Buscar

Analise de investimentos UNESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

32
UNESA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM ENGENHARIA
ANALISE DE INVESTIMENTOS 
MATERIAL DE APOIO
Prof. A. J. Bruno
	De uma maneira simples podemos esquematizar uma metodologia básica para se analisar um investimento, objetivando tomar uma decisão de investir na melhor alternativa para a empresa, da seguinte forma:
Fase 1 Identificação das Alternativas: Nessa fase deve-se identificar A, B, C, etc. como alternativas de investimento. O grupo responsável pela elaboração do projeto deve se submeter a um processo indagativo, tal como: “o que produzir?”; “quanto produzir?”; “como produzir?”; “onde produzir?”; quando produzir?”
Fase 2 Estudo de Pré-Viabilidade das Alternativas: Onde deve-se estimar preliminarmente os investimentos, custos e receitas dos projetos A, B, C, etc. anteriormente identificados. 
Fase 3 Seleção das Alternativas a nível preliminar: Regras expeditas para orçamentos de despesas e receitas baseadas em projetos similares devem ser a tônica dessa fase, entretanto, sem a precisão requerida de um estudo mais detalhado, permitindo a aplicação de critérios simples de decisão para que uma seleção preliminar de alternativas
Fase 4 Estudo de Viabilidade das Alternativas Selecionadas: Nessa fase deverá ser realizada uma estimação detalhada dos investimentos, custos e receitas das alternativas selecionadas permitindo a montagem de fluxos de caixa que permitam a aplicação de critérios quantitativos de decisão.
Fase 5 Considerações Adicionais e Tomada de Decisão: Devem ser levantada nessa fase importantes considerações sobre o risco, incerteza, análise de fatores intangíveis etc. sobre as alternativas selecionadas, de modo a permitir uma decisão mais segura da(s) alternativa(s) escolhida(s).
Fase 6 Realização das Alternativas Selecionadas: Onde deve-se implantar o(s) projeto(s) de investimento selecionado(s) até o funcionamento normal.
Em uma empresa o principal objetivo dos Administradores é criar valor para o acionista. Assim, cabe a eles determinar o valor da empresa e monitorá-lo 24 horas por dia, 365 dias por ano, observando se a criação de valor está de fato ocorrendo.
Dessa forma, dentro deste contexto, administrador é todo aquele profissional que tem a capacidade de tomar ou participar decisões que impactem diretamente o fluxo de caixa da empresa, estando permanentemente envolvido com análise de projetos, no seu significado mais amplo. O objetivo destes administradores consiste em tomar decisões que elevem o valor de mercado de suas companhias.
Podemos dizer que a Matemática Financeira é um das ferramentas mais importantes para se analisar um investimento com vistas à tomada de decisão, ou seja, são os métodos e técnicas de decisão empregados na escolha de alternativas de investimentos tecnicamente viáveis. Ela tem por objetivo o manuseio de fluxos de caixa visando suas transformações em outros fluxos equivalentes que permitam as suas comparações de maneira mais fácil e segura.
Assim, por exemplo, considere-se o caso de um indivíduo que deseja vender um equipamento por $ 100.000,00 à vista. Acontece que ao receber as propostas constatou que todas uma parte à vista e outra financiada. O pior é que as modalidades de financiamentos variavam de proposta para proposta. Como decidir qual a melhor? A solução será, com auxílio da Matemática Financeira, transformar cada proposta em seu “valor equivalente à vista” e comparar todos os “valores à vista” assim obtidos.
A transformação desses fluxos só pode ser feita com a fixação dos juros, e pode-se ainda dizer que a existência da Matemática Financeira, com todas as suas fórmulas e fatores, se prende, exclusivamente, à existência dos mesmos.
Cabe ressaltar que o resultado obtido utilizando os cálculos da matemática financeira são precisos pois a matemática é uma ciência exata. Entretanto, ele não retratará a única verdade pois as premissas utilizadas partiram de uma estimação futura de receitas e custos. 
Pode-se dizer que a estimação dos custos poderá estar próximo da realidade, até porque, possivelmente, os custos de empresas ou projetos semelhantes poderão, por experiência, serem replicados. Já a estimação das receitas é muito mais complexo uma vez que as vendas de qualquer empresa, em geral, são influenciadas pelo mercado, o que torna a tarefa muito mais difícil, pois a volatilidade da economia de uma região pode atrapalhar as “mais precisas” das previsões dos analistas econômicos. Recomenda-se, portanto, uma análise envolvendo premissas em três cenários: pessimista, realista e otimista.
	Basicamente podemos dizer que dois elementos são primordiais para resolver problemas envolvendo a matemática financeira, quais sejam: o conhecimento de juros e a elaboração de um fluxo de caixa.
1)	FLUXO DE CAIXA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais