Buscar

MODELO GERATIVISTA DE CHOMSKY (resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO GERATIVISTA DE CHOMSKY
O modelo Gerativista de Chomsky defende a ideia de que a criança já nasce com a capacidade de aquisição da linguagem, ou seja, ela absolve o conhecimento com extrema facilidade e rapidez, de acordo com o ambiente onde esta convive e a gramática que lhe é apresentada, da qual a criança seleciona o que quer e o que não quer aprender.
A criança já tem o seu próprio vocabulário formado em sua mente, já nasce com uma Gramática própria, e de acordo com a linguagem a qual esta é exposta ela aprenderá a Gramática de sua Língua Materna, que por sua vez é o amadurecimento daquela que a criança tinha inicialmente. Podendo-se citar o fato de as frases e palavras ditas pelas crianças não são meras imitações do que os adultos falam, mas sim produções originais das crianças, que ao conviver com a fala dos adultos ela adequará tais palavras e frases à dos adultos.
Chomsky defende ainda que a criança, para efetivar o desenvolvimento da fala de acordo com a linguagem, a que é exposta, ela se utiliza de um Dispositivo de Aquisição da Linguagem (DAL), acionado por palavras e frases ditas por adultos (IMPUT), que é responsável pela adequação da gramática inicial da criança à gramática da língua onde esta irá atuar. 
Conclui-se que o modelo Gerativista de Chomsky visa teorizar a forma como a criança adquiri a fala de acordo com a linguagem a que é contextualizada, e moldando a sua, pré-disposta em sua mente, à dos que fazem parte do seu cotidiano, selecionando o que irá inserir em sua gramática e o que irá descartar, formando assim a sua fala/linguagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes