Buscar

MÉTODOS SOCRÁTICO OU SOFISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MÉTODOS SOCRÁTICO OU SOFISTA
UMA BREVE ABORDAGEM NA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS DIAS ATUAIS
Sócrates é um dos filósofos mais conhecidos de toda a humanidade. Ele se opôs a um grupo famoso e tido como manipulador do poder intelectual de até então, os sofistas. Tomando como base essas ideias, pretende-se aqui, mesmo que de forma rápida, apresentar o método socrático e sofístico e também fazer uma breve análise da relação entre eles.
Método socrático
Falar acerca dos métodos de transmissão de conhecimentos é sempre inovador, visto que, nos dias atuais nos dispomos de vários meios de transmissões como TVs, Rádio e Internet. Todavia é de suma importância, pois é através deles que nos fazemos detentores do saber ou à busca dele. O método socrático (Ironia) levava o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação versava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então exortava o interlocutor a tentar nova definição, criticando-a e refutando-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante. (REALE, 2007, p.102)
Por outro lado, Sócrates acreditava que todos detém o saber, mas que era preciso fazer parir este saber, ou seja, dar a luz a este conhecimento, e ele utilizava de outro método chamado de (maiêutica), onde ele ajudava as pessoas a descobrir esta verdade que estava dentro delas. “Frequentes vezes comparava sua tarefa a de uma parteira, profissão de sua mãe, dizendo que ele mesmo não tinha que dar à luz sabedoria, mas apenas ajudar os outros a parir suas ideias.” (STÖRIG, 2009, p.124)
Deste modo, Sócrates, através da Ironia e da Maiêutica, levava seu interlocutor a buscar e alcançar o conhecimento, de maneira que este deixava seu estado de ignorância e passava a ter o conhecimento, tornando a reflexão sua marca.
Método Sofista

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais