Buscar

AV OPERAÇÕES E CONTROLE DE ESTOQUES 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1065_AV_201001485671 » OPERAÇÕES E CONTROLE DE ESTOQUES
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	EDUARDO DE MOURA
	Turma: 9001/AA
	
	 1a Questão (Ref.: 201001614561)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual a importância da análise de diferenças (Cut-off ) em um inventário?
		
	
	Gabarito: Cut-off é um dos procedimentos mais importantes do inventário. Se a sua organização não for bem feita, corre-se o risco de o inventário não corresponder à realidade. Poderá consistir em um mapa com todos os detalhes dos três últimos documentos emitidos antes da contagem (notas fiscais, notas de entrega, requisição de materiais, devolução de materiais).
Não se recomenda que haja movimentação de materiais na data da contagem e que o departamento de compras instrua os fornecedores para que não sejam entregues materiais nesta data.
O departamento de produção deverá requisitar com antecedência os suprimentos necessários à produção no dia do inventário e também a transferência, em tempo hábil, de produtos acabados para o almoxarifado.
A expedição deverá também ser instruída para que os produtos faturados e não entregues sejam isolados dos demais itens que serão inventariados. Existem situações em que deverão ser feitos inventários sem parar a linha de produção, sem parar e expedição e o recebimento de materiais de fornecedores; neste caso, o controle de cut-off necessita ser mais rígido ainda, para não correr o risco de existência de itens contados duas vezes ou não contados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001797379)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Podemos afirmar que os transportes são fundamentais para os seguintes aspectos: Cite pelo menos dois desses aspectos.
		
	
	Gabarito: Relacionado ao desenvolvimento da civilização moderna, integra o funcionamento de qualquer sociedade; Instrumento básico para viabilizar qualquer sistema econômico envolvendo trocas de mercadorias. Fomenta o desenvolvimento econômico de uma região, facilitando a incorporação de recursos naturais; Sua indisponibilidade pode inviabilizar uma região produtora, mesmo quando há demanda em outros locais; Estimula a produção industrial, eleva a produtividade e facilitar o escoamento da produção.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001804655)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as opções de resposta, há uma que não está relacionada á formação de estoques. Identifique-a.
		
	 
	É difícil ou inviável coordenar suprimento e demanda - o equilíbrio entre o que comprar / produzir - e o que se vai vender.
	 
	Alguns produtos têm sazonalidade variável na demanda, que em nenhuma hipótese não pode ser controlada.
	
	Suprir os canais de distribuição - os pontos de vendas devem ser supridos com o máximo de precisão possível.
	
	Especular com estoques - alguns produtores não ofertam ao mercado a produtos suficiente para abastecer a demanda, provocando aumento de preços.
	
	Incertezas de previsões de demanda - embora haja métodos para previsão da demanda, esta é variável, por diversos motivos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002164089)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Se o gestor pretende montar uma curva ABC, inicialmente deve levar em conta todos os produtos que estejam armazenados em determinado período (no nosso caso 12 meses). Depois, cada item precisa ser registrado de acordo com fatores diversos, como valor unitário, descrição, quantidade e valor total (multiplicação do preço unitário pela quantidade), dentre outras características. Os materiais, considerando o valor do consumo anual (curva ABC), devem ser classificados:
		
	
	Discriminando-se os produtos com codinomes de A 1 até C 1000.
	 
	Curva A (materiais com grande valor de consumo), curva B (materiais com médio valor de consumo), curva C (materiais de baixo valor de consumo).
	
	Discriminando-se todos os materiais em ordem alfabética.
	
	Curva B (materiais com médio valor de consumo), curva C (materiais com alto valor de consumo), curva A (materiais com baixo valor de consumo).
	 
	Curva C (materiais com grande valor de consumo), curva B (materiais com médio valor de consumo) e curva A (materiais com baixo valor de consumo).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001804666)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as frases a seguir sobre o controle de estoques, há uma incorreta. Identifique-a
		
	 
	Entende-se que sobras ou excessos de estoque podem fazer frente a desequilíbrios nas vendas, sendo importante na satisfação dos clientes.
	 
	Uma análise detalhada dos estoques é imprescindível, em decorrência do capital investido em estoque e pela vantagem competitiva que a organização pode obter, dispondo de mais rapidez no atendimento a Clientes.
	
	O controle de estoques tem como meta determinar o quanto se ter de estoque, a fim de dar a continuidade operacional de uma organização, no tocante a vendas, produção, prestação de serviços etc.
	
	O controle de estoques é orientado a partir de informações relativas à demanda, custos e prazos de entrega para cada item estocado; obtendo-se os dados necessários á definição dos níveis de estoques mais adequados.
	
	No Controle de Estoques encontramos a aplicação prática para o planejamento, tornando torna possível a efetivação de correções necessárias aos principais objetivos empresariais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002158250)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de contagem física de todos os itens da empresa em uma data pré-fixada, utilizado, usualmente, no fechamento contábil do exercício anual ou em inventários mensais/trimestrais, para cálculo dos custos de produção, ou verificação das informações do estoque, denomina-se:
		
	
	Inventário Permanente
	 
	Inventário Geral
	 
	Inventário por amostragem
	
	Acuracidade
	
	Inventário Rotativo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001805901)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Dentre as frases a seguir sobre trade-offs, há uma errada. Assinale-a.
		
	
	A análise do trade-off entre o estoque e o nível de serviço é importante para que se possa ressuprir o estoque, sem gerar custos desnecessários.
	
	Em um gráfico cartesiano de trade-off, o custo total normalmente se situa na intercessão da curva de custo e a curva do não serviço.
	
	O assim denominado custo do não serviço pode ser entendido como o custo acarretado por uma eventual falta de estoque.
	 
	Em um gráfico cartesiano, o lucro máximo do trade-off está sempre situado no ponto mínimo da curva do não serviço.
	 
	A intercessão entre as curvas do custo do estoque e do custo de transporte indica o número ideal de armazéns em um sistema logístico.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001796414)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Determina tipo/capacidade dos equipamentos adequados à sua movimentação. Essa característica da mercadoria refere-se a:
		
	
	DIMENSÕES
	
	VALOR
	 
	FRAGILIDADE
	 
	PESO
	
	VOLUME
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001796486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São critérios para selecionar os modais de transportes , EXCETO
		
	
	Confiabilidade do tempo de trânsito
	 
	Remuneração da tripulação
	
	Disponibilidade e frequência do transporte
	
	Natureza e características da mercadoria
	
	Restrições do modal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002237589)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre PICKING, classifique as informações abaixo como CERTO ou ERRADO ; a) Para estudarmos os processos de picking é importante fazermos uma inter relação com as principais atividades de Ressuprimento e Reposição de produtos ; b) A atividade de picking pode ser definida como Correções do Lead-Time do produto, de acordo com medições estatísticas de consumo ; c) Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão-de-obra está associado à atividade de picking ; d) No procedimento PICKING DISCRETO OU SIMPLES existe um grande risco, por existir apenasum documento para cada ordem de separação de produtos ; e) No procedimento PICKING POR ONDA OU POR LEVAS o operador espera a acumulação de um certo número de pedidos. Em seguida, são observados os produtos comuns a vários pedidos ; De acordo com as afirmações apresentadas, selecione de acordo, Certo ou errado:
		
	
	Errado; Certo; Certo; Errado; Errado
	 
	Errado; Errado; Correto; Errado; Errado
	 
	Errado; Errado; Correto; Correto; Correto
	
	Errado; Errado; Errado; Certo; Certo
	
	Certo, Certo; Correto; Correto; Errado

Outros materiais