Buscar

etica ESCRITO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301430182)
	6a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O médico prescreveu para a Sra SBv, de 60 anos, internada na unidade de Hematologia, uma bolsa de concentrado de hemácias. Ao receber o sangue do serviço de hemoterapia, o enfermeiro, na pressa, não fez a conferência do rótulo da bolsa com a prescrição médica e com o nome da paciente e assim iniciou a infusão do hemocomponente. Após 10 minutos de infusão, o paciente apresentou reação transfusional. Foi verificado que o nome da paciente, bem como o tipo de sangue, que constava no rótulo da bolsa não era da paciente SBv. Analisando os fatos acima, e considerando os aspectos éticos e legais do enfermeiro. Descreva a Inobservância do dever cometido pelo profissional ?
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Imprudência
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301430187)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem ¿ COFEN, no uso das suas atribuições legais e regimentais.CONSIDERANDO a Lei nº 5.905/73, artigo 8º, IV e V. CONSIDERANDO a Lei nº 7.498/86 e seu Decreto Regulamentador nº 94.406/87.CONSIDERANDO o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução COFEN nº 240/2000, em seu artigo 51. De acordo com a Resolução 278/2003 do COFEN, que dispõe sobre sutura realizada por Profissional de Enfermagem. Descreva a conduta correta do profissional enfermeiro mediante a situação acima PERMITIDA POR Lei?
		
	
Sua Resposta: as situacões de urgencia. mesmo assim tem que fazer um relatorio minucioso, onde deve constar todos aspectos envolvidos no caso. o enfermeiro obstreta pode realizar a episiorrafia.
	
Compare com a sua resposta: É ato de Enfermagem, quando praticada por Enfermeiro Obstetra, a episiorrafia.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301430189)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986, dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. No seu ART. 1o pode-se identificar que é livre o exercício da enfermagem em todo o território nacional, desde que observadas disposições desta lei, que em seu Art. 11, trata : O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente. Discorra qual a condição que não é permitido ao enfermeiro a circunstância da Lei citada acima?
		
	
Sua Resposta: e
	
Compare com a sua resposta: Planejamento,execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301430180)
	6a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	A enfermeira Tereza trabalha em determinada instituição de Saúde, na qual é observado total desrespeito ao direito previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no que tange às condições dignas para o exercício profissional e desrespeito à legislação do setor saúde. Neste caso, cabe ao profissional, entre outras, as seguintes ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem em seu pleno exercício, mediante Lei 7.498/86. Descreva as ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem ?
		
	
Sua Resposta: s
	
Compare com a sua resposta: Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, reinvidicando melhores condições de assistência, manter suas atividades, apesar do desrespeito à legislação do setor saúde, quando se tratar a assistência, de uma emergência, recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de equipamentos de proteção individual, definidos na legislação específica e negar-se a executar atividades em condições de trabalho que ponham em risco a coletividade sob seus cuidados.
	 1a Questão (Ref.: 201301430188)
	8a sem.: LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Pelo art. 35 do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, que trata das relações do enfermeiro com a pessoa, a família e a coletividade, configura proibição a esse profissional. Descreva em que situação, leva, o profissional enfermeiro registrar as informações com a família e a coletividade?
		
	
Sua Resposta: M
	
Compare com a sua resposta: Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301462982)
	6a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	
	Podemos dizer qua a Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. De acordo com os parágrafos, qua trata: Da Responsabilidade Ético-Legal do Enfermeiro e os aspectos históricos e evolutivo da Legislação de enfermagem, em seu exercício profissional. Pergunta-se: Qual a origem das normas e regras sociais e sua importância na regulamentação das atividades da equipe de enfermagem hoje. 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: Desde a Antigüidade existem normas regulando as relações das pessoas em sociedade. As normas antes buscavam estabelecer regras para o convívio social, os direitos e deveres dos indivíduos, mas também impunham sanções ou reprimendas a quem não as cumprisse.O código de Hamurabi. A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986 regulamenta o exercício da enfermagem em todo o território nacional. Ela estabelece os direitos e as competências de cada categoria da enfermagem.Discute a responsabilidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares, sobretudo quando ocorrem casos de denúncias de negligência, imperícia ou imprudência cometida por estes profissionais que, de alguma forma, acarretam prejuízos ao cliente, à instituição e à reputação da profissão.Responsabilidade: tem a conotação de obrigação, compromisso ou dever de satisfazer ou executar alguma coisa que se convencionou ou, suportar as sanções ou penalidades decorrentes dessa obrigação. 
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301175952)
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem precisa se afastar de suas atividades Por 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital. Ao receber fiscalização do COREN, o conselho notifica a instituição e abre-se uma investigação contra a Enfermeira podendo resultar em ______________________________.
		
	
Sua Resposta: suspenção das suas atividades
	
Compare com a sua resposta: processo administrativo conforme lei em vigor
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301266445)
	
	José, enfermeiro, intimado a testemunhar em caso em que se fará necessário a revelação de fato sigiloso, que tomou conhecimento em razão de sua atividade profissional, deve, de acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, atender a qual princípio legal, diante da Lei do exercício profissional (7.498/86).Sua Resposta: processo administrativo conforme a lei em vigor
	
Compare com a sua resposta: Comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo sobre o fato ocorrido.
	 1a Questão (Ref.: 201301176049)
	
	A Lei de nº 7498 de 25 de junho de 1986 que dispõe sobre o exercício da enfermagem foi regulamentado pelo decreto de nº 94406, de 08 de junho de 1987 pelo então presidente da República José Sarney. Que usando de suas atribuições conferidas pela Constituição faz valer já existente. A Lei em questão descreve as categorias que estão aptas a exercer assistência de enfermagem, de acordo com a formação específica de cada uma. Que categorias são descritas nessa Lei.
		
	
Sua Resposta: ENFERMEIRO, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, AUXILIAR DE ENFERMAGEM E PELA PARTEIRA
	
Compare com a sua resposta: São descritas as seguintes categorias: ¿ Enfermeiro ¿ Técnico de Enfermagem ¿ Auxiliar de Enfermagem ¿ Parteira
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301266446)
	
	A enfermeira Tereza trabalha em determinada instituição de Saúde, na qual é observado total desrespeito ao direito previsto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no que tange às condições dignas para o exercício profissional e desrespeito à legislação do setor saúde. Neste caso, cabe ao profissional, entre outras, as seguintes ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem em seu pleno exercício, mediante Lei 7.498/86. Descreva as ações a serem cumpridas pelo profissional de enfermagem ?
		
	
Sua Resposta: PROCURAR O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM (COREN) EM BUSCA DOS SEUS DIREITOS
	
Compare com a sua resposta: Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, reinvidicando melhores condições de assistência, manter suas atividades, apesar do desrespeito à legislação do setor saúde, quando se tratar a assistência, de uma emergência, recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de equipamentos de proteção individual, definidos na legislação específica e negar-se a executar atividades em condições de trabalho que ponham em risco a coletividade sob seus cuidados.
		
	 1a Questão (Ref.: 201301175949)
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem precisa se afastar de suas atividades Por 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique
		
	
Sua Resposta: sim, e o prazo para comunicar é de 15 dias, precisa comunicar ao coren para que se ouver algum problema ele não seja responsabilizado.
	
Compare com a sua resposta: Só comunicar ao seu superior imediato não é o suficiente, ela deve comunicar por escrito ao COREN. Sem isso ela pode ser penalizada administrativamente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301175952)
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem precisa se afastar de suas atividades Por 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital. Ao receber fiscalização do COREN, o conselho notifica a instituição e abre-se uma investigação contra a Enfermeira podendo resultar em ______________________________.
		
	
Sua Resposta: suspessão de sua atividade
	
Compare com a sua resposta: processo administrativo conforme lei em vigor
	 1a Questão (Ref.: 201301184408)
	
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301184379)
	
	A realização do parto normal sem distócia, segundo a resolução do COFEN-223/99 é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obstétrica e na Saúde da Mulher. Para esses profissionais, quais funções competem realizar na Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal?
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete realizar a: Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; Execução e assistência obstétrica em situação de emergência.
		
	 1a Questão (Ref.: 201301184408)
	
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301184379)
	
	A realização do parto normal sem distócia, segundo a resolução do COFEN-223/99 é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obstétrica e na Saúde da Mulher. Para esses profissionais, quais funções competem realizar na Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal?
		
	
Sua Resposta:WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEDDDD
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete realizar a: Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; Execução e assistência obstétrica em situação de emergência.
		
	 1a Questão (Ref.: 201301174855)
	
	Enfermeira graduada sem especialização em obstetrícia recebe em seu posto do Programa de Saúde da Família (PSF), gestante em trabalho de parto. Ao avaliá-la identifica grave distúrbio e risco de morte para a mãe e para o bebê. Sabendo que a maternidade de referencia fica ha 01 hora do local onde ela está, decide então fazer o parto. Pergunta-se: Caso ocorra imprevisto e a mãe ou o recém-nascido morra e ela venha ser processada pela família, estará respaldada pela lei que regulamenta a enfermagem? Justifique.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Sim, mesmo não sendo Enfermeira Obstetra a resolução COFEN 223/99 lhe dá respaldo para intervir e tomar os procedimentos que entender imprescindíveis para garantir a segurança do binômio mãe/ filho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301176055)
	
	A realização do parto normal sem distócia, segundo a resolução do COFEN-223/99 é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obstétrica e na Saúde da Mulher. Explique ainda que outras responsabilidades compete a esses profissionais.Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete ainda: - Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; - Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; - Execução e assistência obstétrica em situação de emergência.
	 1a Questão (Ref.: 201301348113)
	7a sem.: RESOLUÇÃO 223/99
	
	A realização do parto normal sem distócia, segundo a resolução do COFEN-223/99 é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obstétrica e na Saúde da Mulher. Para esses profissionais, quais funções competem realizar na Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal?
		
	
Sua Resposta: n
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete realizar a: Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; Execução e assistência obstétrica em situação de emergência. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301348142)
	9a sem.: RESOLUÇÃO 225/2000
	
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Sua Resposta: n
	
Compare com a sua resposta: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	 1a Questão (Ref.: 201301339790)
	6a sem.: RESOLUÇÃO COFEN 225/2000 - CUMPRIMENTO DE PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA/TERAPÊUTICA À DISTÂNCIA
	
	Segundo a resolução do COFEN-225/2000 no cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, com que ações/praticas é vedado o Profissional de Enfermagem. 
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: As ações e/ou praticas podem ser que o Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	
	 
2a Questão (Ref.: 201301463003)
	13a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NA PESQUISA EM ENFERMAGEM E BIOMÉDICA
	
	Ética e pesquisa Biomédica em Enfermagem, aspctos Legais e documentos básicos têm orientado o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação biomédica e em saúde: O Código de Nuremberg: teve sua origem na devastadora pesquisa realizada sem nenhum conceito de participação ou consentimento voluntário, durante a Segunda Guerra Mundial; Declaração de Helsinque: desenvolveu uma compreensão crescente das diferenças entre a investigação terapêutica e a não-terapêutica e ampliou a compreensão dos tipos de informação que devem receber os sujeitos potenciais da investigação. PRINCÍPIOS ÉTICOS: São universalmente importantes para todas as práticas de saúde, mas a maneira como eles são aplicados podem, numa determinada situação, diferir de uma cultura para outra; São os mesmos aplicáveis na Pesquisa em Enfermagem daqueles utilizados na prática e na pesquisa, como na prática o paciente tem direitos e o enfermeiro tem a responsabilidade e princípios sob o ângulo da pesquisa. Pergunta-se: O que estabelece a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde .
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: A Pesquisa aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Neles estão inclusos a recomendação às pessoas interessadas a fazer pesquisa, a uma leitura profícua da Resolução, cujo conteúdo irá esclarecer e auxiliar o pesquisador a seguir os ditames éticos em vigor; O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem inclui diversos artigos referentes à realização ou participação em pesquisa, assim como para sua publicação. 
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301339681)
	9a sem.: resolução do COFEN 302/2005
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem, precisa se afastar de suas atividades Poe 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique.
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: Sim é necessário comunicar ao COREN de sua região. A resolução do COFEN 302/2005. Determina que o responsável técnico por um sérico que se afastar por mais de 30 dias devera comunicar ao COREN sob pena de sofrer sanção administrativa. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301338627)
	8a sem.: resolução COFEN 292/2004
	
	Enfermeira chamada à direção do hospital onde trabalha e é informada que esta sendo processada pela família de um doador de órgãos. A família alega que seu parente foi mutilado pela Enfermeira quando estava em morte cerebral. A Enfermeira fez a retirada o globo ocular (enucleação). Mesmo argumentando ter feito curso pela Associação Pan-americana de Banco de Olhos (APABO) o diretor do hospital que é medico, em conjunto com a coordenação de enfermagem, alegando que esse procedimento é exclusivo de médicos, dá a ela uma suspensão por 30 dias de suas funções ainda informando que será aberto processo ético em seu conselho por ter praticado ato de mutilação do doente. Sabendo eu a família autorizou pro escrito a retirada de órgãos e tecidos para doação, responda; a Enfermeira esta respaldada pela lei para fazer esse procedimento? Justifique:
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: Sim, ela tem o respaldo legal para fazer esse procedimento. A resolução COFEN 292/2004, faculta a Enfermeira realizar a enucleação do globo ocular, desde que tecnicamente habilitada pela APABO.

Outros materiais

Perguntas Recentes