Buscar

Questões Antropologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões:
1. Segundo Laplantine, o homem sempre se interessou em observar homens, refletir sobre seus comportamentos e a sociedade e isto transformou-se, bem depois, em saber científico. Posto isto, onde surgiu o Projeto antropológico ou a Antropologia, que toma o homem como objeto de conhecimento?
Na Europa, pois outras regiões permaneciam inexploradas.
2. Explique resumidamente como a Antropologia se transformou ao longo dos séculos e a maneira que o homem era estudado, segundo Laplantine.
O autor do livro explica que nesta época, as sociedades estudadas pela antropologia eram as que ficavam distantes geograficamente, de dimensões restritas, que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos; cuja tecnologia é pouco desenvolvida em relação a nossa; e nas quais há uma menor especialização das atividades e funções sociais. Ou seja, a antropologia estudava as populações que não pertenciam à civilização ocidental.
Com a evolução social, essas sociedades primitivas acabaram desaparecendo, fazendo com o que a Antropologia tivesse uma crise de identidade, graças ao seu objeto de estudo.
A antropologia passou, então, a considerar as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade, conduzindo uma especialização do saber
3. De acordo com o texto de Laplantine, o que se quer dizer quando o autor diz que , dentro da abordagem antropológica, não se parcela o homem?
Para a Antropologia o estudo do homem precisa ser em um todo, em todas as sociedades, em todos os seus estados, em todas as épocas.
4. Cite as cinco principais áreas que estuda da Antropologia e que possuem relação entre si:
– Antropologia Biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo (fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo).
– Antropologia Pré-Histórica: é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo (ossadas e quaisquer marcas da atividade humana). Visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas.
– Antropologia Linguística: é o estudo da linguagem, expressão dos valores, preocupações e pensamentos de uma sociedade, bem como dos meios de comunicação de massa, dialetos e cultura do audiovisual.
– Antropologia Psicológica: consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.
 
– Antropologia Social e Cultural: tudo o que constitui uma sociedade (modos de produção econômica, organização política, crenças religiosas, entre outros).
5. Por que, dentro da Antropologia, a Análise Comparativa (um observador em campo, em uma cultura diferente da sua) é importante?
De acordo com o texto, o observador precisa enxergar que na relação com o "outro", ele pode descobrir que “ele” e, suas tendências podem também estar dentro do seu contexto e não apenas do outro lado e com isso perceber no familiar o exótico e assim vice-versa.
Essa análise tem o poder de eliminar preconceitos.
6. Laplantine explica algumas ações do antropólogo em campo. Quais são elas?
Laplantine diz que antropólogo em exercício, precisa primeiro coletar os dados, compreender a lógica da sociedade, entre outras coisas, para depois de forma criteriosa confrontar com outros estudos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais