Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL -Gravadora de Musica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SÃO GONÇALO (RJ) - CENTRO UNIV. PLÍNIO LEITE - UNIPLI
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
SÃO GONÇALO/RJ, MAIO
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SÃO GONÇALO (RJ) - CENTRO UNIV. PLÍNIO LEITE - UNIPLI
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras:
Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Trabalho desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis disciplinas norteadoras Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2° bimestre 2015_02, sob orientação da tutora EAD 
SÃO GONÇALO/RJ, MAIO
2015
INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho, estaremos analisando o processo de negociação, que envolverá duas partes distintas, sendo essas: a gravadora de música com o objetivo de se instalar na cidade e em contra partida a associação de moradores que se opõe a construção da gravadora alegando problemas futuros. O conflito criado, precisa ser resolvido para que ambas as partes se satisfaçam com a instalação. Fazendo uma abordagem sistêmica do assunto, é necessário que sejam elencadas as propostas de melhorias para a cidade e para sua população. A excelência na comunicação fará toda a diferença na apresentação do projeto. A análise do ambiente, as expectativas na negociação, a resolução de conflitos e principalmente a ética na negociação será verificada ao longo do trabalho.
2- MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
2.1- Perfil do Negociador - Associação dos Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza pela tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade.
Estímulos à Negociação: Tem a ideia fixa de que o cidade não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
2.2 Perfil do Negociador - Gravadora de Música
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso será inevitável.
Estímulos à Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
3 - MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG
Analisando rapidamente o modelo Jung, podemos ver que ele elenca os negociadores de acordo com o estilo, características e as táticas que eles utilizam na negociação, ou seja, de acordo com sua personalidade. Existem quatro estilos de negociadores segundo Jung, que é o negociador com estilo Restritivo, Ardiloso, Amigável e Confrontador. Aplicando nos negociadores em questão que são os senhores Carlos Henrique e Jorge Andrade, podemos dizer que:
3.1- A Associação de Moradores do Bairro
O negociador Carlos Henrique representante da associação, se identifica como um negociador confrontador, ou seja, está sempre em busca da igualdade de modo confrontador. É cooperativo mas questionador. Carlos Henrique usa a tática híbrida entre o colaborar e o confrontar.
A movimentação dos artistas poderá atrair pessoas de má índole trazendo insegurança para a cidade. Sem contar com o barulho e o trânsito que se tornará um caos para a pacata cidade do interior de São Paulo.
3.2 - A Gravadora
O negociador Jorge Andrade, representante da gravadora de música, se identifica com o estilo amigável sendo sempre simpático aposta na confiabilidade entre os oponentes. Ele combina consideração e confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático, independente dos resultados das negociações. A organização utilizará também como estratégia na negociação, a apresentação dos atributos e diferencial da empresa, como a tecnologia utilizada em seus estúdios. Confiará nas habilidades do seu negociador como na sua percepção, persuasão, atitudes usando do poder, tempo e informação que rege às técnicas de negociação.
4 - ANÁLISE E PLANEJAMENTO
Pretendendo se estabelecer na cidade, a gravadora, munida de toda documentação necessária assinada pelos órgãos competentes, colocou-se à disposição junto aos moradores da cidade e a prefeitura tendo em vista uma solicitação de ambos para beneficiar a cidade com melhorias caso haja benfeitoria para ambas as partes.
 Em virtude das alegações propostas pelo senhor Carlos Henrique, líder da associação, os pontos propostos por eles foram estudados e analisados. O porta voz da associação alegou que tal instalação, traria insegurança, barulho e trânsito fora do comum, e com isso o senhor Jorge Andrade, elaborou algumas questões que podem solucionar tais problemas alegados.
1 - Barulho - A gravadora passará por um tratamento acústico, dificultando a passagem do som para o lado externo da mesma. Com esse tratamento nada será ouvido do lado de fora da gravadora.Tal medida pode ser vista em outras unidades da gravadora, e senhor Jorge poderá levar o senhor Carlos Henrique para que ele possa ver de perto como funciona tal tratamento.
2 - Trânsito - Juntamente com a prefeitura, o senhor Jorge poderá estar realizando a colocação de sinalizações para evitar o congestionamento do trânsito, assim como na construção de um retorno junto à rodovia, solicitando a presença de guardas municipais para ajudar no fluir do trânsito seguro, instalando no decorrer das ruas redutores de velocidades.
3 - Segurança - Em combinação com a associação de moradores, o senhor Jorge poderá estar colocando vigilância 24 horas nas esquinas da cidade, bem como câmeras de segurança para evitar o aparecimento da marginalidade, causando assim conforto e sossego para os moradores.
5 - CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Trata-se de uma empresa considerada inovadora, os colaboradores também participam das decisões da empresa quando solicitados, buscando a realização profissional e pessoal, tornando-os geradores de conhecimentos e colaboradores participativos.
O fato da empresa proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de um plano de carreira fez com que esses se empolgassem nas instalações da nova gravadora, mexendo assim com suas estruturas familiares e pessoais. Entretanto, ao saberem que conflitos haviam sido gerados, os colaboradores se desestabilizaram pessoal e profissionalmente com a chance de uma embargação da obra. Sendo assim, medos e insegurança se instalaram no comportamento deles, os deixando sem ânimo e estímulo para tal empreendimento. Esse fato gerou baixa produtividade e ausência dos trabalhadores no ultimo mês, colocando em risco seus empregos, salários e perda da qualidade de vida em uma possível situação de cortes nos custos. O clima no ambiente de trabalho é desafiador e de crescimento, o que fez com que os colaboradores criassem expectativas futuras e de sucesso.
Caso o projeto não seja aprovado, a gravadora terá que achar um meio de recompensar os esforços que foram solicitados de seus colaboradores de forma que a auto estima e a vontade de se desenvolver profissionalmente voltem a imperar.
 Não é só investimento financeiro em questão, são também mudanças de atitudes e no comportamento empresarial. 
6 - FEEDBACK
De acordo com a primeira reunião ocorrida, o senhor Carlos Henrique apresentou tudo o que poderia ser trazido para a população e que não eram vistas com bons olhos pelos moradores, ou seja, a questão do trânsito, do barulho e da insegurança que poderia se estabelecer com a chegada dessa nova instalação. Amedrontados com tudo isso, os moradores se mostraram contra a futura obra em sua cidade e decidiram se opor. Pediram o embargamento
da obra mediante à prefeitura. Tudo isso ocorreu de forma pacífica entre as partes envolvidas. Aos olhos da população este empreendimento traria muito prejuízo para a população. Os moradores representados pelo senhor Carlos Henrique, elaboraram uma proposta para que a gravadora procure outra cidade para se instalar.
Do outro lado está a gravadora representada pelo senhor Jorge Andrade, que apresenta a versão positiva no caso da obra se instalar, colocando seus pontos positivos e fornecendo materiais necessários para que tais conflitos não ocorram com a gravadora na cidade. Defendo o ponto de vista da gravadora e ao mesmo tempo não prejudicando a população, mostrou que o seu projeto, tinha tudo para dar certo, sem conflitos e com benefícios e melhorias para a ambas as partes, se dispondo a levar alguns moradores para que eles possam estar verificando em sua matriz como é feito o tratamento acústico com uma tecnologia de ponta que resolverá a questão do barulho.
Em relação ao trânsito, implantando novas sinalizações e melhorias nas ruas, podendo também solicitar a ajuda de guardas de trânsito, bem como realizar junto com prefeitura um retorno na rodovia, para que não se necessite um trânsito intenso por dentro da cidade. 
Quanto à segurança, ele pretende unir-se ao líder da associação e a prefeitura, para que se possa estudar uma forma de se ter vigilância 24 horas levando segurança para toda a população.
Devido às alegações positivas e propostas oferecidas pelo senhor Jorge Andrade, os moradores que acompanhavam o senhor Carlos Henrique, aceitaram o convite feito pelo senhor Jorge, que é o de estarem verificando as matrizes da gravadora para averiguar se a tecnologia avançada poderá estar auxiliando na instalação e na resolução do barulho. Agora, em relação as melhorias para o trânsito e a segurança, a associação entrará em acordo e apresentará sua resposta na reunião final que definirá se a obra ocorrerá ou não.
7 - PLANEJAMENTO DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DE AMBAS AS PARTES 
De acordo com tudo que foi exposto na primeira reunião, o senhor Jorge Andrade, representante da gravadora, iniciará a segunda e ultima reunião, para que se possa dar continuidade as propostas tanto da associação quanto da gravadora.
 7.1 - Gravadora de música
Estando tudo acordado entre as partes, daremos início as obras de instalação bem como as melhorias solicitadas pelos moradores.
Estaremos realizando uma obra de retorno na rodovia para que o trânsito flua por fora e não por dentro da cidade.
Instalar postes de iluminação em lugares com precariedade de luz, facilitando assim a visibilidade durante a noite.
Investir em segurança, proporcionando segurança 24 horas para a gravadora e a população, evitando assim o acesso de marginalidade na cidade.
Ruas sinalizadas e adequadas para o trânsito de pedestres e pessoas com deficiência e também para idosos.
Praças públicas darão um visual mais adequado para a cidade, com bancos, jardins e parquinhos para crianças.
Estabelecer uma manutenção semanal para que tudo possa ficar sempre em perfeito estado de preservação.
Somos uma empresa responsável e estaremos homologando isso junto aos órgãos necessários para que se possa estar realizando para ambas as partes benefícios duradouros e de grande responsabilidade, pois esse projeto envolve não só uma cidade como a vida de seres humanos. Transmitindo tranquilidade e certificando-os das propostas existentes, nós da empresa gravadora de musica, nos comprometemos em realizar tudo que aqui for acordado.
Para que possamos finalizar o acordo, eu Jorge Andrade estou disposto a me comprometer com tudo que for acordado por nós e me responsabilizo pelo que vier a acontecer que envolva a realização da obra e suas futuras instalações. 
Muito obrigado.
7.2 - Associação de Moradores do Bairro
Agora, peço para que o senhor Carlos Henrique dê o seu parecer de acordo com a decisão dos moradores do bairro.
Nós, moradores da cidade e prefeitura, daremos a vocês um voto de confiabilidade para que se possa realizar a instalação da obra mediante o que foi proposto. Ficamos felizes nas elaborações das melhorias que virão e da não modificação do cotidiano dos moradores, visto que tal obra trará o progresso para a nossa cidade. Estamos satisfeitos com o que foi elaborado durante todo esse processo de negociação. Mediante a toda nossa negociação decidimos retirar o pedido de embargo a obra, para que, o quanto antes, vocês possam estar começando a instalar a gravadora que será muito bem vinda em nossa cidade.
Desde já agradeço em nome da associação de moradores do bairro e estimo que a nossa parceria seja duradoura e com futuros promissores.
9- CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com tudo que foi discutido durante o trabalho, pode-se concluir que a negociação entre duas partes pode terminar de forma amigável e promissora. Sendo assim, pontos positivos e negativos foram elencados, porém resolvidos mediante propostas expostas.
A negociação entre duas partes ou mais é muito interessante vista de modo sistêmico, ou seja, precisamos olhar a situação de forma geral, sendo empático e verificando a ética a ser respeitada em todos os casos.
Nesse caso, visualizamos o estilo confrontador do senhor Carlos Henrique e o estilo amigável do senhor Jorge Andrade. O resultado foi muito bom trazendo benefícios para ambas a partes. A relação ganha-ganha foi estabelecida nesse caso, deixando os lados satisfeitos com a resolução da negociação. Todos concordaram com a obra, desde a prefeitura até os moradores do bairro, o que deixou a empresa da gravadora muito satisfeita.
Diante das propostas estabelecidas pelo senhor Jorge Andrade, não tinha como a associação sair contra a obra, já que a mesma prevê melhorias satisfatórias para sua cidade. A prefeitura fez o papel da mediadora da situação, conseguindo atingir êxito para ambas as partes.
Para sacramentar o início das obras, festas de inauguração já foram agendadas, pois se inicia uma parceria entre a cidade do interior e a gravadora de música, essas felizes por terem finalizado e entrado em acordo em relação a promissora parceria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OLIVEIRA, Jose Vilmar; RODRIGUES, Luiz Carlos. O Processo de Negociação, sua estrutura e importância no contexto atual. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf> Acesso em: 12 mai. 2015.
AZEVEDO, Carlos E.; HENRIQUE, Raquel de O. Desafio Profissional de Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional . [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 12 de maio 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes