Buscar

Porque o Assistente Social precisa pensar a questão das desigualdades sob a perpectiva antropológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Porque o Assistente Social precisa pensar a questão das desigualdades sob a perpectiva antropológica?
Porque é a ciência que trata das diversidades humanas.
Em que medida a diversidade cultural contribui ou prejudica as relações socias?
A diversidade cultural, possibilita uma cultura mais rica, com inumeras possibilidades de aprendizado a respeito da cultura do outro,  com uma certa proximidade. Não é preciso atravessar o oceano para aprender algo novo.Contribui o fácil acesso a outras culturas, ou mesmo para um misto delas, criando algo diferente e novo.
Prejudica as relações, á medida em que não tratamos o Próximo com o respeito que gostariamos de ter. Quando fere os direitos dos outros individuos.Certamente, temos  valores diferentes e culturas diversas. O mal está quando essas diferenças se caracterizam em  preconceito, buling, agressões fisicas e psicológicas.
Porque a ciência que trata das diversidades humanas- A Antropologia- e importante para a formação do estudante de Serviço Social?
É importante estudar antropologia, porque ela contribui para a compreesão da sociedade.Através dela podemos estudar a construção das identidades sociais e da subjetividade, imaginário social, representação sociais e expressões culturais dos diferentes segmentos sociais. Esses conceitos, são de grande importância para a compreensão da relação entre diferentes grupos sociais.
Favorece ao estudante, uma aceitação do "outro" em sua diversidade étnica, social e cultural. Afinal, no trabalho o aluno que será futuro profissional que vai se deparar com diversos grupos sociais, cujos os interesses nem sempre irão correspoder áquilo que eles julgarão como melhor para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atividade profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científico com as necessidades e interesses de seus usuários

Outros materiais

Perguntas Recentes