Buscar

avaliando o aprendizado 2 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201512710465)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo lição do mestre Miguel Reale, o fenômeno jurídico:
		
	 
	Qualquer que seja a sua forma de expressão, requer a participação dialética, do fato, valor e norma que são dimensões essenciais do direito, elementos complementares da realidade jurídica.
	
	Não é escrito, não é criado pela sociedade, nem é formulado pelo Estado. (...) É um Direito espontâneo, que se origina da própria natureza social do homem e que é revelado pela conjugação de experiência e razão.
	
	Qualquer que seja, possuirá um “fato subjacente” (fato econômico, geográfico, demográfica, de ordem técnica, etc.), sobre o qual incide um “valor” que confere determinado significado a esse fato e somente isso é suficiente para conceber-se o direito.
	
	O fenômeno jurídico deve ser considerado de modo hierárquico, na medida em que o mais importante é conceber o Direito enquanto norma.
	
	Reflete a compreensão de que além do direito escrito, há uma outra ordem, superior àquela e que é a expressão do Direito justo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512720584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É publicada no Diário Oficial Lei Federal dispondo sobre a proteção ambiental. Quanto à vigência, validade e eficácia social desta lei, pode-se afirmar que sua:
		
	
	vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;
	
	vigência se inicia necessariamente no dia da publicação, sendo ela válida se efetivamente obedecida e aplicada e eficaz se produzida por órgão competente, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção.
	
	vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida e eficaz se produzida por órgão competente, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção;
	 
	vigência não se inicia no dia da publicação, salvo se ela assim o determinar, sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;
	
	vigência se inicia necessariamente quarenta e cinco dias após a publicação, sendo ela válida se compatível com a Constituição, observado o procedimento legislativo estabelecido para a sua produção e eficaz se efetivamente obedecida e aplicada;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512754500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Medidas provisórias, com força de Lei e baixadas pelo Presidente da República, nos termos da Constituição, tem como requisitos:
		
	
	necessidade e oportunidade
	
	oportunidade e relevância
	 
	relevância e urgência.
	
	urgência e necessidade.
	
	fundamentação e passividade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512710702)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quase metade dos empregadores flagrados pelo Ministério do Trabalho entre 2003 e 2007 não responde pelo crime na Justiça. Ninguém cumpre pena por esse tipo de exploração no país (veja o gráfico "Trabalho escravo no caminho da impunidade", retirado do site: http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8487:trabalho-escravo-no-caminho-da-impunidade&catid=32:escravidao&Itemid=177, em 07.05.2010).
 Em relação ao artigo 149 do Código Penal (que trata do crime de submeter alguém às condições análogas a de escravo), o gráfico demonstra:
		
	 
	Que apesar de estar em vigor o artigo 149 do Código Penal, há ineficácia da norma.
	
	A eficácia da norma, apesar de não estar em vigor o Código Penal.
	
	A não vigência da norma, apesar de sua eficácia.
	
	Que não há trabalho escravo no Brasil, apesar de estar em vigor o art. 149 do Código Penal.
	
	Que não se aplica a tridimensionalidade do direito quando se trata de trabalho escravo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513367715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"O direito natural constitui o paradigma em que se deve inspirar o legislador ao editar suas normas". Na frase de Lafayette, o direito natural é o princípio regulador do Direito Positivo, o ideal para o qual este sempre tende e do qual tanto mais se aproxima quanto mais se aperfeiçoa. A partir da análise do texto narrado, marque qual das características abaixo NÃO corresponde ao Direito natural:
		
	 
	d) Mutável mediante a vontade humana
	
	a) Atemporal
	
	b) Não escrito
	
	e) Não hierárquico
	
	c) Independe de vigência

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais