Buscar

Sistema Digestório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA DIGESTÓRIO
Prof. Rodrigo Andrade
*
CONSTITUIÇÃO GERAL
TRATO GASTRINTESTINAL 
 BOCA
 FARINGE
 ESÔFAGO
 ESTÔMAGO
 INTESTINO DELGADO
 INTESTINO GROSSO.
*
CONSTITUIÇÃO GERAL
ÓRGÃOS ACESSÓRIOS:
DENTES
LINGUA
GLANDULAS SALIVARES
FIGADO 
VESICULA BILIAR
PÂNCREAS
*
*
FUNÇÕES
INGESTÃO- Captar o alimento pela boca.
SECREÇÃO- Liberação de água,ácidos, enzimas no trato GI.
MISTURA E PROPULSÃO- Trituração e impulso do alimento no trato GI.
DIGESTÃO- Degradação mecânica e química do alimento.
ABSORÇÃO- Passagem dos produtos digeridos ao sangue e linfa. 
DEFECAÇÃO- Eliminação de fezes do trato GI. 
*
 BOCA
*
BOCA
Boca ou Cavidade oral:
Bochechas
Palato duro 
Palato mole
Língua
Dentes
*
BOCA
A boca do homem é constituída pelos dentes e pela língua, que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva. A língua é o órgão que recebe os estímulos responsáveis pela sensação do sabor dos alimentos. É na língua que se situam a maioria das papilas gustativas. 
*
DENTES
*
DENTES
Os dentes não são todos iguais. Conforme a sua função cada dente tem uma forma diferente. Podemos distinguir os incisivos, cuja missão é cortar os alimentos; os caninos, encarregados de rasgar os alimentos, e os pré-molares e molares, que servem a trituração dos mesmos. Os dentes encontram-se situados nos dois maxilares, constando a dentição permanente de 4 incisivos. 2 caninos. 4 premolares e 6 molares em cada maxilar. 
*
GLÂNDULAS SALIVARES
Glândulas Parótidas
Glândulas Submandibulares
Glândulas Sublinguais
*
GLÂNDULAS SALIVARES
As glândulas salivares estão ao redor da boca humana e produzem a saliva,que ajuda a dissolver os alimentos e também auxilia na higiene oral. Existem três pares de glândulas salivares, chamadas de maiores:
glândulas parótidas 
glândulas submandibulares 
glândulas sublinguais
*
GLÂNDULAS SALIVARES
A maior parte de saliva secretada na boca é produzida pelas glândulas submandibulares (cerca de setenta por cento), vinte e cinco por cento corresponde às glândulas parótidas e o restante, cinco por cento, provêm das sublinguais. A secreção de saliva é estimulada por vários fatores. Podemos citar a presença de alimentos na boca e estímulos olfativos,como por exemplo, o cheiro dos alimentos. 
*
GLÂNDULAS SALIVARES
CAXUMBA
 (PAROTIDITE)
*
FARINGE
A faringe é parte do aparelho digestivo começando imediatamente após a boca e indo até o esôfago. Na faringe ocorre o fenômeno da deglutição, em que a epiglote fecha a laringe (impedindo que alimentos cheguem à traquéia). Em seguida o alimento desce para o esôfago.
A faringe humana é divida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral; e laringofaringe, posterior à laringe. 
*
FARINGE
A faringe é um canal músculo-membranoso comum aos sistemas digestivo e respiratório .O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, que o conduz até a laringe. Constitui a passagem dos alimentos em direção ao esôfago.
*
 FARINGE
*
FARINGE
*
FARINGE
*
ESÔFAGO
O esôfago é um órgão oco que une a faringe ao estômago.
Suas contrações através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago. Ele está divido em 3 partes: uma proximal, uma média e outra distal. Na parte proximal as fibras musculares são na sua maioria estriadas esqueléticas, já na proximidade do estômago todas as fibras são musculares lisas.
É composto por 3 camadas: uma mucosa, uma submucosa e outra muscular. 
*
 ESÔFAGO
*
ESTÔMAGO
O estômago é um órgão presente no tubo digestivo, situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e o duodeno. No estômago, os alimentos são pré-digeridos e esterilizados, a fim de seguirem ao intestino, onde são absorvidos. Apresenta duas comunicações: uma superior chamada cárdia, que o comunica com o esôfago e outra inferior, chamada piloro, que se comunica com o intestino delgado. 
*
ESTÔMAGO
*
ESTÔMAGO
*
ESTÔMAGO
O suco gástrico é um líquido claro, segregado em abundância por numerosas glândulas microscópicas disseminadas pela mucosa do estômago. Contém água, enzimas (tais como o pepsinogênio, produzido pelas células principais), sais inorgânicos, ácido clorídrico e uma quantidade mínima de ácido láctico. A sua função é atuar sobre o bolo alimentar, proporcionando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas. O HCl presente no suco ajuda a destruir as bactérias presentes nos alimentos. Proporciona ainda o meio ácido ideal para a atuação das enzimas do suco.
 
*
INTESTINO DELGADO
O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até o intestino grosso, estando separado de ambos pelo piloro e pela válvula ileocecal, respectivamente. Consta de três partes: o duodeno, perto do estômago, o jejuno ou parte central, e o íleo, nas proximidades do intestino grosso. 
*
INTESTINO DELGADO
*
INTESTINO DELGADO
A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações que são as vilosidades intestinais. Estas absorvem as substâncias digeridas. O duodeno recebe a bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Recebe também o suco pancreático produzido pelo pâncreas. É nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal. A bilis é lançada no duodeno e transforma as gorduras em pequenas gotas, ajudando a ação do suco pancreático e do suco intestinal. Com os movimentos do intestino delgado e com a ação dos sucos (pancreático e intestinal) o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. 
*
INTESTINO GROSSO
O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo. Nele distinguem-se três partes: o ceco, onde desemboca o intestino delgado e em que existe um prolongamento em forma de tubo chamado apêndice vermiforme; o cólon (em que, por seu turno, se distinguem três partes: cólon ascendente ou direito, o cólon transverso, que atravessa a cavidade abdominal da direita para a esquerda, o cólon descendente ou esquerdo),o sigmóide e finalizando o reto , que faz comunicar o cólon com o exterior através do orifício anal, que apresenta uma dilatação chamada ampola retal, cujo alargamento desencadeia o ato da defecação. O ânus encontra-se fechado por um músculo chamado esfíncter, situado à sua volta, em forma de anel. No intestino grosso os alimentos não digeríveis são acumulados, sendo-lhes absorvida a água. Também é aí que são armazenadas as fezes, antes de serem evacuadas.
*
 INTESTINO GROSSO
*
INTESTINO GROSSO
Divide-se em: Ceco, Colon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide), Reto e Ânus com 1,5m;
Função: Absorver a 
 grande parte da 
 água e íons do 
 quimo e compactá-
 lo em fezes.
*
 FIGADO
 
*
FÍGADO
O fígado é a maior glândula do corpo humano, e localiza-se no canto direito superior do abdômen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em um sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
*
 FÍGADO
*
 FÍGADO
*
FÍGADO
O fígado possui quatro lobos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, o caudado. Unindo os lobos esquerdo e direito, há o ligamento falciforme; 
É irrigado principalmente pelas artérias hepáticas, e é drenado pelas veia Cava Inferior e veia Porta, sendo esta última a principal via de comunicação do fígado com o corpo.
*
FÍGADO
A função digestiva do fígado é produzir a bile, uma secreção verde amarelada, para passar para o duodeno. A bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar,
que a libera quando gorduras entram no duodeno. A bile emulsiona a gordura e a distribui para a parte distal do intestino para a digestão e absorção.
*
VESICULA BILIAR
A vesícula biliar é um órgão em forma de pêra que armazena cerca de 50mL de bile até que o corpo a necessite para a digestão. Ela tem cerca de 7-10cm de comprimento em humanos e tem uma aparência verde-escuro devido ao seu conteúdo (bile), não ao seu tecido. É conectada ao fígado e ao duodeno .
O ducto cístico sai da vesícula biliar e se une ao ducto hepático comum para formar o ducto colédoco (ducto biliar comum). 
O ducto colédoco então se une ao ducto pancreático e entra no duodeno através da ampola hepatopancreática na papila maior do duodeno .
É vascularizada pela artéria cística
*
VESICULA BILIAR
*
PÂNCREAS
O pâncreas é um órgão longo com 15-25 cm que se localiza no abdômen. Sendo um dos órgãos retroperitoneais, ele é localizado posteriormente ao estômago e está em associação próxima ao duodeno.
É freqüentemente descrito como tendo três regiões: a cabeça, o corpo e a cauda.
O ducto pancreático percorre o comprimento do pâncreas e termina na segunda porção do duodeno, na ampola hepatopancreática. O ducto biliar comum geralmente se une ao ducto pancreático neste ponto ou próximo dele. Na porção terminal o ducto pancreático se bifurca, formando o ducto acessório de Santurini
*
*
 PÂNCREAS
*
PÂNCREAS
É um órgão que pertence aos sistema digestivo e endócrino. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático que contém enzimas digestivas), quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como a insulina e glucagon.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais