Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 2 2PERIODO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em
	segunda, 14 Set 2015, 17:07
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 14 Set 2015, 17:24
	Tempo empregado
	17 minutos 8 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(PUC – SP, 2014) O trecho abaixo foi extraído da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.
Escolha uma:
a. Narrativo-descritivo, com predominância do descritivo. 
b. Dissertativo-descritivo, com predominância do dissertativo.
c. Narrativo-dissertativo, com predominância do narrativo.
d. Descritivo-dissertativo, com predominância do dissertativo.
e. Descritivo-narrativo, com predominância do narrativo.
Próximo ►
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(ITA, 2013) Leia o fragmento do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis:
“Garcia estava atônito. Olhou para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido. Os olhos eram claros, cor de chumbo, moviam-se devagar, e tinham a expressão dura, seca e fria. Cara magra e pálida; uma tira estreita de barba, por baixo do queixo, e de uma têmpora a outra, curta, ruiva e rara. Teria quarenta anos. De quando em quando, voltava-se para o estudante, e perguntava alguma coisa acerca do ferido; mas tornava logo a olhar para ele, enquanto o rapaz lhe dava a resposta. A sensação que o estudante recebia era de repulsa ao mesmo tempo que de curiosidade; não podia negar que estava assistindo a um ato de rara dedicação, e se era desinteressado como parecia, não havia mais que aceitar o coração humano como um poço de mistérios”.
(MACHADO DE ASSIS. A causa secreta. In: Machado de Assis – obra completa. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 513.)
A partir da análise do trecho do conto, podemos dizer que o texto classifica-se como
Escolha uma:
a. Um texto dissertativo, cuja principal intenção é a exposição de opiniões com a intenção de persuadir o leitor;
b. Um texto do tipo carta argumentativa, muito comum em jornais e revistas. Apresenta argumentos incisivos com intenção de influenciar ou rebater a opinião de outros leitores.
c. Um texto narrativo, seu material é o fato e a ação que envolve os personagens;
d. Um texto narrativo-descritivo, pois é predominantemente narrativo com passagens descritivas; 
e. Um texto de relato, pois transmite os fatos acontecidos com foco no acontecimento;
Próximo ►
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(ITA, 2012) Sobre um texto do tipo descritivo, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Sua principal característica é narrar um fato fictício ou não, com tempo e espaço bem definidos e personagens que executam as ações que movimentam o enredo.
b. Sua principal característica é indicar como realizar uma ação, com linguagem simples e objetiva e predomínio do modo imperativo.
c. Sua principal característica é explicar um assunto e discorrer sobre ele. Tem como intenção expor um argumento e defendê-lo.
d. Sua principal característica é fazer uma defesa de ideias ou de um ponto de vista do autor do texto. A linguagem é predominantemente persuasiva e denotativa.
e. Sua principal característica é completar os elementos da narrativa com a caracterização de personagem e de ambiente para transmitir ao leitor dados significativos sobre as personagens. 
Próximo ►
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(MACKENZIE,2013) Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.
b. Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados. 
c. Tipo de texto que não indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, sempre, estão no modo imperativo.
d. Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.
e. Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.
Próximo ►
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(Mackenzie, 2013)
 
"É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. Embora não exista ainda nas leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições."
(Dalmo de Abreu Dallari)
Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:
Escolha uma:
a. que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto.
b. que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas.
c. que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas.
d. que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações 
subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos.
e. que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia. 
Próximo ►
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(VUNESP/2013) A coordenadora pedagógica dessa escola de Ensino Fundamental I propôs à equipe de professores com a qual trabalha um estudo acerca do ensino de estratégias de leitura consideradas em Solé (1998): formular previsões e perguntas sobre o texto lido; esclarecer possíveis dúvidas e resumir as ideias do texto.
Após seis meses de utilização de tais estratégias, os professores observaram impacto positivo no desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
 
De acordo com Solé (1998), podemos afirmar que tal impacto está relacionado ao fato de que, por meio das estratégias de leitura, o professor ensina aos alunos que
Escolha uma:
a. a leitura para simples deleite deve ser secundarizada, em favor dos estudos dos textos didáticos, os quais contêm e promovem o acesso ao conhecimento válido e que será útil para a vida adulta.
b. ler é um procedimento, assim é relevante assistirem aos processos/modelos de leitura, verem e entenderem como o professor utiliza tais estratégias, como faz uma interpretação de texto. 
c. durante a leitura e o estudo do texto, também são avaliados, uma vez que o professor pontua positivamente as participações, faz elogios, premia os alunos mais atentos e que acertam as respostas.
d. a complexidade que caracteriza a leitura pode ser enfrentada,
pois a professora formula perguntas sobre o texto que os fazem identificar a ordem precisa dos fatos para a elaboração do resumo.
e. o resumo é um instrumento de avaliação, assim comprometem-se com o estudo da leitura compartilhada em sala de aula, a fim de compreenderem o texto explorado com ajuda do professor.
Próximo ►
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(Colégio Oficina, 2014 – ENEM-Simulado)
 
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
 
INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
 
AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
 
CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros.
Ou seja, são conscientes.
 
CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso? (BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003)
 
O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são
Escolha uma:
a. exemplificação e comparação. 
b. causa e consequência.
c. definição e hierarquia.
d. finalidade e meios.
e. autoridade e modelo.
Próximo ►
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(PUC, 2012) Pode-se dizer que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
(Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes do Brasil)
 Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:
Escolha uma:
a. tanto os índios quanto os negros.
b. a miscigenação de portugueses e índios.
c. os negros.
d. os índios. 
e. os portugueses.
Próximo ►
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(CREMESP – 2011 - VUNESP)   Leia o texto e assinale a alternativa correta.
 
Quanto veneno tem nossa comida?
 
Desde que os pesticidas sintéticos começaram a ser produzidos em larga escala, na década de 1940, há dúvidas sobre o perigo para a saúde humana. No campo, em contato direto com agrotóxicos, alguns trabalhadores rurais apresentaram intoxicações sérias. Para avaliar o risco de gente que apenas consome os alimentos, cientistas costumam fazer testes com ratos e cães, alimentados com doses altas desses venenos. A partir do resultado desses testes e da análise de alimentos in natura (para determinar o grau de resíduos do pesticida na comida), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece os valores máximos de uso dos agrotóxicos para cada cultura. Esses valores têm sido desrespeitados, segundo as amostras da Anvisa. Alguns alimentos têm excesso de resíduos, outros têm resíduos de agrotóxicos que nem deveriam estar lá. Esses excessos, isoladamente, não são tão prejudiciais, porque em geral não ultrapassam os limites que o corpo humano aguenta. O maior problema é que eles se somam – ninguém come apenas um tipo de alimento.
 
(Francine Lima, Revista Época, 09.08.2010)
 
 
Com a leitura do texto, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. as pessoas que ingerem resíduos de agrotóxicos são mais propensas a terem doenças de estômago.
b. os resíduos de agrotóxicos nos alimentos podem causar danos ao organismo. 
c. a produção em larga escala de pesticidas sintéticos tem ocasionado doenças incuráveis.
d. os cientistas descobriram que os alimentos in natura têm menos resíduos de agrotóxicos.
e. segundo testes feitos em animais, os agrotóxicos causam intoxicações.
Próximo ►
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(ENEM, 2010 - Adaptada) Observe a imagem e responda à questão: 
O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a
Escolha uma:
a. criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.
b. enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.
c. associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. 
d. relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.
e. ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas.
Terminar revisão
Lista de exercícios 2
Caro aluno, para avançar para a próxima lista de exercícios, é preciso acertar, no mínimo, 60% dos exercícios da lista que está estudando. A realização dessa atividade será computada para presença.
Este questionário será aberto em segunda, 7 Set 2015, 00:01
O questionário será fechado domingo, 22 Nov 2015, 22:59
Método de avaliação: Nota mais alta
Resumo das suas tentativas anteriores
	Tentativa
	Estado
	Nota / 10,00
	Revisão
	1
	FinalizadaEnviada(s) segunda, 14 Set 2015, 17:24
	10,00
	Revisão
Nota mais alta: 10,00 / 10,00.
Você deve esperar antes de tentar novamente este questionário. Você será autorizado a iniciar uma nova tentativa após segunda, 14 Set 2015, 19:24.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
AVA | Ambien

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais