Buscar

CICLO HIDROLÓGICO E BACIA HIDROGRÁFICA QUESTÕES TEORICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lista de Exercícios – Teoria
CICLO HIDROLÓGICO E BACIA HIDROGRÁFICA
1) Duas bacias hidrográficas de mesma área situadas em uma mesma região apresentam coeficientes de compacidade iguais a 1,1 (Bacia A) e 1,4 (Bacia B). Pergunta-se: em qual destas deve-se esperar hidrogramas com picos de cheia mais altos? Justifique sua resposta. 
O Coeficiente de Compacidade (KC) é um índice de forma relacionando o perímetro da bacia e a circunferência (perímetro) de um círculo de mesma área. Este coeficiente é um número adimensional, variando com a forma da bacia, independentemente de seu tamanho, sendo que quanto mais irregular for a bacia, maior será o coeficiente de compacidade.
Quanto mais próximo da unidade (K=1) for este coeficiente, mais a bacia se assemelha a um círculo, podendo ser resumido da seguinte forma:
-1,00 – 1,25 - bacia com alta propensão a grandes enchentes;
- 1,25 – 1,50 - bacia com tendência mediana a grandes enchentes; e
- > 1,50 - bacia não sujeita a grandes enchentes.
2) Como a densidade de drenagem afeta os hidrogramas de cheias das bacias hidrográficas? 
Densidade de Drenagem que é o resultado da divisão entre o comprimento total dos cursos d’água pela área da bacia. Esse índice pode variar de 0,5 km.km² em bacias com drenagem pobre a 3,5 km.km² ou mais em bacias bem drenadas. Quanto menor for a densidade de drenagem mais chances de cheias na bacia.
Dd = _Lt_ 
 A 
3) Como e porque varia o tempo de concentração de uma bacia que passa do estado natural ao estado urbanizado? 
Tempo de concentração: é o tempo necessário para que a água precipitada no ponto mais distante da bacia escoe até o ponto de controle, exutório ou local de medição.
Em áreas Urbanizadas com a modificação dos caminhos como telhados, ruas, passeios, há um aumento da velocidade de escoamento em relação ao solo natural que tem velocidade menor em vista a vegetação, raízes, infiltração e leito natural rugoso.
4) Bacias com áreas diferentes podem ter um mesmo tempo de concentração? Explique. 
Quanto maior a área da bacia maior será a quantidade de água capitada, porém a impermeabilidade do solo o relevo influem diretamente na capacidade de infiltração, esses fatores determinam a velocidade de escoamento superficial na bacia, que por sua vez afeta a vazão final. Bacias com áreas diferentes podem ter um mesmo tempo de concentração levando em consideração os fatores que influenciam no escoamento. Porém essa combinação de fatores é pouco provável.
5) Explique os fatores que podem fazer com que duas bacias de mesma área apresentem hidrogramas de cheias diferentes. Faça menção nas explicações de como estas cheias podem ser diferentes em forma e volume. 
Os fatores mais prováveis são O Coeficiente de Compacidade que define a forma da bacia, A densidade de Drenagem da área, Tempo de Concentração, o tipo de vegetação, se é área urbanizada ou natural.
6) Com base na descrição do ciclo hidrológico explique como o desmatamento de uma bacia hidrográfica afeta os escoamentos no seu curso d’água principal. Que processos se alteram? 
As florestas e vegetações funcionam como uma barreira natural de quebra de velocidade, essa interceptação faz com que haja uma maior infiltração no solo e ocorre uma maior demora no escoamento. Dessa forma o tempo de concentração e a densidade de drenagem diminuem e a velocidade de escoamento aumenta. 
7) Explique as potencialidades e as limitações do uso da equação P = Q + ET no cálculo de balanços hídricos em bacias hidrográficas. 
Com a aplicação dessa formula utilizamos a soma da vazão e a evapotranspiração para calculo da precipitação, é uma forma simplificada de calculo. Apesar dessa simplificação, o ciclo hidrológico é um meio conveniente de apresentar os fenômenos hidrológicos, servindo também para dar ênfase às quatro fases básicas de interesse do engenheiro, que são: precipitação; evaporação e transpiração; escoamento superficial; escoamento subterrâneo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes