Buscar

Ciclos Biogeoquímicos: Água, Carbono, Oxigênio e Nitrogênio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: Alexandre Gomes Pereira RGM: 11151101543
Engenharia Mecânica Turma: B 2º semestre 
Ciclos biogeoquímicos
Os quatro ciclos mais comuns
Os ciclos biogeoquímicos têm esse nome pois envolvem a biologia, química e física com trocas entre os seres vivos e o meio ambiente.
Começando com o ciclo mais comum que é o da água, que consiste na evaporação através do calor que se condensa e volta a cair em forma de chuva.
Outro dos mais importantes é o carbono que começou com erupções vulcânicas que espalharam o carbono pela atmosfera terrestre que por sua vez fixou-se nas plantas, ou transformou-se em petróleo que é queimado e em forma de gás liberado novamente na atmosfera.
O oxigênio esse essencial para a vida existe também na atmosfera terrestre e é utilizado principalmente na respiração e como comburente produzido por meio de fotossíntese e fotólise e volta novamente para a atmosfera.
E por fim o nitrogênio que é correspondente a 79% da atmosfera terrestre, e está presente em nosso corpo em forma de proteínas, mas não conseguimos extrai-lo em seu estado gasoso somente por meio de bactérias que são absorvidas pelas plantas e por sua vez ingeridas e será devolvido a atmosfera através da decomposição.
Todos os ciclos biogeoquímicos são responsáveis pelo bom funcionamento do meio ambiente e do ciclo mais importante para a preservação do planeta o ciclo da vida.
Bibliografia:
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/quatro-ciclos-biogeoquimicos-sao-os-mais-importantes.htm
https://www.youtube.com/watch?v=tqaSRf3rhgg
https://www.youtube.com/watch?v=LG48H_6LEDg

Outros materiais