Buscar

Portfólio de Antropologia Filosófica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Portfólio de Antropologia Filosófica. O Homem no mundo e mundo medieval.
A/C Tutor 
Prof: Isarcir Heleno Andreoli Junior 
Partindo da Frase de Platão “Alma racional (razão). É a alma superior, destina-se ao conhecimento da ideia. Localiza-se a cabeça e tem uma virtude principal a sabedoria”.
O mundo era descrito como Deus no centro de tudo, assim o homem era inteligente ou não por vontade divina, conhecimento, dons, eram virtudes que Deus dava a poucos nessa linha de pensamentos, a igreja criou um grande império, pois, ela era a representação de Deus na terra. Com isso a igreja e a nobreza dominavam a massa.
O homem era escravo de uma razão limitada, ou inserida pela classe dominante, qualquer que fosse pensamento contrario era considerado anticristão, pois a alma era o centro de tudo. O homem era digno de salvação, quando obedecia a essa razão. Mais começou a surgir um no pensamento renascentista, que o homem era protagonista de sua própria historia, pois a própria bíblia nós ensina que Deus nós deu o livre arbítrio “Sócrates sempre disse que; O homem é merecedor ou culpado” com isso o filósofo nos questiona sobe nossas próprias escolhas. Os filósofos santos Agostinho e são Tomas tiveram que render a filosofia de Platão que a razão e a alma caminham na mesma direção, mais tiveram que modificar a ideia plantonista.
A ciência começou a dar rumos diferentes aquilo que eram ensinados nas escolas, com isso surgiu às primeiras faculdades nos monastério.
O homem sempre foi um divisor de ideias e pensamentos, o homem atual tem o conhecimento ao um clique, tantas informações não nos deus a consciência de humanismos, pois vemos a toda hora irmãos se matando por ideais e pensamentos ainda medievais, pessoas morrendo de fome, com a ciência tão avançada.
A filosofia me despertou o interesse em me tornar professor, para semear questionamentos naqueles ao qual irei ensinar, pois só o livre arbítrio é que faz o homem se sentir livre. 
Aluno: Adriano Lopes de Siqueira
Código: 1326385 
Curso: de Filosofia 
Bibliografia: site afilosofia.nosapopt/12intmedieval.htm

Outros materiais