Buscar

Teorias da Personalidade - Complexos de Édipo e Castração

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teorias da Personalidade: Complexo de Édipo e Complexo de Castração
Material Desenvolvido por Estudantes
Psicanálise
Origem do Nome
O “Complexo de Édipo” surgiu da tragédia grega denominada “Édipo Rei”, onde – em linhas gerais – o filho mata o pai e se casa com sua mãe, sem saber quem eram. 
Definição
Ocorre, normalmente, durante o estágio fálico do desenvolvimento psicossexual (entre 3 e 6 anos, aproximadamente).
Consiste na preferência exagerada do menino pela mãe, de forma que ele rivalize com o pai. 
Essa rivalidade normalmente é seguida de culpa, fazendo com que o menino tenha remorsos em relação ao pai. 
Possui, basicamente, oito estágios que ocorrerão durante o período.
Evolução do Complexo de Édipo
1) O menino se liga à mãe por meio dos cuidados e os carinhos maternais. Com o tempo ele passa a querer sua mãe só para si: deseja possuí-la totalmente.
2) Depois ele descobre a importância do pai. Percebe que não é só ele que ama sua mãe. O pai também a ama e por isso torna-se seu rival. 
Evolução do Complexo de Édipo
3) O menino deseja casar com sua mãe, deseja possuí-la completamente só para si, sem interferência do pai.
4) Como ela já tem um marido, o menino deseja eliminar o rival. Luta para conseguir isso, mas evidentemente não pode vencer o pai, pois esse é muito mais poderoso do que ele. O jeito que encontra para se vingar é o de tornar-se agressivo, cínico e desobediente. Em momentos que estão todos juntos, evita o contato do pai com a mãe.
Evolução do Complexo de Édipo
5) Com o tempo, o menino muda sua maneira de amar. Em vez de querer a mãe só para si, ele passa a uma nova tendência: deseja proteger a mãe, tenta envolvê-la com o manto protetor contra o que possa vir contra ela. Não permite que ninguém a magoe. 
6) Nessa fase, continua em competição com o pai, mas já agora admirando as qualidades dele. Passa a imitá-lo, deseja igualar-se a ele e tornar-se mais importante do que ele. A essa altura, o menino já está “bancando o homenzinho”. 
Evolução do Complexo de Édipo
7) Ao ir se tornando adulto, o menino vai se tornando independente, vai se desligando pouco a pouco da mãe. Na medida em que sua personalidade viril vai se firmando, ele deixa de competir com o pai e começa a tratá-lo normalmente.
8) Como um adulto normal, ele passa a se interessar pelas outras mulheres. Há o fim do Complexo de Édipo e o homem segue sua vida normalmente.
Complexo de Édipo Feminino
Também denominado como Complexo de Electra (Jung), consiste na rivalidade da menina com a mãe, nos mesmos moldes do complexo de Édipo, e o amor pelo pai. 
Complexo de Castração
Surge da ansiedade e do medo (literal e metafórico) da castração.
A menina se sente inferiorizada ao descobrir que não tem um pênis. 
O menino, ao perceber que a menina não tem um pênis, torna-se ansioso sobre o momento em que o seu será arrancado assim como pensa que o dela foi.
Complexo de Castração	
Está relacionado ao Complexo de Édipo porque o menino se identifica com o pai, que também possui um pênis e, ao mesmo tempo, tem medo que, caso rivalize com o pai, seu pênis seja arrancado. 
É fundamental na diferenciação sexual das crianças, que começam a entender quem é homem e quem é mulher.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais