Buscar

APOL 4 NADIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado.
 
Analise as sentenças a seguir sobre Qualidade (INSPEÇÃO), e julgue (V) as verdadeiras e (F) as falsas, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(   ) Os inspetores têm treinamento e conhecimento suficientes para medir com precisão uma peça, ler e interpretar os desenhos de fabricação, confrontando com o exigido pelas especificações da engenharia.
(   ) Inspeção é a atividade de controle da qualidade que visa determinar a aceitabilidade do produto.
(   ) Existe um gama enorme de tipos de especificações, são exemplos: medições de processo de usinagem, de estamparia, de pintura, de tratamento térmico, de proteção superficial, de metrologia e de metalografia.
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – V
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. 
Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. 
“Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio.
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio.
	
	C
	Risco operacional.
	
	D
	Risco sistêmico.
Um dos problemas que tem acompanhado os administradores ao longo dos tempos é decidir sobre a quantidade a ser produzida. O conflito é evidente: produzir a mais gera custos desnecessários; produzir a menos gera custos de não atendimento, desgaste na imagem da empresa e perda de clientes. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta de forma correta um ponto básico dos fatores mercadológicos de um projeto.
	
	A
	Permitir que a empresa aumente as vendas.
	
	B
	Permitir que a empresa abra novos nichos de mercado.
	
	C
	Permitir que a empresa alcance o equilíbrio.
	
	D
	Permitir que a empresa melhore a distribuição dos produtos.
Uma das formas de minimizar os efeitos dos riscos de um projeto é por meio do plano de contingência. Este é definido como um conjunto de ações, procedimentos e medidas de segurança preventivas a serem adotadas e que visam disponibilizar soluções imediatas para o restabelecimento de uma situação ou para a recuperação relacionada a alguma falha. Na construção do plano de contingência se deve considerar uma série de componentes-chave.  Com base nos componentes do plano de contingência considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
I. Identificar as forças do projeto. 
II. Reunir informações sobre as causas potenciais e os efeitos de crises ou problemas. 
III. Decidir ações e procedimentos a serem tornados.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade.
 
Analise as alternativas a seguir e marque a que representa as características da ferramenta “Gráfico de Pareto”.
	
	A
	Esta ferramenta permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas do problema. Foi desenvolvida em 1943, por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, com objetivo de mostrar que vários fatores poderiam ser comuns entre si. Dentre estes fatores, temos: máquina, método, mão de obra, entre outros.
	
	B
	Possui como característica a rápida interpretação dos dados prioritários em um dado problema. É uma classificação simples de dados, como defeitos e reclamações ou problemas (por categoria), que demonstra a prioridade por quantidade de incidência (ocorrência) por categoria.
	
	C
	Trata-se de uma planilha por meio da qual podem ser documentados os dados identificados nos levantamentos de determinadas características de qualidade, sobre as quais se deseja manter controle. Também é conhecida por checklist.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, no qual são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média - 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes