Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
Uma pessoa admitida para trabalhar no âmbito residencial que jamais teve sua carteira de trabalho anotada. Que trabalhava com subordinação, continuidade, onerosidade e pessoalidade e a prestação de serviços era realizada de segunda-feira à sexta-feira das 8:00 às 17:00, recebendo o valor mensal de r$ 900,00. Poderá pleitear o vínculo com base no princípio da primazia da realidade.
Se um contrato por prazo determinado conter cláusula assecuratória e o empregado for demitido antes do prazo final do contrato, o empregado direito a verba de aviso prévio, tendo em vista que em seu contrato de trabalho estava prevista a cláusula assecuratória e houve extinção imotivada antes do termo final.
Com relação as fontes do direito do trabalho podemos afirmar: a legislação oferece direitos mínimos, devendo a interpretação ser a mais benéfica para o empregado, sendo aceito a jurisprudência como fonte, assim como o acordo coletivo de trabalho e a convenção coletiva de trabalho;
Sobre o contrato individual de trabalho é correto afirmar que, os contratos de trabalho assumem característica de adesão, o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado, os contratos de trabalho são de execução sucessiva, o contrato de trabalho por prazo determinado é válido em se tratando de atividades empresariais de caráter transitório, o contrato de experiência exige assinatura na ctps do empregado.
O limite máximo para pagamento de salário in natura e/ou utilidade pelo empregador, é de: 7.0%
O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho, e para seu retorno, é computado como tempo efetivamente trabalhado, se o local de trabalho for de difícil acesso ou não servido por transporte público, e o empregador fornecer a condução.
Será obrigatória a homologação da rescisão contratual no drt ou sindicato da categoria, quando o contrato de trabalho tiver mais de um ano de duração.
Em relação às contribuições previdenciárias devidas pelos contribuintes da previdência social, é correto afirmar que: presume-se o recolhimento das contribuições do empregado.
Quando se monta o próprio negócio, é optante do simples nacional, e não pretende receber aposentadoria por tempo de contribuição.
A contribuição previdenciária a ser recolhida por joão é de: 5% (cinco por cento) do limite mínimo do salário de contribuição.
O empregado readaptado profissionalmente não pode ser utilizado com paradigma em sede de pedido de equiparação salarial.
O poder disciplinar do empregador consiste na possibilidade de o mesmo aplicar punições aos empregados, como advertência verbal, escrita ou suspensão não superior a 30 dias. Quanto as suas limitações, o poder disciplinar não pode aplicar punições que não respeitem a legislação vigente. A punição tem caráter imediatista.
Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Assim sendo, não são empregados: os autônomos, os eventuais, os avulsos e o pequeno empreiteiro.
Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Uma pessoa admitida para prestar serviços como diarista uma única vez por semana é correto afirmar que é um trabalho eventual.
É correto afirmar que quem trabalha como estivador no porto é trabalhador avulso.
O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, devendo seu pedido ser protocolado na justiça do trabalho em até: dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
O contrato de trabalho de experiência na clt, tem duração máxima de 90 dias.
Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal do serviço.
O vínculo de emprego é caracterizado por ser pessoa física, pessoalidade, serviço não eventual, subordinação, onerosidade;
A empresa que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço é considerada empregadora; empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário;
Com fundamento nas disposições da clt, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal
O contrato de experiência é uma modalidade do contrato de trabalho por prazo determinado de, no máximo, 90 dias, admitindo-se, uma única prorrogação, desde que observado o prazo máximo.
No direito individual do trabalho, o princípio da proteção ao economicamente mais fraco é fundamental e básico, e objetiva proteger o trabalhador, equilibrando juridicamente a desigualdade econômica e social, evitando que este seja subjugado pelo empregador.
O empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a período de férias coincidente com o de suas férias escolares.
São considerados elementos fundamentais para a configuração do vínculo trabalhista: não eventualidade - hierarquia/subordinação - pessoalidade - contra-prestação pecuniária.
São características do contrato individual de trabalho: pessoalidade, subordinação, onerosidade e não eventualidade.
O contrato por prazo determinado pode ser usado em algumas hipóteses, para serviços cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo, nas atividades empresariais de caráter transitório, nos contratos de experiência.
