Buscar

Aula 9- Glicogênio (síntese e degradação)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Glicogênio
O glicogênio é a forma de armazenamento de glicose em animais. Este polímero de glicose é armazenado principalmente no fígado e no tecido muscular. O glicogênio hepático é degradado e lançado no sangue quando os níveis de glicose diminuem. Já o glicogênio muscular é utilizado pelo próprio músculo em atividade intensa, como fonte de energia. 
Síntese de Glicogênio
(glicogênese*)
* Não confundir com gliconeogênese!!
 
 
 
 
Ocorre no estado alimentado, estimulada por insulina. A síntese consiste na repetida adição de unidades de glicose na extremidade não-redutora de um fragmento de glicogênio. A glicose incorporada deve estar na forma ativada, ligada a um nucleotídeo de uracila (UDP-glicose). 
Glicose + ATP Glicose 6-fosfato + ADP+ H+
Glicose 6-fosfato Glicose 1-fosfato 
Glicose 1-fosfato + UTP UDP- Glicose + PPi
UDP- Glicose + (Glicogênio)n resíduos de glicose (Glicogênio)n+1 resíduos de glicose + UDP
A enzima que incorpora UDP glicose à extremidade não-redutora de um fragmento de glicogênio é a glicogênio sintase. Com ligações do tipo a1,4. 
A enzima que promove ramificações na cadeia do glicogênio é a enzima ramificadora, que transfere uma pequena cadeia de 6 ou 7 resíduos de glicose da extremidade para a parte mais interna da molécula, criando uma ligação a1,6. 
 
A glicogênio sintase é incapaz de promover a união das duas primeiras unidades de glicose para iniciar o polímero, ela necessita de um fragmento de glicogênio inicial, formado por uma enzima, glicogenina, para adicionar a UDP-glicose 
Degradação de Glicogênio
(glicogenólise)
Consiste na remoção sucessiva de resíduos de glicose, à partir das extremidades não-redutoras por ação da enzima glicogênio fosforilase. A glicose é liberada da ligação a1,4 como glicose 1-fosfato. 
A enzima fosfoglicomutase converte Glicose 1-fosfato em Glicose 6-fosfato 
A enzima glicogênio fosforilase não é capaz de remover glicose nos pontos de ramificação (ligação a1,6). A degradação pode continuar com a ação de outra enzima, enzima desramificadora, que possui duas atividades distintas: glicosil transferase, transferindo 3 ou 4 resíduos de glicose para outra extremidade do resíduo de glicogênio (a1,4) e atividade a1,6 glicosidase, desfazendo a ramificação com a remoção do resíduo de glicose.
1- Descreva as funções do glicogênio hepático e muscular.
2- Descreva os passos necessários para a síntese de glicogênio, citando as enzimas envolvidas.
3- Descreva os passos necessários para a degradação do glicogênio, citando as enzimas envolvidas.
4- Quais os produtos da parte oxidativa da via das pentoses e os destinos dos produtos formados nesta via.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais