Buscar

a psicologia

Prévia do material em texto

Capitulo 2. 
Advogar e pensar.
Conferencia na USP.
Num grifo original o organizador Goldeberg, traçou nesta conferencia um perfil do jurista Sobral Pinto, e sua luta contra a injustiça, ressaltando a obra de Sobral Pinto, a psicologia do rebelde. Tratando ainda sobre o mesmo autor Goldeberg, comenta sobre seus artigos ligados a justiça social, apesar de artigos muito rebeldes, mas acima de tudo digno de seu prestígio, mas convergentes com parâmetro na social dessa época.
Na Liturgia Aristocrata, fazendo um contesto, o autor faz uso do fascismo, para explicar a repudia do ser humano, tenta ele explicar ainda por que tentamos tanto uns dominar os outros, usa o exemplo do Genocídio na origem da América. 
A questão em comento tenta explicar como se tem que fazer sacrifícios para construir uma nova sociedade, nem que para isso faça uso do genocídio seja ele corporal ou social, como social a grotesca desigualdade em que vive a sociedade moderna.
Para essa corrente, O direito penal de Martin Buber. Segundo Jacob, a psicologia passou a ser ética, e social na visão desse autor, com a seguinte pauta inicia se Punição e Gratificação. Aqui duras criticas ao código civil brasileiro, sobre suas penas serenas comparadas com os códigos de outros países. Exemplo o Frances.
A psicologia como referencia, Ser no outro. Observando o termo responsabilidade ele destrincha os sentidos da palavra, ação ponderada sobre a coisa, para solucionar as divergências sociais.
O sexto mandamento, e uma criticam ferrenha a humanidade baseada nos pensamentos de Tomas Hobbes, e ao Voto, manifestação de um Estado babá. O uso do sufrágio universal, como um pedido de socorro humanitário, eu tenho de votar o Estado tem o dever de me proteger. Representação ou projeção. Definição da sociedade brasileira como casuísta ignorante e de pensamentos vagos sem objetividade.
Uma seria ameaça a estrutura da saúde. Problema entre as leis de politicas publica e o sistema de saúde. Consciência e justiça social. A ajuda social que vem como uma compensação de consciência. O sagrado e o profano no social. 
O desrespeito ao meio ambiente e as politicas de ficção que não resolvem nada. A lei de crimes ambientais não acaba com o desmatamento.
Crise na crise
A falta de estudos sobre as vitimas de crimes sexuais, dificultam as autoridades a encontrar culpados nos crimes contra mulheres. Causando indignação na população. Falta de educação ou povo desorganizado. Politica da educação. Falta de infraestrutura destroem o sonho de milhares de pessoas. Ultima sessão de politica. Como o jogo politico pode mudar mesmo nas ultimas cartadas com a inversão de valores e a compra de apoio. Técnicas medievais de interrogatório, fogo no circo.
Aqui destaque sobre as técnicas de tortura e apanico, para as testemunhas de crimes.
Tribuna de debates.
Na hora dos debates nos tribunais como os homens comuns ficam o baixo dos magistrados, essa soberania de poder estatal pode cometer qualquer tipo de injustiça mesmo assim vai ser considerado justo aos olhos de todos. Uma análise na relação executiva e legislativa. Como os poderes harmônico e separado entre si, pode haver tantas discordâncias de opinião a respeito de uma mesma sociedade.
Totalitarismo e ontologia moral. Como conceitos com de: Marxs, Genocídio, Nazismo. Foram aceitos tanto tempo como verdades em uma sociedade.
Jurista debatem energia nuclear. A disparidade de acionar o judiciário para tudo ate para as questões da astrofísica, e termos concretos garantidos pela Constituição como a Liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa pode levar a sociedade a ter visão destorcida da verdadeira face da ação ou da omissão.
Direito, tempos, costumes. Direito que e a faculdade do justo. Tempos, que e a mudança de uma sociedade. Costumes, comum de um povo.
Como a faculdade do justo pode atuar na sociedade para controlar as atividades, comum de um povo. Ecologia visão politica. A responsabilidade politica e social para preservar o meio ambiente. Jânio mito e personagem. As historia mitos e verdades do criador da consolidação das Leis do trabalho.
O Tribunal repele o parecer antissemita, a descrença com o respeito à liberdade religiosa dos imigrantes, viola a dignidade, mas como vimos na forma sobredita, se esta com toga e no tribunal qualquer arbitrariedade nos parece ético e nos desce garganta a baixo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes