Buscar

Ecomonia - questoes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Econômia – Questões Básicas
01 – Com base na sua compreensão do texto, defina:
De modo geral, o que é Economia? Qual a distinção de Economia e economia?
 Economia é um campo de estudo cientifico, no qual, estuda-se o funcionamento e decorrências da economia. E esta por sua vez, é uma palavra de origem grega (“olkos” significa fortuna, riqueza e “normos” que significa regra, admistração), sendo assim, seu uso está relacionado com atividades envolvendo a administração de riquezas, bens.
Na economia existe a classificação dos bens, em bens livres e econômicos. O que são eles?
 Os bens livres são aqueles que existem em quantidade ilimitada. São bens porque satisfazem as necessidades, mas não possuem significação económica, pois não têm preço e não podem ser apropriáveis. Exemplo: Recursos Naturais. Já os bens econômicos são escassos em quantidade, dada a sua procura, e apropriáveis. Correspondem ao objeto de estudo da economia.
Sob o ponto de vista da economia, há a Economia Positiva e a Economia Normativa. O que cada uma significa?
 A economia positiva é uma abordagem que não tem preocupações éticas e que se limita a determinar os fatos tal qual eles existem. E a economia normativa é uma abordagem que procura determinar como se pode manipular a economia para atingir determinados objetivos específicos. Normalmente, o que se pretende é atingir um determinado padrão de distribuição de riquezas. A economia normativa pressupõe uma tomada de posição ética em relação à realidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais