Buscar

resumo gliconeogênese

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gliconeogênese Resumo
É a sintese de glicose a partir de compostos que não são carboidratos, sua importância é grande pois algumas células do organismo utilizam basicamente glicose como fonte de energia, como o cérebro e as hemácias, por isso a concentração de glicose não pode diminuir no sangue nunca, isso é um dos motivos pelo qual a gliconeogênese existe já que enquanto dormimos não nos alimentamos e não existem fontes de carboidratos disponíveis para glicólise suprir a necessidade constante desse tipo de célula.
O glicogênio dos músculos é utilizado somente neles, e o do fígado sustenta os níveis séricos normais por apenas um dia em jejum. O corpo pode gerar glicose a partir de glicerol, lactato e dos aminoácidos (com exceção da Leucina e Lisina).
A gliconeogênese converte piruvato em glicose. Os precursores não carboidrato da glicose são inicialmente transformados em piruvato ou entram na via na forma de intermediários, tais como o Oxaloacetato e Di-hidroxiacetona fosfato.
O lactato é formado pelo músculo esquelético quando a velocidade da glicólise excede a do metabolismo oxidativo. O lactato é prontamente convertido em piruvato pela ação da lactato desidrogenase. Os aminoácidos provem da degradação das proteínas dos músculos esqueléticos durante a inanição, ou da dieta em estado alimentado.
O glicerol pode entrar na via da gliconeogênese ou da glicólise convertido em di-hidroxiacetona fosfato. A enzima Glicerol quinase fosforila o glicerol e produz Glicerol fosfato, com gasto de 1 ATP, posteriormente a molécula de glicerol fosfato é convertida em di-hidroxiacetona fosfato pela enzima Glicerol fosfato desidrogenase com a formação de 1 NADH+.
O principal local da gliconeogênese é o fígado, com um pequeno percentual ocorrendo nos rins. Também ocorre alguma gliconeogênese no cérebro, no músculo cardíaco e nos músculos esqueléticos.
A gliconeogênese não é o inverso da glicólise, pois 3 etapas da glicólise são reações irreversíveis, para que o piruvato chegue ao estado de glicose, é necessário contornar essas reações do seguinte modo:
1 – fosfoenolpiruvato é formado a partir do piruvato via oxaloacetato pela ação da piruvato carboxilase e da fosfoenolpiruvato carboxiquinase
2 – frutose 6-fosfato é formado mediante hidrólise da frutose 1,6-bifostato pela ação da enzima frutose 1,6 bifosfatase.
3 – glicose é formada mediante hidrólise da frutose 6-fosfato pela ação da enzima frutose 6-fosfatase.
As outras 7 reações da glicólise que formam piruvato são reversíveis e por isso o organismo não precisa tomar desvios para realizá-las, sendo assim, somente ocorre de maneira contrária na gliconeogênese.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais