Buscar

TESTES _CETEPP

Prévia do material em texto

D-70
Autora: Iraí Cristina  Boccato Alves
Finalidade e Indicações:
Trata-se de um teste de inteligência geral, não verbal, que avalia de maneira relativamente pura o fator "g" de Spearman. Destina-se a estudantes do 2º grau e adultos com nível de escolaridade de 2º ou 3º grau. Utilizado para diagnóstico clínico, seleção profissional e também na orientação profissional.
Material:
Manual
Caderno de aplicação
Folha de respostas
Crivo de avaliação
Tempo e Forma de Aplicação
O teste é aplicado em 25 minutos, individual ou coletivamente.
Descrição:
O Teste D.70 foi criado em 1970, na França, para ser uma forma equivalente ao D48, pois a ampla utilização do D48, ao longo de mais de 20 anos, tornou-o suficientemente conhecido. No D.70, os itens são também apresentados em forma de uma seqüência de dominós. A tarefa do sujeito consiste em descobrir quantos pontos deveriam estar nas duas metades do dominó, em branco, para que a seqüência seja completada (ou a figura forme um sentido), e então escrever os algarismos correspondentes na folha de respostas. O teste é constituído de 4 exemplos e 44 itens, dispostos em séries. Em cada série a forma de apresentação dos dominós mantém-se a mesma e os itens estão em ordem de dificuldade crescente. Os itens iniciais de cada série introduzem um novo princípio de raciocínio e, por isso, são mais fáceis que os últimos da série anterior. Os princípios empregados são os seguintes: identidade, simetria, alternância, progressão simples, progressão complexa ou intercalada, combinação de princípios prévios, adição, subtração e permutação das posições dos dominós. A avaliação é simples e rápida, através de crivo de correção. A resposta é considerada correta quando houver acerto nas duas metades do dominó, sem inversão. O total de pontos é conver- tido em percentil ou classes normalizadas.
Padronização Brasileira:
 A padronização no Brasil foi realizada com 1.161 sujeitos, divididos em dois grupos. O grupo de escolares com 632 alunos do 2º grau, provenientes de 18 escolas sorteadas no município de São Paulo, onde foram respeitadas as proporções em relação a idade, sexo, e tipo de escola (pública e particular), em relação às estatísticas oficiais. O grupo de adultos, foi composto de 529 sujeitos, profissionais e candidatos a empregos em algumas empresas da cidade de São Paulo, com idade variando de 17 a 44 anos e escolaridade mínima de 2º grau incompleto. Foram construídas tabelas separadas para os dois sexos em 11 classes normalizadas e em percentis para escolares do 2º grau, para adultos com 2º grau e para adultos com 3º grau. O Manual apresenta também a tabela francesa com 11 classes normalizadas para sujeitos a partir de 18 anos e com o mínimo de 1º grau completo.A 2ª edição do Manual apresenta ainda um estudo inédito a respeito da dificuldade dos itens, incluindo uma descrição detalhada dos raciocínios envolvidos em cada um dos itens do teste.
D2-Teste de Atenção Concentrada
Autor: Rolf Brickenkamp. 
Área de Avaliação: Atenção Concentrada.
Finalidade: Avaliação da atenção concentrada visual e, em sentido mais amplo, da capacidade de concentração. Utilizado na avaliação da aptidão para dirigir veículos e para outras profissões que exijam concentração e atenção visual. Indicado também para diagnóstico na área clínica, escolar e do desenvolvimento, para seleção profissional e experiências psicofarmacológicas.
População: Destina-se a sujeitos de 9 a 52 anos.
Forma de Aplicação: A aplicação pode ser individual ou coletiva.
Tempo de Aplicação: Aproximadamente 8 minutos incluindo as instruções. 
Material:
- Manual.
- Bloco de folha de aplicação (25 fls).
- Dois crivos e uma régua para avaliação.
Teste das Fábulas 
(Forma Verbal e Pictórica Adaptação e Ampliação das Fábulas de Düss)
Autor: Jurema Alcides Cunha e Maria Lúcia Tiellet Nunes.
Área de Aplicação: Personalidade.
Finalidade: É uma técnica projetiva para exploração da personalidade que se destina à avaliação dos complexos infantis e para estudo das resistências. 
População: Pode ser aplicado a crianças a partir de 3 anos e, eventualmente, a adolescentes e adultos.
Forma de Aplicação: A aplicação pode ser individual ou eventualmente coletiva.
Tempo de Aplicação: Sem limite de tempo, leva em média de 15 a 20 minutos. 
Material:
- Manual.
- Conjunto de 12 pranchas.
- Protocolo de aplicação.
BBT-Teste de Fotos de Profissões
Autor: Dr. Phil. Martin Achtnich. 
Área de Avaliação: Vocacional.
Finalidade: É um método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, construído para ser utilizado como técnica central para o processo de orientação vocacional e desenvolvimento organizacional. 
População: Pode ser aplicado em adolescentes a partir de 12 anos, jovens e também em adultos.
Forma de Aplicação: Individual. A validade da aplicação coletiva e resultados estão em estudo.
Tempo de Aplicação: Tempo é livre com duração média de duas horas.
Material:
- Manual
- Manual feminino
- Manual masculino 
- Dicionário
- Conjunto de fotos de profissões (série masculina e feminina - importado da Suiça)
- Protocolo de aplicação
Teste de Raven Matrizes Progressivas Coloridas – Escala Especial
Autor: J. C. Raven, J. H. Court e J. Raven  Padronização Brasileira:A. L. Angelini, I. C. B. Alves, E. M. Custódio, J. L. M. Duarte, W. F. Duarte. 
Área de Avaliação: Inteligência.
Finalidade: Trata-se de um teste não verbal para avaliação da inteligência, especificamente do fator "g", proposto por Spearman. Permite avaliar a inteligência geral se for usado em conjunto com um teste de vocabulário. Indicado para avaliação do desenvolvimento intelectual na escola, em diagnósticos clínicos, em estudos interculturais e antropológicos. Útil também para sujeitos portadores de deficiências físicas, afasias, paralisia cerebral ou surdez, bem como sujeitos que não dominam a língua nacional.
População: Destina-se a crianças de 5 anos a 11 anos e meio, deficientes mentais e pessoas idosas.
Forma de Aplicação: A aplicação pode ser individual ou coletiva, em grupos de 8 a 9 crianças.
Tempo de Aplicação: Sem limite de tempo, média de 15 a 20 minutos.
Material:
- Manual.
- Caderno de aplicação (reutilizável).
- Bloco de folha de respostas (25 fls).
- Crivo de correção.
- Cartazes dos itens A1 e A2 para aplicação coletiva
Pfister- As Pirâmides Coloridas de Pfister
Autor: Anna Elisa de Villemor - Amaral
Editora: Cettep
Área de avaliação: Personalidade
Finalidade: Técnica projetiva não verbal de avaliação da dinâmica emocional das pessoas, bem como de alguns aspectos de seu funcionamento cognitivo. A tarefa proposta consiste na execução de pirâmides com quadrículos coloridos e é de rápida aplicação, facilmente aceita pela maioria das pessoas, podendo ser aplicada em diversas áreas de atuação do psicólogo, em crianças, adolescentes e adultos.
População: Crianças a partir dos 7 anos até idosos, pessoas com transtornos mentais leves a graves, devendo-se excluir casos em que há deficiência em distinguir cores.
Forma de aplicação: Individual.
Tempo de aplicação: em média de 15 minutos.
Material:
- Manual
- Jogo com quadrículos coloridos composto de dez cores subdivididas em 24 tonalidades, havendo no mínimo 45 unidades de cada tom e a mesma quantidade para todos os tons.
- 3 Cartelas contendo o esquema de uma pirâmide.
- Bloco de folhas de protocolo (25 fls).
- Tabela de cores.
� PAGE \* MERGEFORMAT �6�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes