Buscar

Trabalho Ulysses.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Setembro 2014
Elisângela de Sousa Andrade Lopes B493IH0
Kacia Léo Bianco T424CD0
Mônica Maria de Carvalho Habibe B3423B2
Priscila Carvalho Oliveira T202BD0
Vera Helena Noronha Bippes T385EE7
Administração Interdisciplinar
Um estudo em uma empresa de grande porte
 RaiaDrogasil
Setembro 2014
Descrição
A história da Droga Raia teve início em 1905, quando o farmacêutico João Baptista Raia inaugurou a Pharmacia Raia, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo.
Naquela época as farmácias preparavam artesanalmente a medicação prescrita pelo médico, e João Baptista se mostrou desde o início, e ao longo do tempo, um profissional hábil e preciso, garantindo-lhe a confiança do público daquela cidade.
A industrialização despontou e grandes laboratórios multinacionais se instalaram no país e uma realidade diferente para a época se mostrou: farmácias de manipulação convivendo com drogarias.
A necessidade de um modelo de atendimento mais ágil foi percebida por João Baptista. Seu senso de oportunidade e experiência lhe permitiram tecer a rede que levaria seus conceitos de qualidade e respeito aos clientes, disseminadas por várias cidades do estado de São Paulo.
João Baptista Raia possuía um enorme sentimento de respeito com os clientes, e a capacidade de vê-los como pessoas que precisavam de atenção. Traçou uma diretriz que se incorporou, mais tarde, à tradição e aos princípios da Droga Raia: “Interessar-se realmente pelos clientes, colocando suas necessidades acima de qualquer venda”.
Mais de 100 anos depois, a Droga Raia é hoje uma das 5 maiores redes de drogarias do Brasil. Presente com filiais próprias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, possui em cada loja uma equipe de funcionários capacitada e pronta para oferecer aos clientes soluções e um atendimento eficiente.
Principais clientes
Pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos como: diabetes, hipertensão arterial e medicamentos controlados (psicotrópicos) e que utilizam medicamentos esporádicos, produtos de higiene, beleza e cosméticos. A Droga Raia garante um atendimento especial para os santistas da terceira idade.
Principais produtos
Tem como principais produtos os medicamentos estipulados pela ANVISA para comercialização em drogarias (medicamentos para gripe, diabetes, etc.), produtos de higiene e beleza e cuidados com a pele.
A Droga Raia compra diretamente de laboratórios farmacêuticos como PFIZER, BAYER, ACHÉ, ROCHE, MERCK, JOHNSON & JOHNSON, HYPERMARCAS, ASTRAZENECA, entre outros fornecedores.
 
 
 
Estrutura Organizacional
PROCESSOS
Processos Chaves
Vender medicamentos
Processo suporte
Comprar e estocar medicamentos
Sequência dos processos
Compra dos produtos ( setor de compras da Raia) , estocagem dos produtos na matriz (estoque da Raia Drogasil), distribuição desses produtos para as lojas e venda.
 
Indicadores de desempenho dos processos
No processo de compras podemos avaliar o custo dos produtos e o prazo de entrega dos fornecedores.
Um dos indicadores de desempenho da estocagem é o inventário , com ele descobrimos se há perdas ou roubos dos produtos . Deve - se associar as vendas ao estoque, para que não haja uma sobrecarga no espaço .
Em vendas o indicadores são faturamento, ticket médio ( quanto mais um cliente compra melhor para empresa), reclamação dos cliente, falta de produtos, etc.
Medição de cada nível organizacional
	Nível Organizacional
	Qualidade
	Atendimento
	Custo
	Segurança
	Moral
	
	
	
	
	Confiabilidade
	Pessoas
	
	Estratégico
	
	Produtividade
	Faturamento
	
	Turnover
	
	Tático
	Quantidade
 de reclamações e elogios
	
	
	
	Turnover
	Horas de treinamento
	Operacional
	Nota ao serviço prestado
	Prazo
Ticket médio
	Preço
	
	Acidente de trabalho
	Entrosamento da equipe
Mapeamento dos Processos
Compras
Vendas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais