Buscar

3º Relatório de Circuito I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Engenharia Elétrica
Nome:Hiago Augusto de Oliveira Lourenço
Matricula:489056
Belo Horizonte
2015
Laboratório de Circuitos Elétricos I – Relatório de Prática Experimental IV
Transitório em Circuitos RL
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação de disciplina Laboratório de Circuitos Elétricos l, no curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
 
Belo Horizonte
2015
1. INTRODUÇÃO
	Nesta unidade serão analisados o comportamento de circuitos denominados de 1ª ordem, RL e RC série, excitados por uma fonte de tensão contínua, no estado transitório. Define-se estado transitório como o intervalo de tempo a partir do instante em que o circuito é energizado até entrar em regime permanente. O objetivo é analisar o comportamento da corrente, que irá variar até se estabilizar, relacionando o seu comportamento com o comportamento do indutor e capacitor presentes no circuito.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Desenvolvimento Prático
	Nesta atividade proposta iremos obter o circuito equivalente de Thévenin de um circuito desconhecido.Montaremos um circuito como mostra o tópico 2.4 e iremos alimentar o mesmo com uma tensão de 20 volts colocaremos uma carga de 50 ohms entre terminais A e B e analisaremos o circuito após analisado iremos retirar a carga.feito isso ,iremos encontrar equivalente de Thévenin do circuito sem a carga visto entre os terminais A e B.Retornaremos com a carga e analisaremos novamente com o intuito de comprovar o teorema.
2.3. Materiais Utilizados
01 multímetros
01 amperímetro
01 Fonte de 20 Volts
02 Resistores de 50 ohm
02 Resistor de 100 ohm
 
2.4. Descrição Geral do Experimento e calculo	
Análise do Circuito Com/sem o resistor
Análise do equivalente de Thévenin.
	
3. RESULTADOS
	Circuito de Thévenin Teórico
	Circuito de Thévenin Prático
	VAB=10 volts
	VAB=9,95 volts
	RTH=100 ohms
	RTH=103,3 ohms
	IN=100mA
	IN=95,6mA
	Análise da Carga Teórico
	Análise da Carga Prática
	V=3,34 volts
	V=3,44 Volts
	I=66,7mA
	I=62,52mA
Obs.:Na tabela montada acima foi colocado os valores encontrados na teoria e prática para uma melhor analise dos resultados encontrados.
Na primeira parte da tabela temos os valores teóricos e na segunda os práticos,com base nos valores tiraremos as conclusões do experimento.
4. CONCLUSÃO
	Com base nos dados da tabela acima,podemos observar que os resultados obtidos na atividade tem praticamente os mesmos valores que os resultados da teoria..As pequenas diferenças entre as correntes e tensões provavelmente foram causadas pela variação das resistências usadas no circuito, pois as mesmas possuem um valor de erro de 5% e devido ao fato dos equipamentos utilizados para as medições serem analógicos podem ter contribuído para a diferença. Com base neste raciocínio concluímos que o Teorema de Thévenin e Norton são um bom mecanismo para a solução de circuitos elétricos complexos podendo transformá-los em um circuito simples e de fácil análise.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes