Buscar

Trabalho Individual Daniela CCOll

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
42.1 A diferença entre uma empresa de natureza jurídica Ltda com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica Ltda com um único sócio –EIRELLI. Usando fundamentação legal....................................................................................................�
2.1.1 Os passos para constituição da empresa relacionando a documentação exigida para constituição da empresa, em todos os órgãos competentes: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura	8
3 CONCLUSÃO	12
REFERÊNCIAS	13
APÊNDICES	.....14
APÊNDICE A – Contato Social	..14
��
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como principal objetivo, ressaltar e enumerar aos futuros empresários; os procedimentos necessários e obrigatórios por lei para que se possa dar início ao processo de constituição e legalização de uma sociedade empresária, bem como as principais características e diferenças entre as sociedades empresárias de natureza jurídica com um único sócio a EIRELLI e a Sociedade Empresária Ltda. com dois sócios. Sabe-se que o processo de criação de uma empresa, ainda que complexo, exige que sejam tomadas certas precauções e decisões acertadas evitando-se portanto futuros transtornos. Sendo assim torna-se necessário procurar atender todas as exigências legais para se alcançar o desejado.
DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho, iremos refletir a diferença entre uma empresa de natureza jurídica com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica com um único sócio, chamada de EIRELI. Depois de refletidas estas diferenças, veremos os passos para a constituição de uma empresa e os documentos necessários tanto nos âmbitos federal, estadual e municipal, para a constituição da mesma.
2.1 A diferença entre uma empresa de natureza jurídica Ltda. com dois sócios e uma empresa de natureza jurídica Ltda. com um único sócio – EIRELLI. Usar fundamentação legal.
 Entende-se por sociedade empresária limitada aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social visando partilha de resultados.
 A regular constituição e regularização de uma sociedade empresária limitada exige o estrito cumprimento de determinados procedimentos como: 
A constituição de uma sociedade empresária limitada que se opera com a elaboração do seu contrato social, que é o documento onde contém todas as questões referente á estruturação e funcionamento da sociedade, observando como por exemplo: descrição e qualificação dos sócios, a atividade a ser exercida pela sociedade, o endereço da sede e eventuais filiais, a composição do capital social, a estrutura da administração e etc.
Exige-se a pluralidade de sócios, isto é, não menos que duas pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, integralizando um capital social sem definição de valor máximo e mínimo e onde a responsabilidade dos sócios será limitada as quotas de capital de acordo com a integralização de capital de cada um.O capital social se divide em quotas iguais ou desiguais, cabendo uma ou mais a cada sócio.A contribuição pode ser dada por meio de dinheiro, bens ou direitos, não sendo autorizada porém através de prestação de serviços.
Poderá ser usado nome de firma ou denominação na constituição do nome empresarial devendo-se portando acrescentar a palavra limitada ou a expressão Ltda.
Tanto o contrato social constituído ou a sua extinção deverão ter seu registro na Junta Comercial do seu respectivo estado bem como também todas as alterações que se fazem necessárias acontecer.
A sociedade empresária limitada sempre terá que ter um administrador residente no país, ainda que tenha sócios estrangeiros e estes por sua vez deverão constituir um procurador residente no país para representá-lo perante aos órgãos competentes.
A sociedade empresária limitada poderá optar por se enquadrar como microempresa(ME) ou empresa de pequeno porte(EPP) desde que atenda as exigências contidas na lei.
No Brasil, o Código Civil de 2002 regula seus principais dispositivos, sendo que em caso de lacunas, são seguidas as normas das sociedades simples ou anônimas, caso estabelecido em contrato.
“Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:
I - nome,nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;
ll – denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;
lll – capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;
lV – a quota de cada sócio no capital social e o modo de realizá-la;
V – as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;
Vl – as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;
Vll – a participação de cada sócio nos lucros e prejuízos;
Vlll – se os sócios respondem ou não pelas obrigações sociais.
	O Código Civil trazia em seu art. 1.033, IV, a proibição da existência de sociedade que não estivesse constituída com pluralidade de sócios, sendo permitida inicialmente apenas um período de 180 dias para que ocorresse a transição e adequação do quadro societário, sob penas de extinção da sociedade. Já  a Lei 12.441/2011 trouxe uma nova visão sobre a existência de uma pessoa jurídica de um sócio só. O que antes era proibido, agora é facultativo. Assim surge a EIRELI, que tem como vantagem, é que em caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações.
 A lei 12.441/2011, publicada no dia 12 de Julho e com entrada em vigor no dia 08 de Janeiro de 2012, veio promover mudanças no Código Civil para criar a empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELLI, que é uma espécie de pessoa jurídica formada por apenas uma pessoa, um único sócio, sendo pessoa natural que é o titular da totalidade do capital social. As alterações trata-se de requisitos específicos estabelecidos pelo novo art. 980 –A do Código Civil, onde define-se:
A empresa possuirá apenas um único sócio.
O capital social deverá ser integralizado no ato da constituição da empresa e no montante equivalente a pelo menos cem salários mínimos considerando o valor vigente na data da integralização, sem necessidade de modificações posteriores. Poderá ser utilizado para integralização do capital quaisquer bens, desde que suscetíveis de avaliação em dinheiro.
A expressão EIRELLI no nome empresarial deverá ser utilizada no final da firma ou na denominação social diferenciando das demais empresas.
Há limitação á participação de cada pessoa natural em apenas uma empresa individual de responsabilidade limitada, ou seja, uma pessoa natural poderá ser sócio em outras espécie de empresa, mas não poderá ser sócio em mais de uma EIRELLI.
O objetivo principal da criação de empresa integrada por apenas um sócio é o de evitar fraudes realizados na constituição de sociedades, limitando a responsabilidade do sócio do capital social, distinto e separado do seu patrimônio pessoal. O sócio será responsabilizado até o limite do capital social de sua empresa, pois o capital da pessoa natural e jurídica não se confundem.
A EIRELLI poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio.Sua administração somente poderá ser exercida por pessoa natural residente no país, não sendo admitida pessoa jurídica como administradora.
	Porém, a legislação brasileira, ao tratar sobre o membro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada apenas se refere a pessoa natural, deixando para a doutrina a questão de analisar qual a sua naturezajurídica. Assim, no projeto de Lei, o  legislador criou no ordenamento jurídico, através da Lei 12.441/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, não como um tipo novo de sociedade, mas sim como uma nova espécie de pessoa jurídica. Assim se verifica com a análise do artigo 44, do Código Civil, que dispõe:
	Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
	I - as associações;
	II - as sociedades;
	III - as fundações.
	IV - as organizações religiosas;
	V - os partidos políticos;
	VI - empresa individual de responsabilidade limitada.
	Desta forma, o membro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada não pode ser considerado sócio, pois esse novo tipo de pessoa jurídica não é uma sociedade. Assim, é bem claro o ordenamento brasileiro, quando preceitua que o membro da EIRELI não pode ser considerado comerciante/empresário, pois este é quem exerce diretamente a atividade empresarial, quem se responsabiliza pelos riscos da atividade.
	Com a criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, esta passa a ter status de pessoa jurídica, com capacidade, direitos e deveres distintos da pessoa que o compõe. Ou seja, é a EIRELI, devidamente constituída e registrada na Junta Comercial, quem vai exercer a atividade empresarial e assumir o risco da atividade. O membro da pessoa jurídica não exerce a atividade, mas sim a pessoa jurídica.
	Neste sentido, com base em todas essas observações, verifica-se que o membro da nova pessoa jurídica criada pela Lei n. 12.441/2011 não tem natureza jurídica nem de sócio, nem de empresário. Desta forma, somente resta concluir que este, no ordenamento brasileiro, tem natureza jurídica sui generis.
	Concluindo, o membro da EIRELI é uma figura ímpar no ordenamento jurídico brasileiro, não se encaixando nem no conceito de sócio nem no conceito de empresário, e é tratado pela legislação, apenas como uma pessoa natural.
 A Eirelli não sendo considerada sociedade empresária mas sim uma forma diferenciada de constituição de empresário individual também se beneficia do regime tributário Simples Nacional, bem como as microempresas(ME) e as empresas de pequeno porte(EPP) desde que se enquadre como uma delas. Há vedação apenas para o enquadramento na modalidade de microempreendedor individual (MEI) que só pode ser empresário individual.
	Embora haja muitos questionamentos sobre esta nova forma jurídica, entende-se que a EIRELLI veio para regularizar aquelas sociedades limitadas que nem sempre o sócio participava da empresa, somente figurava no contrato social por exigência legal. Para se constituir uma empresa, seguindo as regulamentações da legislação pátria, é preciso que o empreendedor se baseie em um planejamento que
o ajude a prevenir e riscos e evitá-los.
2.1.1 Esclarecer os passos para constituição da empresa e relacionar a documentação exigida para constituição da empresa, em todos os órgãos competentes: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil e Prefeitura. Explicando porque a empresa tem que ser arquivada em cada um desses órgãos.
Para se constituir uma empresa, seguindo as regulamentações da legislação pátria, é preciso que o empreendedor se baseie em um planejamento que o ajude a prevenir riscos e evitá-los. Uma vez constituída, a sociedade precisará obter registros, licenças e autorizações perante os entes da administração pública para que possa exercer regularmente as suas atividades. Os requisitos básicos nos planos federal, estadual e municipal são especificados abaixo:
 Receita Federal do Brasil: Primeiramente faz-se uma consulta de Viabilidade do nome pretendido para a empresa e em caso de ser deferida deve-se acessar ao site do Cadastro Sincronizado no site da Receita Federal e preencher a Coleta Web( coleta online) para dar início ao cadastro perante ao órgão federal.Deve-se portanto preencher toda a documentação exigida, fazer o pagamento das taxas, imprimir os documentos e encaminhar á Receita Federal para ser protocolado.A sociedade é cadastrada na base de dados da Receita Federal e receberá um número do CNPJ ( cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) indispensável para que a sociedade possa operar.O cadastro se dá de acordo com os procedimentos a seguir: 
 l- Consulta de Viabilidade
 ll-Cadastro Sincronizado: integração dos procedimentos cadastrais dos órgãos e entidades que participam do processo de formalização e legalização de empresas.
lll- Documento Básico de Entrada (DBE): é o protocolo de transmissão da ficha cadastral de pessoa jurídica para obtenção CNPJ emitido pela Receita Federal.
lV- Módulo integrador: é o sistema que unifica os dados da consulta de viabilidade e cadastro sincronizado.
V- FCN – Ficha de Cadastro Nacional: formulário para coleta de dados da sociedade empresária e cooperativa
REMP – Requerimento de Empresário, formulário que contém os dados do empresário.
Vl- Capa de Processo/Requerimento: Documento que contém o requerimento para solicitação na Junta Comercial do registro/arquivamento do contrato social.
Vll- Capa Processo/Enquadramento: documento que contém o requerimento de solicitação na Junta Comercial do registro/arquivamento do enquadramento da empresa em ME ou EPP.
Vlll- Declaração de Enquadramento: documento firmado pelos sócios para o registro do enquadramento da empresa em ME ou EPP.
lX- Checklist: lista de verificação de documentos para apresentação na Junta Comercial, para o registro do contrato social.
X- Contrato Núcleo: é o contrato social da empresa a ser apresentado na Junta Comercial.
Xl – DAE: é o documento de arrecadação Estadual utilizado para pagamento do preço relativo ao serviço prestado pela Junta Comercial.
Xll- DAE Consolidado: Documento de arrecadação estadual utilizado para pagamento do preço relativo ao serviço prestado pela Junta Comercial e outros órgãos como SEF, Corpo de Bombeiros.
	Prefeitura ou Administração Regional: Deve-se requerer o Alvará de funcionamento que é concedido pela Prefeitura para que a sociedade se estabeleça e exerça atividades em um determinado local. Há que ser feito estudo prévio, sendo recomendado a verificação da possibilidade de uso do local antes da constituição da empresa, evitando assim maiores aborrecimentos.Quanto á inscrição municipal esta também será obtida na Prefeitura, sendo obrigatória para as sociedades contribuintes do Imposto Sobre Serviços – ISS.
Necessita-se também da fiscalização da Vigilância Sanitária (quando indústria e/ou comércio de produtos alimentícios ou que apresentem riscos à saúde), e esta autorização e conseqüente liberação deverá ser realizada pela Prefeitura .
Em alguns casos faz-se necessário a autorização do Corpo de Bombeiros para que se possa exercer tal atividade, fazendo-se necessário que haja a vistoria para liberação do local através do laudo de bombeiro.
Documentos necessários (confirmar na Prefeitura local):
	- Inscrição Municipal (CCM);
	- Xerox autenticada do IPTU da sede da empresa;
	- Habite-se ou certificado de Regularidade do imóvel;
	- Pagamento de taxas: verificar modelo dos formulários e valores na Prefeitura do Município.
	Taxa de Fiscalização de Anúncios: Normalmente as Prefeituras cobram este tipo de taxa quando há exploração, ou utilização por qualquer meio, de anúncio nas vias e nos logradouros públicos, em locais deles visíveis ou ainda em outros locais de acesso ao público (letreiros e faixas com o nome da empresa colocados externamente), sendo, portanto recomendável a consulta junto a Prefeitura local.
	Registro no INSS: O empregador deverá promover a inscrição dos empregados no sistema de previdência social obrigatória e observar as demais disposições da legislação previdenciária
	Empresa:
	As firmas registradas na Junta Comercial ou no Cartório, devem procurar a agência do INSS na sua jurisdição com os seguintes documentos:
	- Certificado de Matrícula: 02 (duas) vias, adquirido em papelarias;
	- CGC (original e xerox);
	- Contrato Social (originale xerox);
	- Carimbo do CGC.
	Sócios:
	A inscrição dos sócios, através de formulário no INSS, deverá ser feita nas agências dos Correios ou nos postos do INSS. O carnê é adquirido em papelarias.
 FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço: O empregador deve promover a inscrição da empresa e dos empregados no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, que é gerido pela Caixa Econômica Federal, além de observar disposições da legislação trabalhista, a fim de poder realizar os devidos recolhimentos. Para o cadastro da empresa basta apresentar na CEF no setor de FGTS cópia do cartão CNPJ para que se faça seu cadastro.Já os funcionários deve-se fazer seu cadastro através da DCT ( Documento de Cadastro do Trabalhador)que deverá ser protocolado na CEF para seu cadastro.
	Registro no Sindicato Patronal: As empresas devem recolher a Contribuição Sindical Patronal na ocasião do registro da abertura de empresa e posteriormente proceder ao recolhimento obrigatório anual conforme data a ser consultada no respectivo sindicato. A base de cálculo da Contribuição é o valor do Capital Social registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo ou no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
	Inscrição Estadual: Esta será obtida perante o Governo do Estado, na Secretaria da Fazenda de sua jurisdição, sendo obrigatória para as sociedades que
sejam contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. A autorização para emitir Notas Fiscais é concedida pelo Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de sua jurisdição (Comércio e Indústria) ou pela Prefeitura no caso de Empresas de Serviços. Mesmo isenta do ICMS ou do ISS, a Microempresa terá de emitir Notas Fiscais conforme suas necessidades. Normalmente, a própria gráfica contratada pelo empresário, providencia a autorização. Após a impressão de documentos fiscais, a gráfica deve fornecer sua Nota Fiscal referente à impressão e o original do formulário contendo a autorização do Órgão Público correspondente: Secretaria da Fazenda ou Prefeitura.
	Registro no Conselho Regional: Nos casos em que se fizer obrigatório o registro da empresa no Conselho Regional, o empresário deverá providenciá-lo, verificando as exigências pertinentes.
Cetesb: As empresas Industriais ou que manipulem produtos que possam causar danos ao Meio Ambiente deverão obter, junto a CETESB, a Licença de Instalação e Funcionamento e obedecer as determinações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Prefeitura do Município (Lei Nº 997 de 31.05.76 e Decreto Nº 8.468 de 08.09.76). Os empreendimentos enquadrados como Microempresa de acordo com a Lei Nº 7.256/84, estão isentos da Licença da CETESB, devendo, porém, solicitar o Certificado de Dispensa junto ao orgão. (Decreto Nº 22.032 de 22.03.84).
Ministério da Saúde: Registro do produto, quando se tratar de indústria e comércio de produtos alimentícios, comésticos, farmacêuticos e embalagens. Estão isentas de registro na Secretaria da Saúde, os produtos de panificação, doceria, sorveteria, quando comercializados diretamente ao consumidor final, nas instalações do produtor. 
Ministério da Agricultura: Registro do produto de origem animal ou vegetal para consumo humano e de produtos de origem química que se destinam a aplicação na agricultura (agrotóxicos saneantes institucionais). Quando produtos de origem animal são comercializados no próprio município onde são fabricados, deve-se procurar a Prefeitura Municipal.
CONCLUSÃO
Com este trabalho pude conhecer os procedimentos exigidos por lei para que se possa constituir e legalizar uma sociedade empresária. Obtive conhecimento das principais características e diferenças entre uma empresa jurídica EIRELLI e a Sociedade Empresária Ltda. e também os principais procedimentos que se fazem necessários para obter a plena legalização de uma empresa frente aos órgãos competentes no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
Através deste trabalho pude concluir que as empresas no geral são de fundamental importância e essenciais para promover o crescimento econômico de qualquer país, pois é através delas que se tem a possibilidade de criação de empregos, distribuição de rendas e melhorias de condições de vida a toda uma população.
	 
REFERÊNCIAS
RANGEL,Tauã Lima Verdan. A empresa individual de responsabilidade limitada(EIRELLI): As inovações inauguradas pela Lei n°12.441/2011.
Disponível em: www.ambito-juridico.com.br
CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL.Abertura de Empresas.
Passo a passo. Disponível em: www.contabilrca.com.br
PINA, Bernardo. HTTP://www.produzindo.net/o-que-e-uma-sociedade-limitada/
HTTP://sociedade-limitada.info/mos/wiew/Conceito_de_Sociedade_Limitada/
ABRÃO, Nelson. Sociedades limitadas. 9ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEGRÃO, Ricardo.Direito empresarial: estudo unificado.São Paulo; Saraiva, 2008.
APÊNDICES 
Contrato Social
Alt Tab Manutenção em Produtos de Informática Ltda
 Júlio César da Silva, brasileiro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, em 28/01/1986, administrador, residente e domiciliado na cidade Rural-PR, á Rua Alecrim, 100 – Jardim Hortaliça – CEP 86000-000, portador do documento de identidade civil RG sob nº 123.456-78, expedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais( SSP/MG) em 22/07/1973 e inscrito no CPF/MF sob nº 300.400.500-00, nascido em 15/01/1955 e Marcos Vinícius da Silva, brasileiro, casado pelo regime de comunhão parcial de bens, em 08/02/1988, Técnico de Informática, residente e domiciliado na cidade Rural-PR, á Rua Alfazema, 1000 – Jardim Hortaliça – CEP 86050-000, portador do documento de identidade civil RG sob nº 222.333.44, expedido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SSP/PR) em 29/08/1982 e inscrito no CPF sob nº 000.111.222-33, nascido em 31/08/1966, resolvem por este instrumento particular de contrato social, constituir uma sociedade simples por quotas de responsabilidade limitada conforme as cláusulas e condições a seguir:
CLÁUSULA PRIMEIRA: A sociedade girará sob o nome comercial de “Alt Tab Manutenção em Produtos de Informática Ltda”; com sede e foro na cidade Rural/PR, sito á Rua Joaquim Távora, 1000 – CEP 86000-000 – Jardim da Poesia na cidade Rural/PR.
CLÁUSULA SEGUNDA: O objeto da empresa será de reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos de informática.
CLÁUSULA TERCEIRA: A sociedade iniciará suas atividades em 01/10/2014 e seu prazo de duração é por tempo indeterminado.
CLÁUSULA QUARTA: O capital social da empresa será de R$ 120.000,00( cento e vinte mil reais) a divisão das quotas 120.000 (cento e vinte mil) quotas, no valor de cada quota em R$1,00(um real) cada uma, integralizado e distribuído entre os sócios da seguinte forma:
O sócio Júlio César da Silva possui na sociedade 30.000 (trinta mil) quotas no valor de R$1,00( um real) cada uma, totalizando o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) cada, integralizado em moeda corrente do país no presente ato. O sócio Marcos Vinícius da Silva, possui na sociedade 90.000 (noventa mil) quotas no valor de R$1,00 (um real) cada uma, totalizando o valor de R$90.000,00 (noventa mil reais) cada uma integralizado em moeda corrente do país no presente ato.
PARÁGRAFO ÚNICO: O capital social da empresa totalmente integralizado fica assim composto e distribuído:
	SÓCIOS
	CAPITAL EM QT
	CAPITAL EM R$
	Júlio César da Silva
	30.000
	R$ 30.000,00
	Marcos Vinícius da Silva
	90.000
	R$ 90.000,00
	TOTAL
	120.000
	R$ 120.000,00
CLÁUSULA QUINTA: As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento dos demais sócios, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, o direito de preferência para a sua aquisição. No caso de venda, o direito de preferência será exercido mediante prévia notificação aos sócios remanescentes com o prazode 30(trinta) dias para a manifestação sobre o interesse. Qualquer cessão de quotas deverá ser efetivada através de Alteração Contratual e devidamente arquivada na junta comercial.
CLÁUSULA SEXTA: A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
CLÁUSULA SÉTIMA: A administração da sociedade caberá ao sócio Marcos Vinícius da Silva, ao qual compete o uso da firma individualmente ou em conjunto, ficando dispensado de caução para a administração, com poderes e atribuições de administrador autorizado o uso do nome empresarial, vetado, no entanto, em atividades estranhas ao interesse social, ou assumir obrigações seja em favor de qualquer dos quotistas ou de terceiros, bem como onerar ou alienar bens móveis e imóveis da sociedade, sem autorização dos demais sócios. Com exceção daqueles que constituem a atividade fim da empresa.
CLÁUSULA OITAVA:Os sócios poderão de comum acordo fixar, uma retirada mensal, a título de “pro labore”, observadas as disposições regulamentares pertinentes.
CLÁUSULA NONA: Ao término de cada exercício social, em 31 de Dezembro, o administrador prestará contas justificadas de sua administração, procedendo á elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico, cabendo aos sócios na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apurados.
CLÁUSULA DÉCIMA: Nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, os sócios deliberarão sobre as contas, e designarão administradores quando for o caso.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: A sociedade poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual assinada por todos os sócios.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA:Falecendo ou interditado qualquer sócio, a sociedade continuará suas atividades com os herdeiros sucessores e o incapaz. Não sendo possível ou inexistindo interesse destes ou do(s) sócio(s), remanescente(s), o valor de seus haveres, será(ao) apurado e liquidado com base na situação patrimonial da sociedade, á data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.
PARÁGRAFO ÚNICO: O mesmo procedimento será adotado em outros casos em que a sociedade se revolta em relação a seu sócio.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: O administrador declara sob a pena da Lei, de que não está impedido de exercer a administração da sociedade, por Lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrar sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente; o acesso a cargo público, ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra sistema financeiro nacional, contra normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou a propriedade.
CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: Fica eleito o foro da Comarca de Londrina-PR para o exercício e o cumprimento dos direitos e obrigações resultantes deste instrumento
E por estarem justos e contratados, lavram, datam e assinam o presente instrumento de contrato social, em três vias de igual teor e forma, juntamente com duas testemunhas, obrigando-se por si e por seus herdeiros a cumpri-lo fielmente em todos os seus termos.
Rural/PR, 01 de Outubro de 2014.
_________________________ _________________________
Júlio César da Silva				Marcos Vinícius da Silva
RG sob o nº. 123.456-78SSP/MG		RG sob o nº. 222.333.44 SSP/PR
CPF sob o nº. 300.400.500-00			CPF sob o nº. 000.111.222-33
__________________________ ___________________________ 
Testemunha:Maria Clara Vieira			Testemunha: Claudemar Santos
RG sob o nº.	MG-3.002.268		 RG sob o nº: M-5.336.036
CPF sob o nº.005.033.316-08			CPF sob o nº.025.044.114-41
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis
DANIELA MONTEIRO DE OLIVEIRA
CONTABILIDADE EMPRESARIAL 
DIAMANTINA
2014
DANIELA MONTEIRO DE OLIVEIRA
contabilidade empresarial 
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Empresarial e Trabalhista.
Orientador: Prof. Carolina Palomares Rufino
DIAMANTINA
2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes