Buscar

UNOPAR 3º SEMESTRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
42.1	PRÉ-REQUISITOS	�
42.1.1	Recrutamento.	�
52.1.1.1	Descrição Detalhada da Vaga	�
52.1.1.2	Seleção	�
72.1.1.2.1	Contrato de Trabalho	�
82.1.1.2.2	Treinamento Introdutório	�
82.1.1.2.3	Avaliação de Desempenho	�
103	CONCLUSÃO	�
11REFERÊNCIAS	�
12APÊNDICES	�
12APÊNDICE A – Internet e livros relacionados às disciplinas.	�
��
INTRODUÇÃO
Atualmente o mercado de trabalho é concorrido, destacando-se aqueles que buscam diferenciais competitivos na prestação de serviços, nos produtos, ou até mesmo no seu quadro de colaboradores. No mundo globalizado no qual vivem as empresas hoje se faz necessário que as empresas busquem no mercado de trabalho um capital humano mais amplo para o crescimento e desenvolvimento de seu capital estrutural. Uma organização existe para atender às necessidades dos clientes, contando obter um retorno financeiro justo pelos produtos ou serviços prestados.
Pensando nisso a empresa JA Supermercados, que tem como ramo de atuação o comércio e conta com um quadro de 196 funcionários, na busca pela qualidade e eficiência no atendimento ao público está disponibilizando uma vaga de Gerente Comercial para atuar em uma de suas filias localizada no centro da cidade de Canela, RS.
DESENVOLVIMENTO
Uma das características principais de um gerente de supermercado é saber ouvir e entender as necessidades e sugestões dos clientes. Para manter um bom relacionamento com os consumidores, a dica é passar o maior tempo possível percorrendo os corredores. “Assim, ficamos mais perto do nosso público, o que facilita conhecer seu perfil.” Cuidar para que a loja esteja sempre atraente também faz parte das tarefas de um gerente. Chegar antes da abertura ao público para checar as gôndolas, além de ajudar a evitar rupturas, garantir que produtos vencidos ou deteriorados sejam trocados e que as mercadorias fora de lugar sejam organizadas nos locais corretos.
Outra função é criar diferentes pontos extras e cuidar da decoração do supermercado, pois isso também contribui para um bom visual.
PRÉ-REQUISITOS
É necessário que o candidato possua diploma de ensino superior em administração de empresas ou marketing, curso de Excel avançado, seja do sexo masculino, tenha idade mínima de 25 anos e experiência comprovada de no mínimo 05 anos em atividade relacionada ao ramo supermercadista. 
Recrutamento. 
 Segundo Chiavenato (2000, p.197), “recrutamento é um conjunto de técnicas que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. Portanto a vaga em questão será disponibilizada para recrutamento externo nos jornais da cidade e na radio local, com a finalidade de trazer novos talentos para dentro da empresa. O processo de recrutamento e seleção visa buscar, no mercado de trabalho, os profissionais que mais se adéquam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e demonstrem habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas formadas por um mercado dinâmico e disputado. 
Descrição Detalhada da Vaga
Planejar e orientar atividades de equipes de atendimento ao publico, suprir a necessidades dos clientes mantendo contato direto com os mesmos e dar suporte às operações da empresa. Desenvolver procedimentos, estabelecer normas e administrar atividades para garantir o lançamento preciso de pedidos, acompanhamento eficiente de remessas e entrega oportuna de produtos, trabalhar em conjunto com as áreas de Marketing, vendas, logística e transporte para reduzir o atraso nos pedidos e melhorar as taxas de carregamentos, ao mesmo tempo em que controla os custos de atendimento aos clientes. Responde pela qualidade dos serviços prestados, identificando causas problemas e orientando tecnicamente sua equipe na resolução dos mesmos, para garantir o melhor atendimento, atua junto aos demais gerentes, identificando novos clientes e incrementando planos de vendas, para atingir objetivos estabelecidos pela diretoria; mantém atualizados seus conhecimentos, realizando a leitura constante de publicações técnicas e/ou gerais, para assegurar a regularidade das operações desenvolvidas; realiza o atendimento ao cliente, demonstrando produtos e serviços oferecidos com qualidade, propõe tipos e quantidade de produtos que devem ser comercializados, examinando os estoques existentes. É extremamente importante que o candidato tenha um espírito de liderança, seja comunicativo, tenha um bom relacionamento interpessoal, saiba trabalhar em equipe, seja comprometido, tenha empreendedorismo e uma visão ampla sobre assuntos pertinentes.
Seleção 
 		O processo de seleção não como uma simples atividade desenvolvida pelos profissionais de Recursos Humanos, mas sim com um enfoque estratégico, deve ser conduzido com extremo profissionalismo utilizando-se das ferramentas mais adequadas para fazer com que somente algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam as características desejáveis pela mesma. O processo de agregar talentos, conduzido desta forma representará um diferencial para a organização e uma importante vantagem competitiva. Com base nisso a seleção se fará da seguinte forma:
Entrevista em grupo; onde cada concorrente à vaga fará uma breve apresentação e em seguida deverá falar sobre sua vida profissional, expectativas para o futuro e porque acredita que seria o candidato mais preparado para essa vaga.
Provas de conhecimento ou de capacidade; as provas de conhecimento são vistas como instrumento cuja finalidade está voltada à avaliação do nível de conhecimentos gerais e específicos exigidos do candidato – já a s provas de capacidade verificam o desempenho do candidato em situações de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o desempenho dos candidatos, sua capacidade ou habilidade para determinadas tarefas. Fonte: livro da disciplina (Gestão de Pessoas, Pag. 55).
-	provas orais; aplicadas verbalmente por meio de perguntas e respostas. Com perguntas específicas para obtenção respostas especificas.
provas escritas; feitas por escrito por meio de perguntas e respostas escritas, para aferir conhecimentos adquiridos.
provas de realização; realizada por meio de um trabalho ou tarefa, de maneira uniforme e com tempo determinado. Ex: prova de digitação.
Teste Psicológico; Araújo e Garcia (2009) explicam que ao ser comprovada a veracidade do currículo de cada concorrente ao cargo é chegada a hora de os psicólogos entrarem em ação, por intermédio de diversos tipos de testes. O teste psicológico tem a finalidade de identificar dentre os candidatos qual é verdadeiramente capaz de ocupar de forma adequada o cargo que se encontra vago dentro da organização. Nessa etapa será contratada uma psicóloga para que sejam aplicados tais testes.
Entrevista individual; Durante uma entrevista de emprego, muitas vezes, os candidatos assumem uma postura inerte e não fazem as perguntas fundamentais sobre a vaga ou a empresa, demonstrando ao recrutador desinteresse ou despreparo. A expectativa durante a entrevista está dos dois lados e o recrutador espera ouvir do profissional, questões básicas sobre a empresa, vaga, funções, cultura, entre outros. Pensando nisso essa é a etapa onde será escolhido o candidato mais bem preparado para a vaga.
Exames clínicos; o candidato que passar nos testes psicológicos será submetido a alguns exames clínicos para então ingressar na organização.
Documentos; essa é a etapa onde o candidato selecionado para a vaga terá que apresentar a documentação necessária; Cópia do RG, CPF, comprovante de residência e CTPS, para que então seja feito o contrato experiência, contrato esse que possui dois tempos com duração de 45 dias cada.
Contrato de Trabalho
O contrato de trabalho tem por sua vez, a finalidade de oficializar a contratação do novo funcionário dentro
de padrões estabelecidos pela CLT. Conforme já foi mencionado o contrato experiência terá a duração máxima de 90 dias, para que o novo colaborador possa ser preparado para exercer essa função a qual lhe foi conferida.
Fica o empregado admitido no quadro de funcionários para exercer a função de Gerente Comercial com remuneração de R$ 15,00 por hora.
O horário de trabalho do empregado será de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:20 de segunda à sábado.
Fica ajustada nos termos do que dispõe o Parágrafo Primeiro do Artigo 469 da CLT, que o empregado acatará ordem emanada da empregadora para prestação de serviços tanto no local de celebração do Contrato de Trabalho como em qualquer outra cidade, Capital, Localidade ou Vila do Território Nacional, quer essa transferência seja transitória quer seja definitiva.
Em caso de dano causado pelo empregado, fica a empregadora autorizada a efetuar o desconto da importância correspondente o prejuízo o qual fará com fundamento no parágrafo primeiro do artigo 462 da CLT já que esta possibilidade fica expressamente prevista em contrato.
Permanecendo o empregado a serviço da empregadora após o término da experiência, continuarão em plena vigência as clausulas A e D constantes deste contrato.
Treinamento Introdutório
Conforme Teles; Caroline et al (2008), em seu artigo é citado dois tipos de integração que são abordados nas instituições. São eles: o programa de integração geral e o programa de integração de gestores. 
O programa de integração para gestores é orientado a todos os novos gestores recém-contratados ou promovidos de uma instituição. Nesse treinamento, devem ser trabalhadas as estratégias e maneiras de como o novo gestor deve trabalhar com sua equipe de acordo com a política da empresa. Esse treinamento terá a duração de cinco dias a contar do momento da contratação do novo colaborador.
Em primeiro momento será ministrado um treinamento de Departamento De Pessoal (DP) e Recursos Humanos (RH), com duração de dois dias, para que seja feita a acolhida do novo colaborador e apresentadas às políticas da empresa, como bem como sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente na qual a mesma está inserida.
Em seguida no terceiro dia do novo colaborador, será feito um treinamento relacionado á NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, (a qual é prevista em lei para as empresas que possuem mais de vinte funcionários), Brigada de Emergência e de Combate a Incêndio, ministrados pelo Técnico de Segurança do Trabalho, com duração de três dias, treinamentos esses que o leva a entender a importância da responsabilidade da empresa não só com os colaboradores que ali estão inseridos, mas também com o meio externo.
Avaliação de Desempenho
Avaliação de desempenho trata-se de um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos. De acordo com Marras (2000) entende-se que: Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. É diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o ‘querer fazer’, que explicita o desejo endógeno de realizar (a motivação), e o ‘saber fazer’, isto é, a condição cognitiva e experiencial que possibilita o indivíduo realizar com eficiência e eficácia alguma coisa. (MARRAS, 2000, p.173)
Normalmente, é um processo realizado periodicamente por um supervisor, em relação a um subordinado, e que é projetado para ajudar os empregados a entender suas funções, seus objetivos, suas expectativas e o sucesso de seu desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.
Esse processo se fará anualmente através de feedback, para avaliar não só o desempenho do novo colaborador mas também suas expectativa em relação a empresa. O feedback, no dizer de Chiavenato (2004) é um retorno que aprimora o desenvolvimento de competências e habilidades em relação ao trabalho desempenhado pelo colaborador, e busca a harmonia à medida que proporciona uma troca de ideias e a concordância de conceitos entre colaboradores e seus gestores.
CONCLUSÃO
Esse trabalho foi elaborado buscando estabelecer uma conexão entre os novos gestores e o mundo competitivo no ramo supermercadista, visando buscar profissionais na área de recursos humanos com capacidade e qualificação para atuar no mercado de trabalho trazendo experiência e conhecimento específico para atendimento ao publico e assim consequentemente o desenvolvimento da organização no que tange o atendimento de qualidade nos produtos e serviços oferecidos pela empresa ou até mesmo no quadro de colaboradores.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. edição. São Paulo: Atlas, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 4ª reimpressão. 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Adminstração. 6ª ed. - Rio de Janeiro: Campus, 2000
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do estratégico ao estratégico. São Paulo:Futura, 2000.
TELES, Caroline Dalla Costa; FEIJÓ,Carla Navarro Baltazar.Integração à primeira impressão
de uma instituição. Einstein: Educ Contin Saúde. 2008, 6 (3 Pt 2): 142-143.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfr_0AF/recrutamento-selecao Acesso em 16/10/2014.
 http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaCompetencias.jsf Acesso em 16/10/2014.
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Descri%C3%A7%C3%A3o-De-Cargos-Supermercado/299191.html Acesso em 16/10/2014.
http://sites.unifra.br/Portals/36/Sociais/2009/04%20RECRUTAMENTO%20E%20SELE%C3%87%C3%83O%20DE%20PESSOAL...pdf Acesso em 16/10/2014.
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/5-perguntas-para-fazer-durante-a-entrevista-de-emprego Acesso em 17/10/2014.
http://www.sm.com.br/Editorias/SM-Responde/Quais-sao-as-atribuicoes-de-um-gerente-de-loja%3F-4146.html Acesso em 27/10/2014.
http://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/49572/treinamento-introdutorio#ixzz3GTvPKSjt Acesso em 27/10/2014.
APÊNDICES
APÊNDICE A – Internet e livros relacionados às disciplinas.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Bacharelado em administração
jonatan pereirA DE aguiar
produção textual interdisciplinar individual
Gramado
2014
jonatan pereira de aguiar
produção textual interdisciplinar individual
Trabalho de produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.
Orientador: Prof. Janaina V. Tesa, Elisete Alice Z. de Oliveira, Ana Celi Pavão, Sergio de Goes Barboza e Fabiane T. Muzardo.
Gramado
2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais