Buscar

Cangaço: Origens, Causas e Fim

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CANGAÇO
CANGAÇO
Ocorreu no final do século XIX e início do século XX.
O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do nordeste brasileiro.
O cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços aos latifundiários, os “políticos” e os Independentes.
Sintoma da luta de classe que se processava no nordeste.
O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, “Jesuíno Brilhante”, que agiu por volta de 1870. E o último foi o de “Corisco”. (Cristino Gomes da Silva Cleto), que foi assassinado em 25 de maio de 1940.
O cangaceiro mais famoso é Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, denominado o “Senhor do Sertão” e também o “Rei do Cangaço”. Atuou durante as décadas de 20 e 30 praticamente em todos os estados do Nordeste brasileiro.
Causas
Manutenção da propriedade privada.
Necessidade de controlar as populações rurais.
A terra do nordeste passa a ser cercada, antes, ela não era.
Distribuição injusta dos produtos da terra.
Baixo salário
Lampião
Nascido em 1898, na fazenda Ingazeira de propriedade de seus pais, no Vale do Pajéu em Pernambuco.
Era devoto de Padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, no ano de 1926, em Juazeiro do Norte.
Por parte das autoridades Lampião simbolizava a brutalidade, o mal, uma doença que precisava ser cortada. Para uma parte da população do sertão ele encarnou valores como a bravura, o heroísmo e o senso da honra.
No ano de 1930 conhece Maria Déia Neném, mulher de um sapateiro. Apaixonam-se e ela abandona o marido, juntando-se ao grupo de Lampião, nascendo então a Maria Bonita do cangaço. Dois anos mais tarde nasce sua única filha com Maria Bonita, de nome Expedita. Sem condições de criar a filha pelas constantes perseguições, tem-se que foi criada pelo irmão de Lampião, de nome João, que não era cangaceiro.
Jesuíno Alves de Melo Calado
Nasceu no sítio Tuiuiú, na cidade de Patu, no Estado do Rio Grande do Norte. Para uns, ele nasceu em 02 de janeiro de 1844, já outros afirmam que seu nascimento foi em março de 1844. Era filho da aristocracia rural sertaneja. Entrou no cangaço em 1871 por vingança, após uma rixa de sua família com a família dos Limões, em Patu.
Cristino Gomes Da Silva Cleto
Nascido em 10 de agosto de 1907 em Água Branca – Alagoas.
Em 1924, Corisco foi convocado pelo Exército Brasileiro para cumprir o serviço militar. Em uma briga de rua Corisco matou um homem ,no ano de 1926, e tomou a decisão de aliar-se ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, apelidado Lampião. Corisco era conhecido por sua beleza, seu porte físico atlético e cabelos longos deixavam-o com uma aparência agradável, além da força física muito grande, por estes motivos foi apelidado de Diabo Louro quando entrou no bando de Lampião.
Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem, por isso, era tão difícil serem capturados pelas autoridades
Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. Conheciam plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso.
Cangaceirismo
Violência desmedida no sertão.
Desvio do potencial revolucionário do povo.
Fim do Cangaço
O cangaço teve seu fim a partir da decisão do Presidente da República, O Ditador Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional.
No dia 28 de Julho de 1938 na localidade de Angicos, no estado de Sergipe, Lampião foi vítima de uma emboscada onde foi morto com sua mulher, Maria Bonita e mais nove cangaceiros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais