Buscar

Processos administrativos ETAPA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Etapa 3
1.DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
	A direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Ela trata basicamente de relações humanas. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação a ser dada às pessoas por intermédio da comunicação e habilidade de liderança e motivação.
	A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
Como não existem empresas sem pessoas, a direção constitui uma das mais complexas funções administrativas pelo fato de envolver orientação, assistência á execução, comunicação, motivação, gestão de conflitos, enfim todos os processos pelos quais os administradores procuram influenciar os seus subordinados para que se comportem de acordo com duas expectativas e consigam alcançar os objetivos da organização.
	 Tarefa essêncial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforços em direção aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os níveis, a direção está condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a própria contribuição para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades.
	A tradicional Gerencia está cedendo lugar a uma nova liderança renovada democrática e participativa. Cada pessoa em qualquer nível da organização
precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer a hierarquia para aprovar suas idéias e sugestões. Diante disto torna-se indispensável que as pessoas aprendam novos hábitos e conceitos para contribuírem com novas idéias e novas soluções e isto depende do trabalho do executivo como líder renovador, impulsionador e facilitador da mudança e do aprendizado.
	A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez são os recursos responsáveis por vivificar os demais recursos empresariais.A participação é um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados e requer o envolvimento mental e emocional das pessoas. E quando envolvidas e estimuladas estas se tornam desejosa de contribuir, sobretudo quando há um clima de confiança mútua entre as partes.
	A ideologia existente no intimo de uma empresa cumpre um papel central na determinação de como será o seu desempenho. A sobrevivência e o crescimento da organização ocorrem na mesma proporção em que ela consegue o ajustamento e a adaptabilidade às mudanças ocorridas nos seus ambientes.
2. DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL
	Após a fase de planejamento e Organização, onde colocamos os nossos planos no papel e o desenvolvemos de acordo
com a captação de recursos advindos de várias fontes de setores da sociedade local, que os tornaram necessários para colocar o nosso projeto em ação, abordaremos a seguir as etapas da Direção nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboçado anteriormente.
	Sabemos que a Direção é a terceira função do Administrador, e tem papel relevante diante desse novo modelo de gestão contemporânea onde a organização é Participativa, ou seja, os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe.
	No nível Institucional de nossa equipe colocamos em prática as nossas competências e habilidades conceituais para dar continuação a nosso projeto, através de conhecimentos prévios a respeito do tema em questão como um evento de coleta de sangue , a partir do momento em que tivemos uma Visão Ampla do problema discutido, surgiu então a vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver a falta de sangue em nossa região..
	A partir do nosso objeto específico a ser alcançado, utilizamos como base na nossa Administração princípios de teorias contemporâneas como a Teoria Y, facilitando assim a distribuição de responsabilidades de forma mais democrática entre os níveis hierárquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment, conceituando o nosso cronograma de modelo achatado, onde é mais fácil delegar tarefas com um nível maior de confiança em nossos colaboradores que contribuíram para a execução de nosso objetivo. Foi utilizado como sistema de gestão
para o cumprimento de nossa meta, e, utilizado em forma hierárquica na nossa Administração um sistema que tende a ser o modelo de gestão mais adequado para a sociedade contemporânea, que é o 	Sistema Participativo, onde as nossas políticas, sistemas de comunicação, trabalhos em equipes, confiança, participação e envolvimento foram fundamentais e essenciais para a execução de nossas atividades.
	Após o estabelecimento do objeto a ser alcançado e sabendo das nossas potencialidades e fraquezas, então utilizamos a Gerência com forma de conduzir as atividades em âmbito tático, traduzindo as decisões tomadas em nível estratégico para a execução das atividades. 
	Para conseguirmos mais colaboradores para o nosso projeto foram necessários o uso da Comunicação para conseguir os recursos necessários juntamente com recursos próprios. Devido ao tema que escolhemos para trabalhar não ser de tanta veiculação na mídia não foi fácil fazer com que as pessoas aderirem ao nosso projeto, então a Motivação foi um tema que abordamos diretamente com nossos colaboradores já que eles são a base de nosso projeto e estariam diretamente na execução das atividades.
	A partir do momento que o nosso objetivo foi distribuído nos níveis departamentais de uma forma que fosse mais fácil a sua direção e gerência então passamos para a parte de supervisão, onde colocamos em prática todo um planejamento desenvolvido desde o princípio de nosso projeto.
	O processo de direção no nível operacional de nosso projeto considerou aspectos que são fundamentais para que haja retorno positivo à equipe, não somente financeiro, mas também socialmente por que as decisões de Administradores resultam em implicações éticas na sociedade. Em súmula, o papel da direção nessa etapa de trabalho foi de pegar o nosso objetivo antes estabelecido, mensurá-lo e transforma-lo em execução através de níveis gerenciais e de supervisão, distribuímos nosso planejamento em diversos ramos de ações.

Outros materiais