Buscar

SIMULADO 02 LATRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEL0547_SM_201201813859 V.3
	» de 50 min.
	FALTAM MENOS DE 5 min
PARA O FINAL DO SIMULADO
	
	FINALIZAR
	Aluno: ALINE SOUZA AMADOR 
	Matrícula: 201201813859
	Disciplina: CEL0547 - MET. PRAT. DE ALFAB 
	Período Acad.: 2013.4-EAD (G) / SM
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		1.
	
		A partir dos estudos de Jean Piaget, Emília Ferreiro desenvolveu uma pesquisa na qual observou a escrita de crianças. Suas observações são trazidas para o universo da alfabetização sob o nome de Construtivismo. Podemos dizer que NÃO faz parte dos pressupostos teóricos desse tipo de construtivismo: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	Desafiar a criança a superar a lógica que utiliza na elaboração da lógica usada para escrever e adotar uma lógica cada vez mais sofisticada até chegar na hipótese alfabética e ortográfica. 
	
	
	Condenar a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. 
	
	
	Considerar a alfabetização como a associação rigorosa entre a aprendizagem da leitura e da escrita e a aquisição única da habilidade psicomotora. 
	
	
	Desenvolver práticas pedagógicas sob medida para cada degrau de amadurecimento intelectual da criança: as crianças constroem o próprio conhecimento e o erro faz parte do processo de aprendizagem. 
	
	
	Acreditar que aprender a escrever, assim como aprender a somar, é ensinado: esse não seria um saber construído. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		2.
	
		Observem o texto retirado da 17ª. Lição da Cartilha Maternal de João de Deus. r rei rua raio rijo raiva rato ira vara jura fera ar ir vir ver Podemos perceber que houve uma apresentação dos diferentes sons da letra r na Língua Portuguesa. Atividades como essas que apresentam palavras isoladas e sem um contexto de leitura mais amplo, fazem parte de qual método de alfabetização? Marque a resposta correta. 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	Psicogênese da Língua Escrita 
	
	
	Letramento 
	
	
	Analítico 
	
	
	Sintético 
	
	
	Misto 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		3.
	
		Existe uma frase que sintetiza um pouco da contribuição que Emília Ferreiro trouxe para a alfabetização: "A criança aprende a ler lendo, a criança aprende a escrever escrevendo". Das práticas abaixo, qual está em desacordo com a premissa citada? Marque a reposta correta. 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	Pedro todos os dias escolhe um dos gibis que existem na gibiteca da sala para brincar de ler. Já conhece alguns dos personagens da Turma da Mônica e se identifica bastante com o Cebolinha. 
	
	
	Pedro, aos 4 anos de idade, lê o seu nome e o nome dos amigos na chamadinha diária. Quando um colega falta, Pedro é o primeiro a pegar seu nome e colocar do outro lado na sala, numa parede cujo nome é SAUDADE. 
	
	
	Pedro leu todo o silabário da palavra PETECA, depois que a professora trabalhou os brinquedos que fazem parte da nossa cultura, ele repetiu 2 vezes cada uma das sílabas que forma a palavra PETECA. 
	
	
	Pedro leva para casa toda a semana 2 livros, de sua livre escolha, e lê com a família. Após a leitura, escolhe uma forma de interpretá-lo: ou desenha ou narra a história para seus colegas na rodinha. Cada dia 2 crianças apresentam os resultados de sua leitura aos colegas e explicam o porque daquela representação. 
	
	
	Pedro, aos 4 anos de idade participou da feira de literatura do colégio e escolheu para a leitura um livro cuja capa trazia escrita a palavra pipoca. Abriu o exemplar e tentou encontrar a palavra em cada uma das folhas. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		4.
	
		A concepção filosófica empirista foi representada fortemente por John Locke (1632-1704) que defendia a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA no que se refere às ideias defendidas pelo empirismo que serviram de base para a alfabetização? 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	A alfabetização é concebida como um processo que deve estar apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras. 
	
	
	A criança nasce como uma tabula rasa ou folha de papel em branco e, por isso, todas as suas experiências com a escrita devem ser iniciadas na escola para que sejam apreendidas de forma correta. 
	
	
	A criança executa exercícios psicomotores que objetivam prepará-la para desenvolver a coordenação motora fina, a discriminação da esquerda e da direita, a organização espacial dos traçados no papel entre outras habilidades necessárias à escrita. 
	
	
	A criança é vista como ser passivo e incompleto, que deve ser ensinada pelo meio, pois as suas experiências culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola. 
	
	
	A criança é concebida como um sujeito em permanente construção do seu conhecimento, a partir da sofisticação dos esquemas cognitivos utilizados para interagir com a realidade.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		5.
	
		Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção: 
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra. 
	
	
	Conceber a alfabetização como um processo apoiado em critérios de prontidão ou maturação neurológica, pois a criança deve ter estruturas nervosas e perceptivas prontas para interagir com o meio e extrair dele as experiências alfabetizadoras. 
	
	
	Considerar a forma de escrita e a caligrafia da letra os principais critérios para averiguar se a criança já sabe escrever. 
	
	
	Desconsiderar a existência do erro, observando que há um processo de aprendizagem em andamento. 
	
	
	Observar a alfabetização como uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		6.
	
		Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo? 
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética. 
	
	
	Na fase silábica, a criança começa a escrever com uma lógica silábica, atribuindo uma letra para cada sílaba, relacionando grafema e fonema. 
	
	
	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica e com a alfabética e, relaciona grafema e fonema. 
	
	
	Na fase pré-silábica, a criança escreve da forma como sabe e tenta diferenciar letras, números e desenhos numa tentativa de definir o que pode ser lido. 
	
	
	Na fase alfabética, a criança compreende que a escrita é a representação da fala e que cada fonema representa uma letra. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		7.
	
		Dos vários métodos de alfabetização encontradosnas escolas brasileiras, a palavração é um método de alfabetização do tipo "analítico". Em relação a ele, pode-se afirmar que o aluno: 
		Quest.: 7
	
	
	
	
	
	é exposto a uma frase, visualiza e memoriza as palavras, que são divididas em sílabas. 
	
	
	parte das estruturas mais simples da língua - os fonemas - e analisa a mensagem escrita passando para as sílabas, palavras e somente no final, analisa o texto. 
	
	
	trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas para a formação das palavras. 
	
	
	utiliza um processo de análise da língua que se dá das partes para o todo da palavra. 
	
	
	aprende palavras e depois as separa em sílabas e usa essas sílabas para formar novas palavras. 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		8.
	
		Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase: 
		Quest.: 8
	
	
	
	
	
	Alfabética-ortográfica 
	
	
	Alfabética 
	
	
	Pré-silábica 
	
	
	Silábica 
	
	
	Silábico-alfabética 
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
		
	
	
	
	
	
	
	Autenticação para o Simulado On-line
	
	
	
	Eu, ALINE SOUZA AMADOR, estou ciente de que ainda existe(m) questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE o simulado.
Data: 08/12/2013 12:55:33
	a) Os caracteres da imagem ajudam a Instituição a evitar fraudes, que dificultam a gravação das respostas.
	Atualizando página, aguarde...

Outros materiais