Trabalhador a tempo parcial é aquele cuja jornada de trabalho não excede 25 horas semanais.
O segurado que goza do auxílio-doença voltar á sua atividade laboral voluntariamente, ele não terá direito a receber beneficio, ainda que estando no seu período de incapacidade pois , será cancelado automaticamente o benefício.
Uma empresa, em consenso com os seus empregados e com a chancela do sindicato, realiza um acordo coletivo com prazo de vigência indeterminado. Com relação a esse caso, o instrumento é inválido naquilo que ultrapassar dois anos, prazo máximo de vigência deste instituto.
De acordo com a clt, acerca das normas legais referentes à rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar que são competentes para assistir o empregado na homologação da rescisão do contrato de trabalho o respectivo sindicato ou a autoridade do ministério do trabalho e previdência social.
Constituem motivos para dispensa por justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, ato de improbidade, embriaguez habitual ou em serviço, abandono de emprego. 
Com fundamento na legislação aplicável ao fgts, a conta vinculada do trabalhador não poderá ser movimentada na hipótese de: pedido de demissão.
A mulher gestante em contrato de experiência tem direito a estabilidade pela gravidez nos termos da lei de 5 meses após o parto.
A previdência social possui dois regimes básicos e dois complementares. São eles, regime geral da previdência social rgps que é o mais abrangente, dando cobertura e proteção a grande massa dos trabalhadores e é gerido pelo inss; regime próprio de previdência que é mantido pela união, estados e municípios em favor dos seus servidores civis e militares ocupantes de cargos eletivos.
Sobre o aviso prévio, é correto afirmar que: o horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
Tendo em vista que o empregador vem descumprindo várias obrigações
contratuais, quais sejam, pagamento de salários atrasados, concessão de férias, décimo terceiro, depósito do fgts, recolhimento do inss, dentre outros. O empregado objetiva rescindir o contrato de trabalho. A opção correta que se adequa a situação problema: objetiva rescindir o contrato de trabalho.
Se o empregador vem descumprindo várias obrigações contratuais, quais sejam, pagamento de salários atrasados, concessão de férias, décimo terceiro, depósito do fgts, recolhimento do inss, dentre outros. O empregado objetiva rescindir o contrato de trabalho. A opção correta que se adequa a situação problema: rescisão indireta do contrato de trabalho.
O conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social denomina-se: seguridade social.
Os princípios do direito previdenciário são: 1 princípio da solidariedade . 2- princípio da universalidade de cobertura e atendimentos. 3- uniformidade e equivalência de prestações entre população urbana e rural; 4- seletividade e distributividade de benefícios e serviços; 5- irredutibilidade do valor dos benefícios.
Tendo em vista os princípios e diretrizes da seguridade social, nos termos do texto da constituição federal e da legislação de custeio previdenciária, é correto dizer: uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, universalidade da cobertura e do atendimento, equidade na forma de participação no custeio.
O conceito de seguridade social colocado no título da ordem social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que: a previdência social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a assistência social e a saúde.
- para que seja reconhecida a existência de conflito coletivo do trabalho, as condições que devem estar presentes são: a) um grupo de assalariados (qualidade das partes - condição subjetiva); e b) a existência de um conflito coletivo a defender (objeto do litígio - condição objetiva).
A seguridade social encontra-se inserida no título da ordem social da constituição federal e tem entre seus objetivos universalizar o atendimento da população.
São segurados obrigatórios da previdência social: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial;
Na extinção do contrato de trabalho com despedida por justa causa, o empregado tem direito a férias vencidas e ao saldo de salários.
Em um contrato de experiência sem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão, caso o empregado requerer a rescisão antecipada deste contrato, considerando que não há justa causa presente na rescisão, de acordo com a consolidação das leis do trabalho, o empregado será obrigado a indenizar a empresa dos prejuízos decorrentes desta rescisão, limitados à metade da remuneração a que joão teria direito até o término do contrato.
O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão: perde o direito ao restante do respectivo prazo;
O poder disciplinar do empregador é exercido quando aplica advertência aos empregados.
O pedido de demissão é ato unilateral e isso significa que: não depende de aceitação por parte do empregador

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais