Buscar

ATPS - Pesquisa em serviço social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade de Negócios de Belo Horizonte
Serviço social
6ª Série
 ATPS - Política de Seguridade Social
 
 Ivanir Lourenço de Souza Faria RA: 6580318138
Patrícia Gonçalves da Silva Caetano RA: 7703629847
Mariza Borges Fernandes RA: 1299568173
 Gercira Marques de Moura RA: 8139724918 
 Rosemary Maciel da Silva RA: 8324777293
Juliana dos Santos Batista Donato RA:7535601747
 
 
 Belo Horizonte, 23 de Setembro de 2015.
 ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade de Negócios de Belo Horizonte
Serviço social
6ª Série
ATPS - Pesquisa em Serviço Social
A atividade prática supervisionada (ATPS) referente ao Segundo bimestre do Sexto período do curso Serviço Social. 
Ariane Souza Amorim
Tutor Presencial
Belo Horizonte, 23 de Setembro de 2015.
Introdução
Caro (s) tutor e aluno (s),
A Atividade pratica Supervisionada de Pesquisa em Serviço Social. Vem com intuito de desenvolver no aluno habilidades como fazer pesquisa em serviço social. Buscar informações dos diferentes métodos para desenvolver pesquisa, explanando sobre o uso de diferentes recursos, técnicas e metodologia para realizar investigação cientifica de pesquisa nas ciências sociais.
Etapa 01-
Metodologia cientifica
É o estudo dos métodos ou dos instrumentos, necessários para elaborar um trabalho cientifico.  E o conjunto de técnicas e processo empregados, na formulação de uma produção científica.
Conceito de Metodologia
É o estudo dos Métodos especialmente relacionado à ciência. E o mecanismo utilizado para conduzir uma investigação da verdade ou alcançar um fim determinado.
A Metodologia cientifica refere-se ao estudo dos métodos empregados em cada área cientifica e o procedimento variam, de uma área para outra. Sua origem e do pensamento de Descarte desenvolvidos empiricamente pelo físico inglês Isaar Newton.
A Pesquisa social e uma atividade primordial para elaborar trabalhos realizado com base na metodologia cientifica.
A existência humana desenvolveu junto a com história, desde os tempos antigo o homem busca entender os fenômenos que o cercam tentar compreender sua origem, desde a descoberta do fogo, até as mais recentes envolvendo a oncologia. O conhecimento surgi através das necessidades do homem. Buscam entender o avanço das pesquisas como fundamento para a evolução humana.
O Desenvolver do serviço Social.
 O desenvolvimento do serviço social como profissão enfocar sua história no cenário político social Brasileiro. Entendendo o histórico profissional entre suas peculiaridades da pesquisa no serviço social buscam as teses da teoria e prática que interferem no oficio.
O Serviço Social é uma profissão essencialmente interventiva, Ele atua na realidade social que a rodea.
O Profissional do Serviço Social
O Assistente social e aquele profissional imerso no pragmatismo, instruindo para intervir nas diferentes, manifestações Social. Sua intervenção profissional conhecer a problematização e o objeto de sua ação. Parte do seu exercício profissional exige atitude investigação constante, para que não torne sem intencionalidade e clareza de finalidade. Que são considerados a investigação e a pesquisa no trabalho do Assistente Social. Construir atitude investigativa, estratégias coletivas para o enfretamento nas diferentes manifestações desta forma o trabalho da Assistente Social estará voltado para intervenção nas diferentes questões Social com vistas a contribuir com a injustiça Social. É na autonomia dos sujeitos e do acesso a direitos
Projeto: Socialização para idosos
Tema: Idosos saúde lazer lado a lado 
Área temática principal: Saúde, lazer e imagem pessoal
Autor: Juliana dos Santos -Ivanir Lourenço- Patrícia Gonçalves da Silva- Mariza Borges Fernandes – Rosemary Marciel.
Equipe executora: Alunos docentes do curso de serviço social e parceiros.
Orientadora: Professora Ariane Souza Amorim
Instituição: Universidade Anhanguera
Local de realização: Asilo Recanto Feliz São Francisco de Assis
Rua: Bonanca, N°128 Bairro: Betânia BH MG Cep: 30580450
Público-Alvo: Idosas
Introdução:
A transição demográfica em nosso país é incontestável, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos no planeta e estamos muito longe de atingirmos o envelhecimento com qualidade.
Caracterizado pelo acúmulo de incapacidades, nas atividades funcionais do dia a dia, e com condições sócias- econômicas adversas, nossos idosos são cada vez mais levados a moradias institucionalizadas.
Em visita ao Asilo Recanto Feliz São Francisco de Assis no bairro Betânia em BH, podemos verificar a situação de várias idosas, que estão na instituição porque o familiar não deseja a reponsabilidade de cuidar ou que eram moradora de rua.
Estes são os idosos que merecem maior atenção e que são maioria na instituição, não recebem 
Visitas da família, são literalmente abandonados.
Em outros casos podemos pontuar que á também os idosos que estão ali porque o familiar cuidador trabalha, estuda e tem várias atividades, o que dificulta estar no cuidado diário e constante do idoso, para estes casos, geralmente o idoso recebe visitas pontuais, de quinze em quinze dias e até semanalmente.
Há casos em que o idoso fica durante o dia na instituição e á noite volta para a sua residência, ficando na instituição apenas no horário de trabalho do familiar cuidador.
Para a grande maioria dos idosos na instituição, há muito tempo ocioso, sem nenhuma atividade, alta estima muito baixa e até depressão.
A partir disto e visando qualidade de vida para os idosos, decidimos por este projeto.
Composto por profissionais da área do serviço social, da estética, dança e enfermagem e outros colaboradores.
Objetivo geral:
Realizar visitas quinzenal a instituição, proporcionar aos alunos do curso de serviço social a oportunidade de assistir mais de perto essa questão social, e aos demais profissionais participantes do projeto a oportunidade de promover a cidadania e dessa forma criar um ambiente de socialização para as idosas que moram no asilo.
Objetivos específicos:
Desenvolver um método de socialização para as idosas, fazendo com que se sintam capazes, motivados, socializadas e que tenham nestes profissionais o aconchego e carinho esperado.
Metodologia:
Promover um dia de lazer de quinze em quinze dias, onde as idosas poderão cuidar do corpo da mente da sua imagem pessoal e se divertir.
Neste dia serão disponibilizados cuidados de profissionais da área da beleza, estética, dança, enfermagem voluntários como: Alunos de cursos profissionalizantes de cabeleireiro, manicure, estética, dança, ginastica e enfermagem.
A Sobrevivência dos idosos. O envelhecimento nos dias atuais é uma das maiores preocupações para os pesquisadores, as estatísticas mostram que a população de idosos vem aumentando rapidamente no Brasil e no mundo. Os estudos têm por objetivo desenvolver políticas públicas voltadas para atender a demanda desta população que carece de vários benefícios sociais e de aconchego familiar.
Analisando os dados do instituto de geografia e estatística IBGE pudemos perceber que a população de idosos vem crescendo mais que a de crianças o que é ainda mais preocupante, pois infelizmente as famílias não estão preparadas para acolher estes idosos por não possuir boas condições econômicas necessitam trabalhar para manter as despesas da casa e os idosos ficam sozinhos nas residências, e na maioria das vezes os idosos não têm condições físicas e psicológicas para realizar pequenas tarefas como tomar medicações de controle de doenças crônicas nos horários corretos podendo repetir a mesma medicação ou até mesmo esquecer de toma-los preparar o café da manhã, alimentar
se, cuidar da higiene pessoal e de permanecer sozinhos por um longo período de tempo eles saem para ruas desacompanhados esquecem o endereço e não consegue retornar as residências, muitos ficam abandonados nas ruas com fome e frio são vários os motivos que levam os idosos a se sentirem abandonados, violência em casa, às vezes eles são agredidos por pessoas da família usuária de drogas e alcoólatras. Há também aqueles que sofrem de transtornos mentais e fogem são inúmeros fatores que levam esta população ao desamparo.
Os asilos são de extrema importância, pois eles oferecem um lar onde os idosos possam ter uma vida cotidiana assistida por uma equipe de profissionais da saúde e da assistência social e a interagir com os outros, terem acessos a atividades culturais artesanatos, alimentação higiene o que contribui para uma velhice com mais dignidade.
O Recanto feliz São Francisco De Assis é um asilo situado em Belo Horizonte Minas Gerais onde vivem 20 idosas que são maioria recolhidas das ruas da capital, para terem um aconchego e amenizar os sofrimentos. Lá elas recebem poucas visitas pois algumas não tem família.
A Família do idoso exerce uma grande importância em sua vida, pois quando ele chega a certa fase da vida necessita de proteção carinho, devido à idade avançada ele fica incapaz de morar sozinho e passa a depender cada vez mais dos filhos ou até mesmo de irmãos. As vezes o idoso quer que o filho fique perto pois precisa de carinho e atenção e infelizmente os filhos não tem tempo para cuidar. O ambiente familiar pode determinar as características do comportamento do idoso, assim ele percebe que sua casa e sua família é uma atmosfera saudável e harmoniosa.
Cronograma:
Projeto: Socialização para Idosos. Tema: Idoso saúde lazer lado a lado.
 
Tabela----Distribuição da amostra por idade e sexo
Conclusão
O trabalho veio favorecer nosso aprendizado, promovendo um estudo amplo e nos deu habilidade na elaboração de um projeto pesquisa- ação, buscamos informações a respeito dos diferentes métodos e técnicas, utilizados para desenvolver um projeto e a importância de cada etapa produzida, o trabalho nos trouxe momentos de socialização e reflexão a respeito do projeto pesquisa.
 
Referências Bibliográficas: 
ABNT. Projeto de Pesquisa e trabalho acadêmico. NBR 15287. Disponível em:
<Www.ulbra.br/bibliotecas/files/abnt2011.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.
 BELLO, José Luiz de Paiva. Como fazer um Projeto de Pesquisa. Disponível em:
<Http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em: 20 maio 2013.
 FAPESP. Projetos de Pesquisa Científica. Disponível em:
<Http://www.fapesp.br/253>. Acesso em: 20 maio 2013. Livro-Texto da Disciplina
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. (PLT
571)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais