Buscar

Atividade pedagógica Online 4 GESTÃO DE PROJETOS E GESTÃO DA PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Um dos problemas que tem acompanhado os administradores ao longo dos tempos é decidir sobre a quantidade a ser produzida. O conflito é evidente: produzir a mais gera custos desnecessários; produzir a menos gera custos de não atendimento, desgaste na imagem da empresa e perda de clientes. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta de forma correta um ponto básico dos fatores mercadológicos de um projeto.
	
	A
	Permitir que a empresa aumente as vendas.
	
	B
	Permitir que a empresa abra novos nichos de mercado.
	
	C
	Permitir que a empresa alcance o equilíbrio.
	
	D
	Permitir que a empresa melhore a distribuição dos produtos.
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “HISTOGRAMA”.
	
	A
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, onde são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
	
	B
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas numa análise. Consiste num aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações como: processo de solução de problemas; pesquisa social; saúde pública; aprimoramento da qualidade de processos, para fazer é necessário: coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama; adicionar informações complementares.
	
	C
	É um gráfico de barras que representa as frequências de determinado evento. É um excelente meio para visualizarmos o processo representado pelos dados, pois, nele, podemos constatar que as medidas variam em torno de um valor central denominado tendência central.
	
	D
	A principal utilização dessa ferramenta é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
O potencial de mercado significa tanto o tamanho atual do mercado quanto as projeções de crescimento para um determinado produto ou serviço, sendo esses itens trabalhados pelo fator mercadológico do projeto. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta a definição do fator mercadológico.
	
	A
	Consiste em projetar a vida do futuro empreendimento no que se refere à estrutura da organização.
	
	B
	Consiste em análise das condições financeiras passadas, presentes e potenciais, a capacidade da empresa em assumir, com segurança, o débito que pretende contrair.
	
	C
	A tecnologia para a realização do empreendimento deve ser conhecida e detalhada para permitir reproduções futuras e comprovar que a tecnologia escolhida é a mais adequada às condições do empreendimento.
	
	D
	Engloba um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto/serviço.
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. 
Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. 
“Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio.
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio.
	
	C
	Risco operacional.
	
	D
	Risco sistêmico.
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado.
 
Várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto. A seguir são apresentadas algumas estratégias, julgue aquelas que podem ser consideradas como tais estratégias para a qualidade.
 
Analise as sentenças a seguir sobre Qualidade (Estratégias para a Qualidade), e julgue (V) as verdadeiras e (F) as falsas, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(   ) Não se pode adotar filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Gerenciamento Total da Qualidade (TQM), em vistas que isso pode manipular a empresa.
(   ) Aplicação de técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como o dispositivo de administração visual (Andon).
(   ) Incentivo e aplicação de técnicas com base na ciência e em fatos e dados, como a aplicação de estatística em várias situações do cotidiano da empresa.
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – V
	
	D
	V – V – V

Outros materiais