Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH.av.2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST1070_AV_201204012717 » GESTÃO INTEGRADA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	PATRICIA SOUZA DE NAHUYS COELHO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 02/09/2015 13:58:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201204588724)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um antigo mito sobre a Administração de Recursos Humanos afirmava que esta área era a responsável pela gestão da felicidade das pessoas nas organizações. Qual a atual visão sobre este assunto?
		
	
Resposta: A ARH tem a missão de suprir e controlar os recursos humanos para melhorar o potencial humano em prol do alcance dos objetivos da organização.
	
Gabarito: A ARH deve atuar como área de suporte e consultoria para os diversos segmentos da organização, suprindo as chefias com recomendações visando a desenvolver as habilidades e competências das pessoas em prol do alcance dos objetivos corporativos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201204618170)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A qualidade de vida no trabalho é essencial para o desenvolvimento dos funcionários. Além de estimular o comprometimento e a motivação, a QVT quando bem trabalhada pela a área de RH com o apoio dos gestores, gera excelentes resultado, melhora a produtividade e qualidade. Para que isso ocorra é fundamental atentar-se a cuidados que melhorem o desempenho do trabalho. Cite 03:
		
	
Resposta: O RH deve estar atento quanto ao programa de qualidade de vida, ouvindo e recebendo críticas e sugestões dos empregados, promover ações de capacitação e atualização para aumentar a motivação e rendimento e promover a interação entre os empregados.
	
Gabarito: Condições de trabalho (recursos materiais e de escritório), estimulando o uso e desenvolvimento de capacidades do funcionário (valorização); oportunidade de desenvolvimento e segurança (geral); integração social (proporcionando uma relação mais próxima e harmônica entre os setores, líderes e liderados); Preocupação com a importância do trabalho na vida do funcionário (interesse).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201204024430)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
		
	
	obter o máximo empenho das pessoas em suas tarefas diárias, oferecendo-lhes benefícios sociais diferenciados.
	 
	desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
	desenvolver mecanismos de redução dos índices de rotatividade e absenteísmo na empresa.
	
	desenvolver uma política salarial que permita reduzir os custos com despesas de pessoal, que têm forte impacto no custo operacional.
	
	desenvolver e promover ações de responsabilidade social e ambiental, conscientizando as lideranças internas da importância da imagem da empresa perante a sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201204705735)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As organizações são criadas para fazer alguma coisa. Todas têm uma missão a cumprir. Significa uma incumbência que se recebe. Representa a razão de ser de uma organização. Observe as afirmativas abaixo no tocante a MISSÃO e marque a alternativa correta. I- Pode ser definida em uma declaração formal e escrita ¿ credo da organização; II - Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora; III - Deve ser atualizada e redimensionada com o passar do tempo, embora seja relativamente fixa e estável.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são falsas
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201204272986)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
		
	
	Desenvolver os recursos humanos.
	 
	Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa.
	
	Integrar os recursos humanos.
	
	Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos.
	
	Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201204263343)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Indicadores fazem parte do dia a dia dos que lidam com gestão de Recursos Humanos. O índice de rotatividade, nesse contexto, é importante para qual situação descrita abaixo?
		
	
	Controlar os indicadores de RH.
	 
	Evitar a perda de produtividade.
	 
	Todas as opções listadas.
	
	Medir a flutuação de pessoas dentro de um determinado período.
	
	Verificar o turnover de determinados setores da empresa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201204584491)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A maior empresa de roupas da cidade tem a Ana Paula como Diretora de RH. Foi identificado por ela que um dos principais pontos do baixo rendimento dos novos colaboradores é a falta de integração/sinergia com a nova empresa. Parte da solução está na confecção de um programa de integração, e deve estrutura-se de forma a:
		
	 
	É a maneira que a organização utiliza para dar boas-vindas ao novos colaboradores e promover a integração destes com os colaboradores mais antigos.
	
	fornecer às pessoas que trabalham na empresa informações sobre os projetos relacionados a saúde e segurança do trabalhador e quais são as políticas de qualidade da empresa.
	 
	fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas funções, bem como o que é esperado dele, reduzindo a ansiedade normal do período de adaptação.
	
	ajudar a cultura organizacional, que é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todas as pessoas de uma empresa.
	
	É um encontro entre os colaboradores novos e antigos da organização, visando a uma apresentação formal e também marcar o início das atividades dos novos colaboradores
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201204244468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O treinamento é o processo que prepara o colaborador para uma tarefa ou cargo. Identifique qual é a primeira e principal etapa desse processo:
		
	 
	d) levantamento de necessidades de treinamento
	
	e) execução do treinamento.
	
	c) acompanhamento.
	
	b) avaliação do treinamento.
	
	a) programação do treinamento.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201204706502)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Administração de cargos e salários permite maior clareza e transparência na gestão desse importante tópico no universo organizacional. Entre os objetivos estabelecidos para a administração de cargos e salários, temos (marque a única opção correta):
		
	
	Criar condições de segurança do trabalho e saúde ocupacional
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	 
	Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
	 
	Oferecer benefícios sociais aos empregados
	
	Aferir a participação dos colaboradores nos eventos da empresa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201204682882)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os riscos ergonômicos se referem às condições e execução do trabalho que possam ocasionar danos. São exemplos de riscos ergonômicos, exceto:
		
	
	Repetitividade
de movimento
	
	Ritmo excessivo
	
	Postura inadequada
	 
	Ruídos
	
	Esforço físico intenso

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes