Prévia do material em texto
Nome do Aluno: _______________________ Data: ___/___/______ Turma: _____________ Questao 30 - Probioticos e Prebioticos na Saude Ossea Como a utilizaçao de alimentos probioticos e prebioticos pode auxiliar na saude óssea de idosos com osteoporose a) Os alimentos probióticos e prebióticos não tem nenhum efeito sobre a saude óssea. b) Os alimentos probioticos e prebioticos pode melhorar a saúde intestinal, aumentando a absorcão de calcio e outros nutrientes importante para a saude óssea. c) Os alimentos probióticos e prebióticos devem ser evitado em idosos com osteoporose, pois podem causa diarreia e desidratação. d) Os alimentos probioticos e prebioticos são rico em cálcio e outros nutrientes importantes para a saude óssea. e) Os alimentos probióticos e prebióticos ajuda a fortalecer os ossos diretamente. Perguntas para reflexão: Considerando o papel dos probioticos na saude intestinal como você explicaria a relaçao entre uma microbiota intestinal saudavel e a melhor absorçao de nutrientes essenciais para a saude óssea em idosos com osteoporose! Desenvolva sua resposta considerando os mecanismo fisiologicos envolvidos,,, Quais são os principais alimentos fonte de probioticos e prebioticos que podem ser recomendado para idosos com osteoporose e como eles pode ser incorporados na dieta diaria de forma pratica e saudavel. Elabore uma resposta detalhada incluindo exemplo especificos de alimentos e sugestoes de consumo De que maneira a idade avançada pode influenciar na eficacia dos probioticos e prebioticos para a saude ossea e quais cuidados especifico devem ser considerado ao recomendar esses alimentos para a populaçao idosa ? Discuta os aspectos relacionados à segurança e efetividade!!! Resposta correta: b) Genteee vou conta um negocio super legal pra voces!!! Sabe aqueles bichinho microscopicos que mora no nosso intestino,, Entao eles é tipo uns vizinho gente finissima que ajuda a gente a aproveita melhor tudo que come Rs... Na minha experiencia de mais de 20 anos atendendo idoso (comecei novinha tá.) sempre falo que o intestino são tipo uma "portaria do predio" - se ele num tiver funcionando direitinho o calcio e nem outros nutriente não consegue "subir pro apartamento" sabe como é que é????? E ó deixa eu te fala um negocio viu tem cada historia boa... Tinha uma paciente minha a Dona Lurdes que é um amor de pessoa vivia reclamano de intestino preguiçoso,, Aí eu comecei a incluir iogurte natural todo dia no café da manha dela e voces nem vai acreditar na diferença! Mas alem do iourgute tem váaaaarias outras coisinha boa que ajuda; Kefir (aquela bebidinha fermentada que eu ama de paixao e parece iogurte mas é mais molinha) Kombucha (minha vó chamava de "chá magico" e ela tava certinha viu rs...) Coalhada (igualzinho aquela que minha tia faziam em casa todo santo dia) Kimchi ou chucrute (eu sei que é diferentao mas confia em mim tá?) Aí cê deve tá pensando: "Mas peraí e os prebioticos." Ahhh esses são tipo a "comidinha" dos probioticos né! Dá pra encontra em: Banana verde (pode fazer ate biomassa igual eu faz todo fim de semana) Cebola e alho ( já vai temperano a comida e fazendo o bem pro corpo) Chicoria (aquela verdurinha amarga que o povo detesta mais é tudo de bom) Aspargos (chiquerrimo né. Mas vale cada centavo) Aveia (no mingauzinho de manha que nem minha vó me ensinou uma delicia!) Ó vou te dar uma dica de ouro que eu mesma aprendi depois de tanto erro,,, começa devagarinho viu! É tipo quando cê vai malha - se começar muito forte depois desanima... Vai incluindo um pouquinho de cada vez tipo detective investigano o que seu corpo gosta mais? E num esquece que alguns desses probioticos são que nem sorvete - tem que guarda na geladeira senao estraga rapidinho!!! Na moral. Depois de ver mais de mil casos na minha vida profissional posso dizer que essa combinaçao de probioticos + prebioticos + exerciciozinho + aquele solzinho da manha é tipo uma receitinha da vovo,,, simples mas funciona que é uma maravilha!!! Ah e sabe o que é mais legal,,, Quando o intestino tá feliz o corpo todo agradece - é tipo um domino do bem né não????