Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 2 -PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513362826)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a Psicologia Social, atitude não é sinônimo de comportamento. Atitude é uma predisposição mental e comportamento é ação. As atitudes são construídas ao longo da vida e aprendidas por meio da vivencia da pessoa, da imitação e da observação. Assim sendo, todas as afirmativas abaixo sao verdadeiras. EXCETO
		
	
	( ) preconceito é um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos
	
	( ) estereótipos são colocações de certas características a pessoas pertencentes a determinados grupos e podem ser atitudes positivas ou negativas.
	
	( ) discriminação é uma ação ou omissão violadora do direito das pessoas.
	
	( ) preconceito é atitude negativa que um indivíduo esta disposto a sentir, pensar e conduzir-se em relação a determinado grupo de pessoas (étnicos, religiosos, culturais, ideológicos...)
	 
	( ) discriminação não é um comportamento resultado do estereótipo e do preconceito
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513362954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O debate sobre a dicotomia entre o corpo e a mente permanece atual e, mesmo com todo avanço da ciência, natureza e cultura estão conectadas. No que se refere aos fatores determinantes da nossa personalidade, analise as afirmativas apresentadas e assinale aquela que se mostra a mais completa.
		
	
	A personalidade é determinada pelo caráter que o indivíduo herda da sua família.
	
	A personalidade é determinada pelas vivências ambientais e familiares.
	
	A personalidade é determinada pela carga genética e disposições herdadas.
	 
	A personalidade é determinada pela síntese singular de fatores inatos e adquiridos.
	
	A personalidade é determinada por aspectos históricos e culturas do ambiente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512751658)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 As novas famílias são importante tema da interface da Psicologia com o Direito. Analise as afirmativas apresentadas e marque a correta:
		
	 
	    Uma entidade familiar constitucionalizada, segundo alguns juristas, é aquela que atende aos requisitos da estabilidade e afetividade.
	
	A família na sua estrutura tradicional é aquela que verdadeiramente caracteriza-se por ser o lugar dos afetos.
	
	 As famílias reconstituídas e as monoparentais são disfuncionais quanto à dinâmica das suas relações familiares.
	
	Após uma separação conjugal, em que um dos genitores constitui uma família homoafetiva, a guarda do filho deve ser concedida ao outro genitor.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512711315)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Philippe Áries, através de pesquisa histórica, sugere que a família, tal qual a conhecemos hoje, não foi sempre organizada dessa forma. Sobre essa afirmação podemos dizer que:
		
	
	A partir do século XX a família deixa de ser importante para a socialização do sujeito e para seu desenvolvimento, delegando essa função para a escola.
	
	As modificações nos modos de produção de uma sociedade não causam mudanças significativas na estrutura e no funcionamento familiar.
	 
	A maneira como a criança é vista pela sociedade contemporânea foi um dos aspectos que corroboraram para o nascimento do sentimento moderno de família.
	
	Ainda na sociedade contemporânea a estrutura familiar que predomina é a constituída por um homem, uma mulher e seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum, as famílias monoparentais ainda não são socialmente aceitas.
	
	Atualmente, dizemos que em uma estrutura familiar saudável a relação entre os membros da família deve ser caracterizada como uma relação sem conflitos, limites ou regras severas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512716181)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A família sofreu profundas mudanças quanto à sua natureza, função, composição e concepção, nas últimas décadas e no mundo inteiro. Deixou de ser um núcleo econômico de reprodução para ser um espaço do amor, do companheirismo e do afeto. O sexo, o casamento e a reprodução deixaram de ser os sustentáculos da família." (Couto, 2004; Roudinesco, 2003; Zambrano, 2006). (In TEIXEIRA,L.C; PARENTE, F.S.; BORIS, G.D.B. Novas configurações familiares e suas implicações subjetivas. Psico. v. 40, n. 1, p. 24-30, 2009).
Com relação ao texto acima podemos afirmar que:
		
	 
	são cada vez mais comuns arranjos familiares diversos e, na realidade social brasileira,muitas mulheres vêm se tornando chefes de família
	
	as formas de sociabilidade que caracterizam a atualidade não exigem mudanças de perspectiva no que diz respeito às dinâmicas familiares
	
	família contemporânea é uma unidade ou um modelo único de estruturação, compreendendo que, hoje, há arranjos familiares diversos e que é cada vez mais rara a composição de famílias monoparentais.
	
	a família constitui espaço objetivo e biológico cujos laços sociais se constroem nos contextos dos vínculos entre cônjuges e pais e filhos
	
	a união conjugal formal é cada vez mais comum, percebendo-se , também, o crescente aumento da diversidade de modelo de família

Outros materiais