Buscar

Resumo Aulas 1 a 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo das aulas e apostila:
Aula 1:
	De um modo geral, acredito que as pessoas que se tornam bem sucedidas nas suas áreas de atuação respeitam uma sequência que, com maiores ou menores variações, passam por três grandes etapas. Primeiro, essas pessoas têm a capacidade, quase que a ousadia, de sonhar grande, de acreditar que as barreiras estão aí para serem vencidas e que as coisas boas do mundo não são apenas para aqueles que parecem ter mais sorte nos seus primeiros anos de vida.
	Segundo, as pessoas que vencem nas suas carreiras demonstram uma capacidade muito interessante de planejar os seus passos com alguma antecedência, uma habilidade de pensar no longo prazo e de mirar em resultados que vão além do que ocorre no presente, um foco no “como” as coisas estão sendo feitas, e não necessariamente no “o que” está sendo obtido naquele momento e, por fim, uma paciência enorme para respeitarem o tempo e aguardarem a sua vez.
Terceiro, essas pessoas têm uma disciplina quase “militar” para executarem os seus planos. Pensem nos atletas que chegam à elite de qualquer esporte, aqueles que choram ao ouvir o Hino Nacional na hora de receber a sua tão sonhada medalha. Esses atletas choram porque naquele momento mágico acabam se lembrando de toda a jornada que tiveram que cumprir, dos sacrifícios que tiveram que ser feitos, de todas as coisas boas da vida que não puderam aproveitar, para que enfim pudessem um dia ouvir o seu Hino ao vivo e em cores tocado para todo o planeta. . E ainda mais... todas as pessoas bem sucedidas muito provavelmente já pensaram em desistir, certamente já tiveram motivos de sobra para não irem além, mas por alguma razão têm uma persistência que sempre, mas sempre mesmo, os levam até a linha de chegada.
Aula 2:
	Instituições de Ensino: 
Uma Universidade é uma instituição baseada em 3 pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O status de Universidade permite gozar de autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo. As universidades devem possuir ao menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles doutorado.
Os Centros Universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo. 
As Faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc. Uma Faculdade não possui autonomia para criar programas de ensino.
Cursos de Graduação:
Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica. 
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área.
Cursos de Pós-Graduação no Brasil:
Os cursos Lato Sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento
Os cursos Stricto Sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado.
>> 	Na economia do conhecimento, o que tem valor é o conhecimento produzido coletivamente mediado por plataformas digitais. Ou seja, cabeças pensantes trabalhando colaborativamente tendem a construir um conhecimento de maior qualidade, independente do local onde cada um se encontre, pois hoje podemos construir conhecimento coletivo à distância usando plataformas digitais.
Aula 3:
	Saber administrar o tempo é saber o que, para você, é prioritário, dentre as várias coisas que você precisa fazer. Teoricamente é uma tarefa simples, mas não é. Estabelecer prioridade é uma necessidade e uma arte.
Estabelecimento de Metas - Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, maximizando sua produtividade. Como todas as ações possuem início, meio e fim, seu curso superior não é diferente. Dessa forma, ele pode ser visto como um projeto. 
As mídias sociais no aprendizado - O papel das mídias sociais no aprendizado é fundamental. A internet, principalmente, revolucionou a comunicação, trazendo uma grande diversidade de conteúdos e interatividade. 
A aprendizagem na rede irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento, pela colaboração, compartilhamento e troca de experiências. Criar grupos, levantar discussões, indicar links (vídeos, artigos, pesquisas) e trocar documentos são os meios mais usuais de se usar a rede para estudo. 
>> 	Cada indivíduo tem a sua capacidade de captar o conhecimento e essa variação se manifesta também em relação à dificuldade para se concentrar e focar a mente naquilo que se precisa aprender. 
Se o estudante tem uma meta, ele será desafiado a buscar conhecimentos que o façam alcançá-la. Porém, esse fluxo pode ser interrompido pelo seu potencial mental ou pela sua motivação.
A aprendizagem é um processo contínuo em que os conteúdos vão se sobrepondo de forma equilibrada como se fossem camadas de uma construção. 
“Aprender a aprender” é uma habilidade necessária na vida do estudante e do profissional. E isso só é possível se for entendido e praticado o conceito de que a aprendizagem é contínua, gradativa e cumulativa, por isso é chamada de processo de aprendizagem. O aluno precisa se organizar para aprender todos os dias.
Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, identificando sete diferentes tipos de inteligência: lógico-matemática, linguística, musical, corporal, espacial, intrapessoal e interpessoal. Mais recentemente, Gardner expandiu seu conceito, acrescentando a inteligência naturalista e a inteligência existencial.
Habilidade cognitiva é a capacidade de compreender informações e de transformá-las em conhecimento. É fazer com que a aprendizagem seja significativa. É usar da razão. É utilizar os estímulos corretos para ativar a memória. A cognição é exercitada cotidianamente. Há sempre algo novo a se aprender. E sempre se pode aprender.
Habilidade social é a convivência, é a compreensão das diferenças, é o respeito nas trocas necessárias que o convívio nos permite e nos exige. É a ética. É a percepção de que não se desenvolve sozinho. Somos seres incompletos e, em nossas incompletudes, precisamos uns dos outros.
Habilidade emocional é o diálogo com os afetos internos e externos. É o equilíbrio entre o desejo e o pensamento. É a abertura para o novo, nascido da sensibilidade, da criatividade, da emoção. 
Outra questão fundamental é quebrar paradigmas. O conhecimento não é estático. A ciência evolui com a dúvida muito mais do que com a certeza.
Aula 4:
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos. 
Alguns conceitos:
Pessoa física: é a pessoa natural, o indivíduo, desde o nascimento até a morte.
Pessoa jurídica: é uma entidade abstrata, não natural, com existência e responsabilidades jurídicas.
Receita: são as entradas de recursos financeiros. Para as pessoas físicas podem ser salários, aluguéis a receber, serviços prestados etc.
	Dizemos ser Receita Bruta as entradas sem desconto, como o valor total do salário sem descontos. Já a Receita Líquida são as entradas após os descontos (como INSS, IR, etc).
Gastos: (pessoa física) são desembolsos realizados, como pagamento de contas de água, telefone, aluguel etc.
Investimento/Endividamento: 
Investimentos são recursos que possibilitam retornos, tais como poupança, fundos de renda fixa, etc.
Endividamento é a capacidade de contrair dívidas.
Lembre-se de que contrair uma dívida não significa necessariamente um problema.
Financiamento: são recursos obtidos de instituições financeiras com destino definido, como compra de imóvel, veículo, etc.
Consórcio: são grupos que se reúnem, sob administração de terceiros, visando aquisição de bens.
Empréstimo: é o dinheiro concedido por instituições financeiras sem direcionamento, ou seja, pode utilizar o dinheiro para qualquer fim.
Planejamento Financeiro é preparar-se para o futuro, através da previsão de receitas e gastos. É manter controle sobre o seu destino financeiro. Todo planejamento deve possuir a origem de recursos financeiros, a descrição dos recursos que serão utilizados e quanto vai custar para este planejamento ser realizado. É importante utilizar o orçamento realizado também como controle, determinando o limite de gasto com base na receita. 
Desenvolver conhecimento sobre a própria situação financeira é posicionar-se um passo à frente na busca pelos seus objetivos.
Empréstimo pessoal - possui o maior custo em decorrência da menor garantia de retorno para o banco.
Financiamento de veículo - apresenta queda expressiva em relação ao empréstimo pessoal, pois o banco possui a alienação do veículo como garantia.
Leasing de veículo - o veículo é da empresa de leasing e fica arredado ao cliente. Assim, há garantia maior que há no financiamento.
	
O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para serem aplicados. Mas é óbvio que nem todos são assim... Podemos classificar o perfil de investidor conforme suas características predominantes:
Conservador: O investidor conservador é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança.
Moderado: O investidor moderado é aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
O investidor agressivo ou arrojado não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. É, geralmente, investidor em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos (conceito que você verá mais à frente).
>>	O dinheiro move muitas engrenagens no mundo. Isso faz com que sucesso financeiro seja confundido com ganhar muito dinheiro. Mas essa relação pode não ser verdadeira.
	Ao longo da vida, sonhamos em ter riquezas crescentes. Porém, se seu sucesso for medido apenas pelo quanto você ganha ou pelas promoções que recebe, provavelmente sua felicidade se esgotará quando o dinheiro não tiver uma importância tão grande quanto tem hoje, quando é escasso. O ideal é medir seu sucesso não pelo dinheiro que entra em sua conta, mas sim pelas conquistas que você tem ao longo da vida. Porém, obviamente, a falta de dinheiro será um grande obstáculo às suas conquistas. Por isso, os planos que você faz para seu futuro devem incluir sonhos ambiciosos a serem alcançados e estratégias para que o dinheiro não falte em nenhum momento de sua vida.
	Planejamento financeiro não é o mesmo que cortar gastos e fazer poupança. Se nosso objetivo é o sucesso financeiro, certamente o foco não deve estar no corte de gastos. Afinal, gastar é o elemento recompensador de todo esse planejamento.
A partir do momento que adotamos um estilo de vida mais simples, inteligente e econômico, uma interessante transformação ganha corpo. Ao preservar verbas para um consumo mais flexível, com maior participação de itens de lazer e qualidade de vida, obtemos mais do que um consumo mais prazeroso. Com ele, vem também a possibilidade do efeito substituição, em que planos podem ser mudados para o caso de ocorrerem imprevistos.
A fórmula para enriquecer: Gaste menos do que você ganha, e invista bem a diferença!
Lições sobre planos financeiros, economias e investimentos:
Tenha planos que atendam a seus objetivos pessoais.
Quanto mais cedo começar, melhor.
Pense na aposentadoria como um começo, não como o fim.
Consuma com qualidade e seletividade.
Evite compras parceladas.
Gaste menos do que você ganha, e invista bem a diferença.
Não despreze os pequenos gastos, mas também não se esqueça de assegurar uma verba para eles.
Use mais criatividade e tempo de pesquisa para não precisar gastar desnecessariamente com conveniências.
Uma vida mais simples é o caminho para uma vida mais rica em experiências.
Organize-se para saber como gastará os recursos que você ganha.
Priorize a realização de sonhos e a qualidade de vida.
Faça planos de longo prazo para colher benefícios dos rendimentos no decorrer do tempo.
 Faça escolhas que se sustentam no tempo, e não que causem problemas futuros.
Não tenha pressa para adquirir a casa própria.
Use o crédito para preservar planos de longo prazo.
Use o crédito para criar mais riquezas em sua vida.
Se você tem acesso a crédito subsidiado para seus estudos ou para sua profissão, aproveite-o e construa oportunidades.
Compartilhe com amigos seus planos, converse e aprenda com eles.
Mantenha reservas preparadas para mudanças e oportunidades, e estude seus planos com frequência. Seja flexível para alcançar mais objetivos na vida.
Priorize uma reserva de emergência e um plano de previdência privada antes de pensar em outros investimentos.
Aula 5:
	O conceito carreira normalmente esteve associado a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento. De certa forma, a expectativa do trabalhador era de ascensão de carreira, desde que ele correspondesse, satisfatoriamente, às funções e obrigações determinadas por seu empregador.
>>	Planejamento e disciplina são ingredientes indispensáveis nas receitas de todos que conseguem alcançar um objetivo. Saber o que você quer, quanto tempo precisa e como pretende concretizar um desejo é fundamental para não cultivar falsas expectativas. 
O caminho para concretizar seus sonhos deve incluir os seguintes passos:
Defina exatamente o que você quer alcançar
Pesquise e use a criatividade para gastar menos
Monte uma estratégia de sacrifício
Trace um plano de investimento adequado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais