técnicas de Planejamento, programação e controle da produção de Cícero Aparecido Bezerra. Capítulo 3, p. 9
D V – V – V – V 
Questão 2/5
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Além do fator tempo, temos que considerar a confiabilidade da máquina para a determinação da carga a ser alocada e, segundo Reid e Sanders (2009), admitem-se duas abordagens: carregamento finito e carregamento infinito. 
Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas em relação aos exemplos de carregamento infinito (carga infinita). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(   ) Agendamento de atendimentos em consultórios. 
(   ) Número de pessoas que adentra em uma agência bancária. 
(   ) Número de alunos alocado a uma disciplina em função do tamanho da sala de aula. 
(   ) Número de clientes que procura um escritório de advocacia.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – F – V
Você acertou!
Resposta. Livro PPCP – Técnicas de Planejamento, programação e controle da produção de Cícero Aparecido Bezerra. Capítulo 3, p. 95/96.
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – V – V
Questão 4/5
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
O desenvolvimento dos sistemas ERP foi baseado nas melhores práticas adotadas pela indústria. Portanto, a implantação de um ERP envolve não apenas a instalação de um software, mas também a reestruturação dos processos existentes na empresa. 
O início do processo de implantação de um sistema de ERP pode acontecer de duas formas: por big-bang ou por abordagem de fases. 
Marque V para as proposições Verdadeiras e F para as Falsas e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta no que se refere ao processo por big-bang. 
( ) A implantação contempla todos os módulos de um ERP sem uma definição de prioridades ou sequenciamento lógico. 
( ) Remodelamentos podem ser necessários em virtude da entrada gradativa dos módulos. 
( ) Não há necessidade de se desenvolver interfaces entre os processos contemplados no projeto e não há remodelamento do sistema. 
( ) Existe o risco de que as operações da empresa sofram uma paralização causada pela entrada em produção dos módulos ERP.
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – V – V – V
Você acertou!
A implantação de um sistema ERP por big-bang contempla todos os módulos de um ERP sem uma definição de prioridades ou sequenciamento lógico (Cap 6, item 6.6, p. 103).
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
_1504132458.unknown
_1504132462.unknown
_1504132464.unknown
_1504132465.unknown
_1504132463.unknown
_1504132460.unknown
_1504132461.unknown
_1504132459.unknown
_1504132450.unknown
_1504132454.unknown
_1504132456.unknown
_1504132457.unknown
_1504132455.unknown
_1504132452.unknown
_1504132453.unknown
_1504132451.unknown
_1504132446.unknown
_1504132448.unknown
_1504132449.unknown
_1504132447.unknown
_1504132442.unknown
_1504132444.unknown
_1504132445.unknown
_1504132443.unknown
_1504132440.unknown
_1504132441.unknown
_1504132439.unknown
_1504132438.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes